Você já percebeu que existem alguns pontos turísticos que nunca envelhecem? Você pode visitar muitas vezes, e mesmo assim não se cansa da vista.
Há, por exemplo, o Grand canyon com seus profundos vales. Os sons e o poder das cataratas de Foz do Iguaçu, a torre Eiffel com sua forma inesquecível. Cada lugar é especial à sua maneira.
Para nós, a montanha Matterhorn com toda sua imponência é um desses lugares especiais. Sua graciosa silhueta foi o que inspirou o formato do chocolate Toblerone. E como você pode imaginar, é um lugar que encanta a todos que visitam a pequena cidade de Zermatt.
Pelas ruas de Zermatt
Localizada ao sopé do Mattherhorn, no cantão valais, Zermatt é ponto de partida de várias trilhas no verão. Já no inverno, é uma estação de esqui muito requisitada por turistas e locais.
A cidade é conhecida também pela proibição de carros e a impecável preservação do seu patrimônio histórico.
Andando pelas ruas de Zermatt você se encantará com as casinhas típicas da região. Elas foram construidas entre o século 15 e 19, e a rua principal possui restaurantes, lojas e hotéis.
Para as famílias, há parquinhos para as crianças brincarem a vontade. E se você tiver tempo, não deixe de visitar o Matterhorn Museum. Lá você vai ficar sabendo um pouco mais sobre a expedição que conquistou o cume da montanha em 1865.
Gornergrat, Rothorn e Sunnega, são as montanhas de onde você pode ver o Matterhorn e a mais recomendada para famílias e crianças é a Sunnega. Ainda, se você caminhar pelas margens do rio que cruza Zermatt, terá uma vista incrível da montanha, principalmente da ponte da igreja, onde todos os dias bem cedo, você pode ver o sol despontando na montanha é uma vista realmente incrivel.
Onde se hospedar
Zermatt oferece uma variada opções de hospedagem para todos os bolsos. Você pode escolher desde hotéis luxuosos até confortáveis chalés e pousadas da juventude (hostel).
Da última vez, ficamos hospedados no Sunstar Swiss Hotel Collection. Essa rede possui 11 hoteis espalhados por cidades lindíssimas da Suíça. Alguns exemplos são Arosa, Grindelwald, Lenzerheide, entre outras.
Como temos o cartão (fidelidade), essa foi uma ótima opção para a nossa estadia em Zermatt. Embora seja um hotel menos sofisticado em comparação a outros hoteis da rede, alguns quartos têm vista para o imponente Matterhorn.
Isso sem contar a localização: apenas 10 minutos de caminhada da estação principal de trem e do trem de cremalheira Gornergrat. Também, a apenas 5 minutos do funicular Sunnega.
Onde Comer
Assim como as hospedagens, as opções de restaurantes são muito variadas. Alguns restaurantes que escolhemos eu já havia lido sobre em algumas revistas, sites de viagem e através de reviews do mesmo.
Um deles é o famoso Chez Vroni, que está situado a 2130 metros de altitude na vila de Findeln, próximo de Zermatt. O estabelecimento conta com uma comida maravilhosa e vista espetacular do Matterhorn.
O acesso se dá de funicular até Sunnega e desde lá uma caminhada de 20 minutos. Para os mais aventureiros, você pode caminhar desde Zermatt até Findeln ou vice-versa.
E uma dica: caminhe desde o Chez Vroni até o vilarejo de Findeln, pois o mesmo possui os mais altos campos de centeio da Suiça a 2100 metros de altitude, sem contar que é um lugar pitoresco.
O restaurante funciona no verão de junho a outubro, e no inverno de novembro a abril. Meu conselho é fazer uma reserva para garantir o seu lugar. Para mais informações clique no link.
Outro restaurante que também queríamos conhecer era Cervo, um dos mais badalados restaurantes da cidade. Para quem gosta de requinte essa é a opção ideal, pois possui 14 pontos do Gault-millau e a comida é maravilhosa.
Eles têm menu para crianças e joguinhos para entretê-las durante a refeição, também aconselho a fazer reserva.
E outros dois restaurantes que gostamos muito e escolhemos aleatoriamente foi o Walliserkane e Walliserhof onde experimentamos pratos típicos suíços.
Zermatt com crianças
Se você tem dúvidas se Zermatt é um ótimo destino para famílias, não precisa ter, pois a cidade desde 2013 conquistou o selo de aprovação “famílias welcome”. Ou seja, tem várias atividades e espaços pensados para crianças de todas as idades.
A cidade tem ainda um Mascote, o Wolli, uma adorável ovelha de focinho preto que é o símbolo da região.
Wolli parque de aventura em Sunnegga
Localizado a 2232 metros de altitude em Sunnegga, no verão é daqueles parquinhos com uma vista incrível dos Alpes. São vários brinquedos com água, grill e área para piquenique. Já durante o inverno, é uma área de esqui para crianças e iniciantes, com várias atividades. Desde Sunnegga você pode continuar sua viagem com um teleférico até Rothorn.
Está localizado a beira do lago Lei (leisee) um dos 5 lagos da trilha.
Da estação Sunnegga até o parque é uma caminhada de 10 minutos. Contudo, tem um pequeno funicular que te leva até o lago e o parque.
Depois da caminhada de 10 quilômetros na trilha dos 5 lagos e uma parada para almoçar no Chez Vroni, fazer uma pausa de horas nesse parque foi maravilhoso, a Suíça sabe como agradar os pequenos e os pais, enquanto ele brincava, nós descansávamos.
Caçada ao tesouro do Wolli
No escritório de turismo você pode adquirir por 5 CHf o mapa do tesouro. Foram escondidos pelas ruas de zermatt alguns tesouros pelo esquilo Timmy, e para encontrar esses tesouros você terá que solucionar algumas pistas que estão espalhados pela cidade.
As pistas se encontram em restaurantes, lojas e parquinhos. Ao total, são onze estações em um percurso de 3 km. No final do percurso as pistas formarão um número. É esse número que será o acesso a um baú onde constará um carimbo.
A ideia é você carimbar o mapa e levar até o centro de informações turísticas. Lá, a criança trocará por um prêmio.
O mais legal dessa caça ao tesouro é que é uma maneira divertida de conhecer a cidade, pois seguindo as pistas você andará a cidade inteira atrás desses símbolos. Essa pequena trilha com caça ao tesouro é recomendada para crianças a partir de 5 anos acompanhada por um adulto.
Matterhorn Glacier Paradise
A uma altitude de 3883 metros é a estação de teleférico mais alta da Europa. Você pega o Matterhorn Express até Furi e de lá outra até Trockener Steg, e de lá outro teleférico até o topo, no total são quase 40 minutos o percurso todo. Já no topo, você encontra várias atrações para aproveitar:
- Cinema lounge com filmes sobre as expedições ao Matterhorn;
- O restaurante “En guete”, o mais alto restaurante de montanha do mundo;
- O Palácio de gelo, considerado o mais alto da Europa;
- Pistas de esqui que funcionam nos 365 dias ao ano. No verão é área de treino de diversas equipes internacionais de esqui. No inverno, você pode atravessar da Suíça até a Itália esquiando.
- Plataforma panorâmica mais alta dos Alpes. Aqui você tem uma vista diferenciada do Matterhorn, é possível ver a parte mais sul da montanha.
- No verão, você pode também descer em boias na neve que estão a disposição.
Em 2018 eles inauguraram o novo teleférico 3S, fazendo o percurso entre Trockene Steg até o Glacier Paradise em apenas 9 minutos.
Eles são extremamente confortáveis, e oferecem uma experiência única de 360 graus devido às suas grandes janelas. Juntamente com o outro teleférico, eles podem transportar mais 2 mil pessoas por hora.
Na descida para a troca de teleférico em Trockener Steg decidimos ficar por lá e fazer caminhada. Com isso, tivemos uma vista diferente do matterhorn, mas o tempo começou a fechar e voltamos depois de 40 minutos de caminhada.
Uma observação bem importante: por estar localizada a quase 4000 metros de altitude, você pode sentir um pouco mais os efeitos do ar. Por isso, eles não recomendam esse passeio para crianças de até 3 anos.
Não esqueçam protetor solar, touca e agasalhos, mesmo no verão. O palácio de gelo é congelante literalmente.
O ticket ida e volta até Glacier paradise custa CHF 87 francos, portadores de Halbtax , GA e Swiss Travel Pass tem 50% de desconto. Crianças até 8 anos é grátis. Crianças e jovens de 9 até 16 anos pagam 50%. Crianças portadoras de Juniorkarte é grátis. Mais informações aqui.
Gornergrat
Sabe aquele lugar que pelo menos uma vez na vida você tem que visitar? Então, Gornergrat a 3083m de altitude é um deles. A vista é inesquecível, e sempre que vou a Zermatt tento encaixar esse passeio também, pois nunca canso da vista.
A subida com o funicular demora 33 minutos na mais alta estação aberta de trem da Europa. No caminho, o funicular passa por pontes, túneis, pastos e um panorama de tirar o fôlego com vistas de 29 montanhas, e elevações de 4 mil metros. Além de toda essa paisagem ainda podemos ver a geleira Gorner.
No topo você encontra:
- Restaurantes;
- Lojas;
- Igreja;
- Plataforma panorâmica;
- Trilhas. (Wolli e o detetive do clima é uma delas
Saindo de Gornergrat, gostamos de caminhar até o lago Riffelsee, é uma caminhada de mais ou menos 1h30 e de nível médio. Em dias abertos você consegue ver o Matterhorn espelhado no lago e de lá pegamos o funicular até a cidade.
O ticket ida e volta até Gornergrat custa dependendo da época do ano desde CHF 80 francos (novembro a abril), 102Chf (maio,junho,setembro e outubro) e 118Chf (julho e agosto). Portadores de Halbtax , GA e Swiss Travel Pass tem 50% de desconto. Crianças até 6 anos é grátis. Crianças e jovens de 6 até 16 anos pagam 50%. Crianças portadoras de Juniorkarte é grátis, mais informações aqui.
Trilhas
São quase 400 quilômetros de trilhas marcadas e de todos os níveis, entre as cidades de Zermatt, Täsch e Randa. Nestas trilhas estão inclusas as perfeitas para famílias.
Nessa última visita a Zermatt, fizemos a trilha dos cincos lagos que é recomendável para crianças a partir de 6 anos. Mesmo sendo de nível médio e quase 10 quilômetros de caminhada, o nosso filho como já está acostumado não reclamou e adorou o percurso. A trilha passa por 5 lagos com vistas incríveis do Matterhorn.
Ponte suspensa Charles Kuonen
É a mais longa do mundo com 494 metros de altitude. Colocamos ela no nosso roteiro, mas infelizmente uma parte do trajeto estava fechada no dia que fomos fazer devido ao clima. Além disso, também achamos que desde Randa até a ponte seria uma trilha longa para o Nico.
Se fizéssemos o chamado Europaweg, li que a trilha oferece vistas fantásticas do Matterhorn, então resolvemos deixar para a próxima vez.
Como chegar
De transporte público
Consulte o site da SBB e encontre a melhor conexão para você.
Outra opção é a rota panorâmica Glacier express que chega e sai de Zermatt todos os dias.
De carro
Como na cidade não circulam carros, você terá que dirigir até Täsch. A cidade possui vários estacionamentos e de lá, você irá de trem até Zermatt, uma viagem de 15 minutos com vistas lindas.
Espero que gostem das nossas dicas! Zermatt é realmente um lugar para ir.
Com carinho,
Rita