Na Suíça entre final de janeiro e meados de março acontece a famosa Sportferien (férias de esporte) ou mas precisamente férias de esqui. Como aqui na Suíça tudo depende do cantão que você mora, em alguns são duas semanas de férias em outros somente uma semana.
É nessa época do ano que as crianças suíças fazem aquilo que mais gostam “esquiar”, assim como o futebol para nós brasileiros é uma paixão nacional, esquiar e fazer trilhas é para o suíço uma marca registrada e os alpes são um verdadeiro parque de diversão para os suíços. E por aqui eles começam cedo, a partir dos 03 anos a criança já pode frequentar uma escola de esqui.
Para vocês terem uma idéia da importância desse esporte no país, segue alguns números:
Na Suíça existem cerca de 339 áreas de esqui perfazendo um total de 7106 quilômetros de pistas, que são acessadas por mais de 1813 teleférico de esqui. São 5.500 quilômetros de pistas de esqui de fundo e 600 quilômetros de pistas de trenó.
A Suíça possui ao todo mais ou menos 150 escolas de esqui e todas contam com o trabalho de instrutores bem qualificados, que oferecem cursos para crianças e adultos tanto de esqui como de snowboard.
A maioria das escolas possuem as chamadas Kids village ou vila das crianças que são pequenas áreas ao lado das pistas principais reservadas para as crianças a partir de 03 anos, geralmente essa área possui uma esteira ou tapete magico como é conhecido, alguns obstáculos e dependendo da montanha que você for pode estar localizada em uma área plana ou com pequenos declives. Eles contam com a ajuda de um personagem famoso no país o Snowli.
O Snowli é um coelhinho fofinho que ” viajou de um planeta bem distante e aterrisou na terra”. A história é bem lúdica e nos conta o caminho que a neve faz para chegar até as crianças. Snowli passa a dominar os esportes de inverno (tanto esqui como snowboard) e conquistou amigos durante o percurso. Por isto, ele e seus amigos, pinguim, urso, cobra e canguru hoje em dia ajudam as crianças a se aventurarem na neve.
Nessa etapa as crianças terão conhecimento do equipamento e da neve, aprenderão a caminhar, a subir, virar, a esquiar descendo a pequena colina em uma linha reta e brecando e também aprenderão a mudar de direção fazendo curvas.
Depois de passar por essa primeira etapa, a criança pode começar a participar da liga Suiça que é dividida por cores: Vermelha, azul e preta. Essas cores representam o grau de dificuldade das pistas de esquis, sendo azul a mais fácil e a preta a mais difícil e é subdividida: príncipe ou princesa, rainha ou rei e estrela. Não sei se a maioria das crianças aqui se interessam ou participam dessa liga, o que vejo é que depois de frequentar uma kids village, a maioria delas começam a descer os médios e grandes declines da montanha com os próprios pais, por sinal eles são os maiores incentivadores para que as crianças curtam esse esporte e a tão sonhada férias de esqui.
A criança quando frequenta uma escola de esqui por uma semana, recebe um livro, onde o professor indica o seu desempenho durante a semana e o que ele já pode fazer e indica se a criança está apta a mudar de categoria. Alguns pais consideram isso importante uma vez que quando matriculam suas crianças em um curso, a escola já sabe que tipo de categoria a criança poderá frequentar e para as crianças é um desafio pois ao mudar de categoria, elas são premiadas com uma medalha.
Em geral, os cursos acontecem com no mínimo quatro crianças por turma, mas esse número vária muito, já pegamos turma com duas crianças e até turmas com 10 crianças. Os pais podem escolher o pacote de um dia que custa 70chf ou 5 dias que custa chf 325chf prestem atenção esses preços que eu falei é de uma montanha próxima a Zurique “Flumsemberg”, os preços aqui costumam a variar de montanha para montanha.
Não se esqueçam também que alem do curso, tem o bilhete de teleférico, o aluguel ou compra do equipamento, acessórios e roupas, ou seja, não é um esporte barato.
Alugamos o equipamento, esquis, botas e etc já no final de outubro, a maioria das lojas esportiva aqui na Suiça também alugam equipamentos de esqui tanto para criança como para adulto. Como criança cresce rápido e logo perde o equipamento, vale a pena alugar, uma vez que o aluguel é para todo inverno, geralmente retornamos o equipamento no final de março, começo de abril.
A Suiça tem resorts e hotéis destinados a família e só procurar no site do myswitzerland o selo “family welcome”.
Então se você está procurando uma estação de esqui, te digo que são mais de 330 regiões que oferece tudo que você precisa para esquiar e se divertir em familia para saber mais clique aqui , mas se você procura algo consideravelmente perto de Zurique, essa listinha pode ajudar.
Flumsemberg
Localizada no Cantão St. Gallen acima do Wallensee, essa montanha com alturas entre 1220 e 2222 metros acima do nível do mar, é de fácil acesso e a queridinha de quem mora em Zurique e quer aproveitar um sábado ou domingo para esquiar, são 1h30 mais ou menos de transporte público.
A Kids village está localizada em Tannenboden que você pode chegar de gôndola ou de carro até Tannenboden, outra opção seria a kidsvillage em Prodalp, mas aqui você precisa pegar a gondola em Tanneheim, por experiência preferimos Tannenboden onde as pistas são azul. Durante o final de semana de inverno, tente chegar bem cedo, o estacionamento tanto ao lado da gôndola, como o outro diretamente em Tannenboden são relativamente cheios.
A área possui tapete mágico, ski elevador e vários brinquedos de aprendizado. Estivemos somente uma vez esse inverno por lá e olha que moramos a 20 minutos, durante o final de semana é cheio e ai variamos um pouco e tentamos ir em outras montanhas na região.
Sattel
Localizada no Cantão Schwyz, próxima ao Vierwaldstattsee, essa pequena montanha possui uma estrutura excelente para família tanto no verão como no inverno, ja escrevemos um post sobre ela, dá uma olhadinha aqui.
Nessa última férias de inverno em Dezembro resolvi verificar as atrações de inverno que ela oferece, reservei 03 dias de curso para o Nico e valeu muito a pena, no último dia ele já estava descendo a pequena colina sozinho com muita desenvoltura. É incrível como eles aprendem tão rápido.
O kinderland de sattel é bem estruturado, mas como era época de férias, havia muitas crianças para poucos instrutores e algumas mães acabaram por ficar por perto para dar uma ajudinha.
Assim como Flumsemberg possui também tapete mágico e ski elevador ( aquele em formato de ancora )e brinquedos para a aprendizagem. Por sinal em todas as escolas que tive pude verificar a organização em relação ao material e outros acessos.
Brunni Alphtal– O nico fez somente uma aula aqui e diferente de Sattel achei a área mais plana, o circuito pequeno, mas legal. É diversão garantida para crianças pequenas, essa Kids village fica em frente a escola de esqui e estacionamento, mas seguindo em frente mais uns 400 metros você chega a área onde fica o skilift Brunni a pista já é atração para os mais grandinhos, é uma área bem boa para iniciantes. É ideal para familias e lá você vai encontrar atrações como: trenó, Ski, moto de neve.
Neusell
É uma pequena estação de esqui localizada na cidade de Rothenthurm no cantão Schwyz, eles não possuem uma kids village, ao estacionar próximo ao restaurante é s´0 dar alguns passos e já está o ski lift e a pista. A área de esqui não é muito alta algo como 950metros e possui duas pistas vermelhas e uma azul, para utilizar o Ski lift você precisará de um tageskarte que custa 28chf se não me engano. Ao lado do estacionamento como você vê na foto abaixo tem uma pequena área para crianças pequenas e adultos aprenderem a esquiar o acesso a essa pequena área é gratuito. E aqui vai um conselho por ser uma estação baixa, cheque sempre no site se há neve e se as pistas estão funcionando.
No local também tem uma escola de esqui , geralmente funciona de 4 feiras e nos finais de semana. E um restaurante temático o Beaver Creek, já estive lá no verão e vale a pena o parquinho tem o tema de Oeste selvagem, o meu pequeno adorou
Caso você não esquie tem também uma área para trenó e trilhas de inverno sinalizadas na região. Nessa região existem outras pistas bem próximas uma da outra como Bennau, raten
Raten, Bennau, Schnabi
Essas três áreas de esqui são bem próximas uma da outra e próxima a Zurique, estão localizadas entre 1000 metros a 1200 metros. Raten por exemplo possui uma pequena Kids village , área para treno e um ski lift sendo uma excelente opção para pequenas crianças e adultos que estão iniciando no esporte. Nós somos frequentadores assíduos dessas áreas tanto devido a localização, como preço e como eu e o pequeno somos iniciantes acho uma excelente opção. As outras possuem ski-lift (bügel) e como Raten também são ótimas opções para quem quer esquiar e não quer stress de dirigir muito e pagar caro. Não se esqueçam de checar sempre no site deles se as pistas estão em operação, são áreas mais baixas e as vezes não tem neve no local.
http://www.bennaulive.ch/index.php
Tenham uma ótima férias de esporte
com carinho
Rita
olá Rita, você poderia nos dizer se encontramos instrutores brasileiros para a familia?
Oi Tudo bom?
Infelizmente nunca encontrei instrutor de esqui brasileiro aqui na Suiça, em St moritz eu sei que tem uma professora de esqui argentina.
Abraços
Rita
Rita, ola, tudo bem? Estou indo em Abril ( semana santa 2022) com 2 crianças ( 3 e 6 anos) para Genebra. Tens alguma indicação de onde ainda podemos achar neve para eles conhecerem? obrigada!!!
Oi tudo bom?
A maioria das montanhas ainda tem neve nesse período, mas você tem que ficar atenta, elas fecham na metade de abril para começar a se preparar para a temporada de verão e manutenção dos teleféricos.
Mas com certeza você encontrara neve o ano todo em Titlis e Zermatt.
Abraços
Rita