Zaanse Schans, Marken e Volendam
Viagens

Zaanse Schans, Marken e Volendam

02 abr 2016

Continuando a viagem pelos países baixos, em um dos dias resolvemos fazer uma day trip aos arredores de Amsterdam.

Assim como na Suíça os Alpes, os queijos e chocolates são uma marca registrada, nos países baixos os canais em Amsterdam, os tamancos de madeira e os moinhos de vento são sua marca registrada. Eu sempre quis ver de perto um moinho de vento, então pesquisando, descobrimos uma day trip que incluía Zaanse Schans (moinho de ventos), Marken (fábrica dos tamancos) e Volendam (fábrica de queijos). Organizamos o passeio pela Viator.

No dia do passeio amanheceu chovendo muito e tive a sensação de que o não valeria a pena, mas durante o percurso a chuva foi diminuindo e a paisagem rural fez-se presente.

Nossa primeira parada foi Zaanse Schans, uma vila histórica com suas casas tradicionais e que possui um conjunto de moinhos de vento instalados em uma área verde que retrata bem a paisagem dos Países Baixos. Entre os séculos 18 e 19, com suas dezenas de moinhos que produziam mostarda, óleo de linhaça, madeira entre outros produtos, a vila tornou-se uma das principais áreas industriais da Europa.

Zaanseschans-Volendam-Marken-mamaesnasuica.jpg           Zaanseschans-Volendam-Marken-mamaesnasuica.jpg       Zaanseschans-Volendam-Marken-mamaesnasuica.jpg           Zaanseschans-Volendam-Marken-mamaesnasuica.jpg                                   IMG_1347.1

A guia nos informou que essa pequena cidade, recebe cerca de quase 1 milhão de turistas por ano, justamente por ser relativamente próxima a Amsterdam e fácil de chegar via trem. E também por retratar tão bem a vida rural do país.

Tivemos a oportunidade de visitar por dentro um moinho e receber uma pequena demonstração do seu funcionamento.

Zaanseschans-Volendam-Marken-mamaesnasuica.jpg

Se em um dia frio e chuvoso a cidade já encanta, imagina nas outras estações do ano.

De lá seguimos para Marken, uma antiga ilha de pescadores que fica em frente ao vilarejo de Volendam. Aqui visitamos uma fábrica de socas (os tradicionais tamancos holandeses). Esses tamancos são usados para proteger do frio, são também impermeáveis e usados principalmente nas áreas rurais. Um dado é que a maioria da população dos países baixos vive 7 metros abaixo do nível do mar, então além dos diques e pôlderes a socas surge como uma ótima invenção.

Zaanseschans-Volendam-Marken-mamaesnasuica.jpg                Zaanseschans-Volendam-Marken-mamaesnasuica.jpg                                                                        Zaanseschans-Volendam-Marken-mamaesnasuica.jpg                Zaanseschans-Volendam-Marken-mamaesnasuica.jpg

Uma curiosidade as casas são pintadas de verde e preto, pois era mais barato

Uma curiosidade as casas eram pintadas de verde e preto, pois as pessoas não podiam compra tintas e o padrão segue até hoje

De Marken partimos de barco para o nosso último destino: Volendam, uma cidade bonita e encantadora. Em Volendam a população é católica, diferente de Marken, então a mentalidade entre essas duas vilas de pescadores são bem diferentes. Em Volendam eles costumam usar roupas tradicionais durante os festivais e nesse vilarejo os costumes são os mais tradicionais do país. Os moradores têm o costume de enfeitar suas janelas e parece que dá um certo status para quem tem a melhor decoração.
Visitamos uma fábrica de queijo e assistimos uma demonstração de como o queijo é feito. Com degustação, é claro. Essa região entre Edammer e Volendam é bastante conhecida por produzir o melhor queijo da Holanda. Tenho que concordar experimentei queijos deliciosos e voltei para a SUIÇA com a mala cheia de Gouda.

Zaanseschans-Volendam-Marken-mamaesnasuica.jpg                    Zaanseschans-Volendam-Marken-mamaesnasuica.jpg         Zaanseschans-Volendam-Marken-mamaesnasuica.jpg                       Zaanseschans-Volendam-Marken-mamaesnasuica.jpg   Zaanseschans-Volendam-Marken-mamaesnasuica.jpg                         Zaanseschans-Volendam-Marken-mamaesnasuica.jpg

Apesar de ter sido um dia frio e chuvoso, foi um passeio maravilhoso. Vale muito a pena!

Com carinho,
Rita

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário