A pequena cidade de Elm no cantão glarus é uma pequena jóia rodeada por belas montanhas que fazem parte do Patrimônio Natural da Unesco conhecida como arena tectônica Suíça Sardona e que oferece aos seus visitantes 370 km de trilhas sendo uma ótima região para atividades em família em qualquer época do ano. Duas vezes ao ano tanto na primavera (março) como no outono (setembro) a natureza brinda a cidade com um espetáculo ímpar. O sol atravessa o buraco na montanha (Martinsloch) e brilha na pequena igrejinha da cidade.
O que não falta são razões para conhecer essa região! Inclusive sempre indicamos a trilha Riesenwald -perfeita para crianças.
A cidade de Elm também é conhecida pela sua famosa bebida a Elmer citro e para comemorar o, 85° aniversário da empresa, foi inaugurada em 2012 uma trilha conhecida como Elmer citro Quellenweg ( O caminho da fonte Elmer). E nesse final de semana aproveitamos para fazer a trilha e conhecer um pouco mais da cidade.
A trilha
É uma trilha circular, com 4,4 quilômetros e uma diferença de altitude de 160 metros, a duração é de 1h30 minutos, mas como sempre digo por aqui com crianças o tempo é sempre outro. Está aberta de maio a outubro.
Ela começa praticamente no estacionamento, basta atravessar a pequena ponte onde você vera o parquinho e uma área para churrasco que é o ponto de partida e chegada da trilha.
A trilha é bem fácil, e bem sinalizada é só seguir a sinalização de trilha indicando Quellenweg.
Durante o percurso você encontrara cinco estações interativa, contando um pouco sobre a história da fonte de água mineral na região e do principal produto da região o refrigerante Elmer citro. Você poderá descobrir no meio do caminho algumas fontes ativa e inativas de água, e descobrir também alguns componentes secretos do Elmer Citro.
O caminho da trilha é por uma paisagem bem rural, mas sempre com os Alpes de Glarus ao fundo. A primeira parte da trilha é de cascalho, mas logo depois da elevação a trilha continua por dentro de uma floresta até chegar a Quellenhüttli, aqui além da cabana onde você pode fazer um piquenique, se você subir um pouco acima, você terá uma bela vista da região. Na estação interativa há indicação de onde as crianças podem procurar todas as cincos fontes de água mineral, agora inativas.
Depois de achar as fontes, chegamos na reta final da trilha que ainda continua pela floresta até chegar ao caminho de cascalho e a parte mais interessante da trilha está na penúltima estação, onde você encontrará uma fonte Elmer citro e quando digo fonte digo uma tina cheia de refrigerantes para você saborear. A fonte está sempre abastecida e o refrigerante geladinho, e se você pensa que o pessoal abusa, está muito enganado, não há indicação de quantos você pode pegar, as pessoas só pegam um, algo como vou deixar para o próximo ≠coisasdasuíça que adoro.
Depois de tomar um refrigerante geladíssimo que ajuda e muito no calor, é só seguir em direção ao final da trilha, que será no parquinho onde tudo começou. Durante a semana você pode agendar uma visita a fábrica.
Eu vou fazer uma observação aqui, como não conheciamos a trilha e só tinhamos visto fotos do trecho de cascalho, achamos que daria para o nosso filho fazer de bicicleta, tirando o começo e o final da trilha, o resto de percurso é totalmente inviavel com bicicleta, então não faça como nós que tivemos que carregar-la por mais da metade da trilha.
Como chegar
Com trem até Schwanden e depois um ônibus até Elm, ou de carro até Gemeindezentrum em Elm onde tem estacionamento.
Se vocês não estiverem cansados depois da trilha, vale a pena caminhar pela cidade e visitar o Besucherzentrum, do lado da igrejinha, a entrada é gratuita e você pode descobrir um pouco mais dessa região que é Patrimônio Natural da Unesco, com toda sua formação geológica especial.
E no caminho de volta para aqueles que foram de carro, dá uma paradinha no Lochsite, vocês encontrarão o lugar facilmente é uma ponte no meio da estrada, estacione e visite o local, conta sobre as descobertas geológicas que deram origem a área tectônica sardona.
Espero que vocês tenham gostado da trilha e caso decidam fazer voltem aqui para nós dizer o que acharam?
Com carinho,
Rita
Mais informações: www.elmercitro.ch. e www.elm.ch