Você já ouviu falar do Globi? Se sim você sabe que ele é um simbolo suiço assim como o fondue, os Alpes, chocolate, canivete suíço e por ai vai, mas se você não sabe quem é ? essa é a oportunidade de descobrir um pouquinho sobre esse personagem infantil que desde 1932, faz parte da vida de milhares de crianças suíças.
Tudo começou com uma estratégia de marketing da loja de departamento Globus durante a década de 30, o intuito era atrair novos consumidores entre eles o público infantil também. Só que eles não imaginavam que esse papagaio azul de bico amarelo e calças xadrez iria conquistar um espaço tão importante, deixando assim de ser apenas uma figura de propaganda e passando a ser o mascote da Suiça para crianças.
Quando foi desenhado por Robert Lips, ele recebeu o nome de Kimbukku, mas logo em seguida ele foi rebatizado com o nome de Globi.
No ínicio Globi fazia aparições em festas de aniversários nas lojas globus e de repente ganhou uma revista “Der Globi” que durante os anos de 1935 e 1970 foi um sucesso e fez parte da infância de muitos suiços.
Em 1935 foi lançado também o primeiro livro ilustrado Globis weltereise (a viagem ao mundo com Globi), totalmente sem texto, somente figuras. Hoje em dia as histórias são contadas em forma de rima com acompanhamento de 6 quadrinhos ilustrados em cada página em uma versão preto e branca.
Globi é chamado a se envolver com seus fãs em todos tipos de aventuras e desventuras. Hoje em dia estrela dezenas de livros, está presente em algmas regiões suíças em forma de trilhas temáticas e tem sua cara estampada em vários produtos e até em um trem o Globi express que conecta Lucerna e Engelberg e oferece muita diversão para toda a família. O trem possui um vagão especial com livros e jogos.
Já fizemos duas das três trilhas temáticas do Globi e logo logo elas estarão aqui no Blog para sua familia se aventurar junto com o Globi em regiões belíssimas da Suíça.
Com carinho
Rita
Olá Rita! Me chamo Gabriel e tenho 22 anos. Quando eu era criança, por volta de 6 ou 7 anos de idade, uma senhora idosa, vizinha minha na época, me deu de presente dois livros antigos: O pequeno príncipe e um outro com uma capa sem título, no qual contavam inúmeras histórias de uma personagem chamado Globi. Este livro se tornou o meu preferido e foi muito especial na minha infância.
Hoje, enquanto eu revirava algumas coisas antigas na casa da minha mãe, encontrei esse livro que me despertou várias boas memórias, contudo também me trouxe a curiosidade de saber mais sobre esse personagem tão divertido. Dei uma pesquisada em sites de sebos e vi que se trata de um livro raro essa edição em português de: “As aventuras de Globi e Globi no exílio”, mas foi graças à você pude saber quem é Globi, muito obrigado!
Oi Gabriel tudo bom?
Fiquei feliz com a sua história e saber que o Globi também fez parte da sua infância mesmo você estando tão longe da Suiça. E mais feliz ainda de saber que meu post te ajudou a descobrir quem é o GlobI. Que presente maravilhoso essa senhora te deu, dois livros raros.
Abraços