O natal na Europa é cheio de tradições e os famosos Lebkuchen (pão/biscoito de gengibre) são um clássico do Natal. A história dessa guloseima remonta a tempos antigos onde a combinação de mel, amêndoas, e especiarias como a canela e a pimenta tinham um efeito curativo.
O pão de gengibre na forma que conhecemos hoje foi originalmente inventado na região de Dinant (Bélgica), depois foi modificado pelo alemães de Aachen. No século XIV, o pão de gengibre ficou bem conhecido em Nuremberg e arredores, onde era cozido em mosteiros masculinos, pois podia ser armazenado por um longo periodo.
Em Nuremberg os biscoitos são bem tradicionais e por lá na padaria Schmidt você encontrará o original. Eles vem em lindas latas para você colecionar ou dar de presente. Você pode comprar também a Lebkuchenhaus para decorar.
Com o passar dos anos a forma de produzi-lo foi ganhando vários formatos como: estrela, coração, figuras de papai noel, árvore de natal e também variedades como: com açúcar, com chocolate, marzipã, geleias e tornou-se uma ótima opção de presente nessa época, é tão comum por aqui, coloca-los em caixas de lata temáticas e presentear alguém, ou seja, eles são a cara do Natal na Europa.
Aqui em casa é sucesso garantido, especialmente os confeccionados pela sogra, que todo ano nos presenteia com uma caixa grande.
E uma atividade típica de natal é preparar os seus próprios biscoitos de gengibre. É uma atividade para fazer com as crianças e elas adoram, e nesse embalo outra atividade que eles adoram e é bem tradicional na Europa e nos países de língua inglesa é decorar a famosa “Lebkuchenhaus”.
Aqui em casa, é uma atividade do nosso calendário do advento, assim todo ano eu me organizo, preparo a massa, corto-a com o molde, asso e no dia que sai a atividade no calendário decoramos juntos. É uma festa e a criatividade rola solta com tanta açúcar.
A Lebkuchenhaus é uma casa inteirinha comestível, que começou a ser feita em algum momento do século XIX na Alemanha. De acordo com alguns pesquisadores, as primeiras casas, foram inspiradas no conto infantil dos irmãos Grimm Hansel e Gretel (João e Maria), em que duas crianças abandonadas na floresta encontram uma casa feita inteiramente de guloseimas. Em outro momento pesquisadores dizem que surgiram com a idéia da terra em abundância, independente de onde veio a inspiração, a produção dessa casa tornou-se popular no natal.
Nas padarias locais a oferta de Lebkuchenhaus é variada e são cada uma de encher os olhos, mas você pode achar oferta de casas já assadas prontas para serem decoradas nos mercados ou fazer você mesmo.
Vou deixar aqui a receita que faço todos os anos e nesse site tem o molde o que ajuda muito, eu geralmente faço meia receita e faço o meu molde para meia receita.
Ingredientes
250 g de Mel
150 g de manteiga
250 g de açúcar mascavo
200 g de amêndoas trituradas
400 g de farinha branca
1 colher de sopa de canela em pó
*2 colher de sopa de tempero de Lebkuchen
raspas de um limão
1 colher de sopa de chocolate em pó
1 ovo
Modo de fazer
- Mel, manteiga e açúcar colocar em uma panela e mexer até virar um melado, deixar esfriar um pouco.
- Amêndoas, farinha, canela, tempero de Lebkuchen, raspas de limão, chocolate e ovo colocar em uma tigela e misturar, depois adicionar o melado e mexer com a mão ou com a batedeira. Se precisar adicionar mais farinha.
- Cobrir a tigela com plástico e deixar na geladeira para descansar por uma noite.
- No dia seguinte abrir a massa em pequenas partes e usar o molde para preparar a casa.
Para decorar
500 g de açúcar de confeiteiro
2 claras de ovo
e confetes que você quiser
- Você pode comprar no supermercado ou preparar o seu ( a medida aqui é sempre colheres de sopa então são: 8 colheres de canela, 7 colheres de pimenta, 3 colheres de gengibre em pó, 2 colheres de anis, 2 colheres de coentro em pó, 1 colher de cardamo, 1 colher de nós moscata, 1 colher de erva cidreira e 1 colher de cravo.
Tem várias receitas na internet, essa eu retirei do site www.edeka.de, pois eles disponibilizam também o molde para imprimir
Essas casinhas românticas e lúdicas feitas de pão de gengibre, decoradas com cobertura de açúcar e doces, adoçam literalmente o nosso natal.
Espero que gostem da receita e se fizer volta aqui e nos diz o que achou!
Com carinho
Rita,