Mais um passeio que amamos durante as férias de verão e só agora estou conseguindo parar para escrever são as “quedas de Trümmelbach” – Trümmelbachfälle, que ficam em Lauterbrunnental entre Lauterbrunnen e Stechelberg, no cantão Berna.
São dez quedas d’água de geleiras, que percorrem seu caminho por dentro das montanhas e são acessíveis por um túnel iluminado. Impressionante! As quedas d’água, que carregam até 20 mil litros de água por segundo, drenam as geleiras de Eiger (3967 m), Mönch (4099 m) e Jungfrau (4158 m) e levam consigo por ano cerca de 20.200 toneladas de detritos de pedras.
Estacionamos o carro e fomos direto para a bilheteria comprar a entrada. De lá até a entrada é uma caminhada de cinco minutos e o acesso às quedas água se dá por escada ou por elevador – que sobre até o nível 7 ou 8. Depois só a pé mesmo.
Meus pais estavam com a gente, então optamos por subir de elevador o máximo possível e seguir a pé até a queda mais alta. Depois fomos descendo pelas escadas. Minha mãe tem medo de altura e não se sente bem em lugares estreitos e escuros, então só entrou e saiu do elevador, coitada. Resolveu ficar esperando pela gente.
Nós cinco visitamos as primeiras quedas andando pelo túnel iluminado. As crianças gostaram em parte, pois em alguns locais a água faz muito barulho e espirra um pouco também, então eles ficaram meio assustados. Depois de um tempo não quiseram mais e meu pai desceu com eles de elevador para tomar sorvete – o que para eles foi a parte mais legal do passeio… hehehe.
Meu marido e eu seguimos a pé, descendo pelas escadas que envolvem a montanha e apreciando mais água e a paisagem linda. Adoramos. Mas melhor “preparar” as crianças avisando do barulho. Meu marido e eu conseguimos curtir bastante pois meus pais estavam junto e ficaram com a Isa e o Fabrício. Caso contrário acho que teríamos visto somente parte das quedas.
Antes de programar o passeio melhor se informar na internet ou ligar na bilheteria, pois os horários de abertura podem depender da previsão do tempo. Normalmente fica aberto à visitação do início de abril até meados de novembro das 9-17h. E nos meses de julho e agosto das 8h30 às 18h.
Para checar o endereço e ver mais informações clique aqui.
Um grande abraço,
Grazi