O meu filho em breve começara uma nova fase na vida dele, “O Jardim da infância”, por mais que nós tenhamos recebido uma carta aos 6 meses de vida dele, nos informando sobre o processo na época me pareceu um futuro distante, mas esse futuro não era tão distante quanto nós imaginávamos e em outubro do ano passado, recebemos outra carta da prefeitura e essa bem simples. Nela continha o formulário de matrícula, uma grade com o horário do primeiro e segundo Jardim da infância, calendário de férias para os próximos dois anos e falando em férias por aqui são 13 semanas por ano (saiba mais no post ) e uma cartilha explicando como funciona a Escola no Cantão Schwyz.
No cantão Schwyz o primeiro ano de jardim da infância é opcional e o segundo ano já é obrigatório . O critério para início se dá pela idade, crianças a partir dos 4 anos de idade completados até 31 de julho do ano corrente começará o ano letivo em agosto. O Nicolas faz aniversário em agosto e iniciará o jardim de infância com 05 anos completos.
São ao total 06 jardins de infância na pequena cidade onde moramos e em maio recebemos outra carta da prefeitura nos informando a escola onde o Nicolas irá estudar e quais os critérios que eles utilizam para enviar a criança para tal escola, sempre pensando na segurança e bem-estar.
Por sorte o Nicolas frequentará um jardim da infância a 700 metros de casa, no mesmo prédio da escola primária e que é bem conceituado no cantão Schwyz.
Na carta também veio uma lista com o nome das crianças do primeiro e segundo Kindergarten e por sorte das nove crianças que iniciará o primeiro KG, Nicolas já conhece a maioria, ou da creche ou da rua onde moramos. As turminhas ficam na mesma sala pequenos e grandes (1 e 2 kindergarten) e as atividades são as mesmas para ambos. O Nicolas por exemplo terá aulas de manhã junto com a turminha do segundo ano e duas tardes eles terão aulas sozinhos sem os grandes e o mesmo acontece com os grandes que terão aula duas manhãs sem os pequenos.
No primeiro ano ele terá aula de turnen (ginástica), aula de música e até aprendera pequenas receitas. No segundo ano continua essas mesmas aulas e acrescentam natação e um dia na semana terão aula na floresta. Como mencionado no post Jardim da infância no cantão Zurique, nesses dois anos são desenvolvidos competências sociais, intelectuais e auto conhecimento. A alfabetização começa a ser priorizada a partir da primeira série.
Nessa mesma carta tinha um convite bem especial, o Nicolas estava sendo convidado a conhecer sua nova escola, os novos coleguinhas que farão parte de sua nova jornada e a professora.
Na data marcada nunca vi criança tão feliz e pais tão ansiosos, chegamos na escola e fomos recepcionados na porta pela professora que cumprimentou cada criança e colocou um crachá com o nome e as convidou para entrar na sala. Os pais logo em seguida. As crianças que em agosto começarão o 2 ano de KG e que serão companheiros nessa jornada por 1 ano, já estavam também ansiosos esperando sentadinhos em círculo, cada nova criança sentou perto de outra e ali foram acolhidos com brincadeiras, canções e atividades manuais.
O Nicolas já descobriu que durante o ano letivo, o animal que representará o grupo dele ou seja o primeiro ano será a Lagarta, confesso que adorei o simbolismo, já no 2 ano ele será a minha borboletinha, criando asas e voando por novos caminhos.
A visita é para as crianças, então depois de um tempinho os pais podem deixar a sala e ir para casa e depois de uma hora voltar e buscar a criança. Nem preciso dizer que enquanto a professora cantava e brincava com eles, eu dei uma volta pela sala de aula, só para confirmar aquilo que eu já imaginava.
Antes de me mudar para a Suíça eu fui professora da rede estadual de ensino em São Paulo por quase 10 anos, trabalhei em várias escolas, vivenciei de perto a falência do sistema educacional brasileiro e posso dizer que apesar das ressalvas que eu tenho em relação ao sistema educacional suíço por tudo aquilo que já li e escutei não posso deixar de pontuar que a escola pública Suiça, no que tange a infra estrutura e organização é simplesmente perfeita, salas de aulas impecáveis, com material didático disponível e gratuito, ginásios de esportes em perfeito estado, um verdadeiro sonho para quem viveu a realidade de uma sala de aula no Brasil.
Mas voltando a nossa realidade quando fomos buscá-lo na escola, ele saiu da sala todo orgulhoso carregando o seu Kindergarten – Leuchtstreifen (aquela vestimenta laranja e reflexiva que aqui as crianças usam para o trajeto casa-escola, escola-casa) e cheio de coisas para contar desse pouco tempo com novos colegas.
A professora nos informou que algumas semanas antes de começar a escola, as crianças receberão uma carta e agora dela com as informações finais.
Esperando ansiosamente por essa nova fase na vida do meu filho. Em breve outro post contando tudo sobre o grande dia.
Com carinho
Rita
Boa noite mamã. Eu e meu marido estamos a pensar imigrar para a Suíça mais propriamente para Arth goldau no cantão de Schwyz, mas estamos preocupados com a escola para o nosso pequeno ele irá para o 1°Ano . Consegue-me dizer como funciona em termos de horário se ambos os pais trabalharem? Existe extensão de horário na escola e cantina? Muito obrigada
Boa noite mamã. Eu e meu marido estamos a pensar imigrar para a Suíça mais propriamente para Arth goldau no cantão de Schwyz, mas estamos preocupados com a escola para o nosso pequeno ele irá para o 1°Ano . Consegue-me dizer como funciona em termos de horário se ambos os pais trabalharem? Existe extensão de horário na escola e cantina? Muito obrigada
Olá tudo bom!
Infelizmente na Suiça não existe escola no modelo integral. Se ambos pais trabalharem, vocês terão que coloca-lo no mittagstisch (as crianças veem almoçar em casa) então a prefeitura oferece o Mittagstisch que é a opção da criança almoçar na escola, mas esse serviço é pago, geralmente as crianças saem da escola as 15h ou 16h então essa extensão de horário vocês teriam que pagar uma tagesschule ( para a criança ficar depois da escola) também é pago
Espero tê-la ajudado, para outras duvidas pode me procurar no instagram @thepacfamily