Já mencionei aqui no blog que em algumas regiões Suíças encontramos trilhas especialmente voltadas para crianças, conhecidas como Kinderweg, essas trilhas temáticas contam geralmente uma história e são repletas de atividades que estimulam as crianças a brincar e apreciar o meio ambiente.
Nesse último verão, tivemos a oportunidade de trilhar algumas com o Nico e entre elas está a Zwärgliweg (o caminho dos anões) em Bannalp.
Localizada no cantão Nidwalden acima do vale de Engelberg, a 1600 metros de altitude acima do nível do mar, essa trilha circunda o lago Bannalp ou bannalpsee (em alemão) um lago alpino artificial pois é o resultado de uma barragem é cercado por montanhas que nos remete a uma paisagem encantadora.
São sete estações interativas e em cada uma há alguma coisa ou algo para descobrir. O ponto de partida começa na pequena cidade de Oberrickenbach onde existem dois modos de se chegar até o lago.
- Teleférico vermelho partindo de Fellboden direto até o lago.
- Teleférico Azul partindo de Fell até Crüzhütte que é o ponto de partida do caminho dos anões. O ticket é válido para ambos teleféricos
A trilha começa na saída do teleférico e nos leva ao idílico lago Bannalp, em um lindo caminho por um bosque.
O percurso é de 2,5 km um único trecho e a duração é de 1 hora, mas nunca me confio nesse tempo, o meu filho se diverte muito brincando nas estações então seguimos o ritmo dele. A trilha conta a história de quatro crianças anãs que resolvem procurar a pedra vermelha que é mágica e só pode ser encontrada por crianças. A pedra está escondida no vale dos Dwarfen e é nessa jornada que as crianças se divertem. A história foi concebida pela Gesamtschule de Oberrickenbar.
A história toda pode ser lida durante o percurso nas estações interativas em placas escrita em alemão somente, também durante o percurso você encontrará alguns anões indicando o caminho até o vale de Dwarf 🙂
Daqui desse ponto da caminhada já começa-se ver o lago
Continuamos caminhando até passar por essa linda igrejinha
Depois de passar pela igrejinha, se você se manter a esquerda continuará na trilha que circundara o lago, se você se manter a direita irá direto até o hotel e restaurante Berggasthaus que tem um grande terraço com vista preciosa do lago e um parquinho para as crianças brincarem.
Continuamos a esquerda na nossa trilha, nosso intenção era chegarmos até a área para piquenique
Chegando na área para piquenique você encontrará mesas, churrasqueira, lenha, brinquedos, um barco e a opção de brincar na água gelada 🙂
Depois de comermos e o Nico brincar seguimos para o final da trilha e a nossa volta pelo lago.
Aqui na última estação diz que a pedra vermelha foi escondida em algum lugar nas montanhas da região.
Na região existem outras trilhas com diferentes graus de dificuldade, distância e duração como mostra a placa abaixo
Com carinho
Rita
Como Chegar
De transporte público
consultar o site da companhia suíça de trem www.sbb.ch, preste atenção no horário das conexões e planeje bem a sua trilha, pois o ônibus não passa de hora em hora.
De carro
O estacionamento do teleférico Fell- Crüzhütte tem poucas vagas, caso você não encontre vaga, continue dirigindo até Fellboden, e estacione na grande área localizada atrás da estação de teleférico.
Horários e preços
A trilha funciona de maio até outubro
Adulto Chf 21,00 ida e volta
Crianças Chf 10,50 ida e volta
Família Chf 49,00 ( 2 adultos e 1 criança )
Eles não aceitam GA, Halbtax e Juniorkarte e pagamento somente em dinheiro tanto para o teleférico como no restaurante.
Zwärgliweg
6387 Oberrickenbach
www.bannalp.ch
Olá! Você sabe me dizer se o teleférico (que vai direto ao lago) funciona começo de dezembro?
Não tenho o interesse de fazer a trilha, mas só conhecer o lago… vou de carro
obrigada!!
Oi Aline tudo bom?
O teleferico que vai direto o lago ele só funciona no verão, mas no inverno a região é uma estação de esqui também,acredito que em dezembro se o lago não estiver congelado, tenha como você caminhar desde o outro teleferico.