Sistema escolar Suíço no Cantão de Zurique
Educação

Sistema escolar Suíço no Cantão de Zurique

15 dez 2014

Nossos filhos ainda são pequenos, mas a Isa vai ingressar no ano que vem no jardim de infância. Parece que tem muito tempo, mas passa rápido, então já comecei a me informar sobre o sistema escolar suíço. Recentemente assistimos a uma palestra direcionada à imigrantes de língua portuguesa e recebemos diversas informações. Aqui procuramos passar para vocês um pouquinho do que aprendemos…

A escola obrigatória no Cantão de Zurique totaliza onze anos e é confessional e politicamente neutra. Sua frequência é gratuita em escolas do governo, mas também pode ser feita em escolas privadas (apenas 5% das crianças e jovens).

Quando as crianças entram na escola?

O sistema educacional obrigatório suíço se inicia no jardim da infância. Todas as crianças que completarem 4 anos de idade até o dia 30 de abril são obrigadas a se matricularem no jardim de infância, com início no ano letivo seguinte. A distribuição das crianças nas escolas é feita de acordo com o local de moradia e fica a cargo do Conselho Executivo.

Quando começa o ano letivo?

Ao contrário do Brasil o ano letivo começa em agosto e acaba no início de julho do ano seguinte. É constituído de 39 semanas, interrompidas por diversas férias: outono, Natal, inverno, primavera e verão.

As aulas são normalmente das 8h às 12h, com algumas variações e alguns dias as crianças podem ter aulas de tarde também. Os custos com cuidados extra (Hort, por exemplo) não estão cobertos pelo sistema.

Aqui entra uma peculiaridade, pois algumas escolas e níveis oferecem aulas em horários variados, dificultando a vida de pais que trabalham. Mas o sistema vem mudando lentamente. Antigamente era estruturado levando em consideração que a maioria das mães eram donas de casa e se dedicavam aos cuidados com os filhos. Elas tinham um horário mais flexível, podiam preparar o almoço para as crianças e se adaptavam em torno da grade de horário escolar. Hoje muitas mulheres que estudaram não querem abandonar suas profissões e desejam conciliar maternidade com emprego. Com isso a oferta de Hort, Tagesmutter ou Tagesschule vem aumentando. Mas infelizmente, na minha opinião, a passos bem lentos ainda.

Representação gráfica do sistema educacional Suíço

Existem algumas variações do sistema entre os Cantões e mesmo dentro de um mesmo Cantão. Segue uma ilustração somente como exemplo:

escola

Quantos anos dura o jardim de infância (“Kindergarten”)?

O jardim de infância é o início da escolaridade obrigatória e dura dois anos. É uma preparação para o ingresso das crianças na escola primária.

Quanto tempo dura a escola primária (“Primarstufe”)?

Com seis anos as crianças ingressam na escola primária. Nos três primeiros anos as turmas permanecem as mesmas e as aulas são dadas pelo mesmo professor. Três anos mais tarde muda o professor e a constituição da sala.

Nos anos de escola primária são transmitidos conhecimentos elementares de leitura, escrita e matemática. Outras disciplinas importantes são: caligrafia, trabalhos manuais, desenho, música, esportes e meio ambiente. As aulas são dadas em alemão.

Duas vezes por ano as crianças recebem um certificado que atesta seu rendimento escolar e comportamento social. Crianças com dificuldades de aprendizado ou desenvolvimento recebem apoio pedagógico especial, previamente acordado com os pais.

“Gymnasium” ou nível secundário (“Sekundarstufe”)?

Crianças com alto aproveitamento escolar podem fazer a prova de admissão para Gymnasium. Existem também cursos preparatórios para a prova.

Outro caminho é seguir com o nível secundário, no qual outras disciplinas são adicionadas, como biologia, física, economia doméstica etc. O nível secundário faz a preparação para uma formação profissional ou continuação dos estudos, e é dividido em níveis (A, B ou C), de acordo com o grau de rendimento dos alunos

No final desse período os jovens concluem a escolaridade obrigatória. A maioria deles segue então com uma aprendizagem em uma empresa, frequentando em paralelo uma escola técnica ou curso intermédio (“Mittelschule”) ou fazem uma escola preparatória profissional como complemento da formação profissional e fazem o exame do 12. ano, que lhes permitirá entrar em um instituto técnico superior ou em uma universidade.

Eu tenho um pouco de dificuldade de aceitar esse sistema, pois acho muito complicado o fato de as crianças, desde cedo, serem classificadas e rotuladas dessa forma. Se por um lado isso visa gerar o melhor aproveitamento possível da capacidade de cada um por outro acho que limita as crianças, que passam a acreditar que possuem essa ou outra limitação. Claro que nem todas as pessoas são iguais, possuem a mesma capacidade ou aptidão. Mas muito pode ser feito se as pessoas acreditarem que podem conquistar quase tudo o que desejam  se se esforçarem bastante. E na minha opnião o sistema suíço tira essa força motriz das pessoas.

Meu marido discorda da minha opinião e acha que a mobilidade ‘e grande. Mas não sei se ele tem razão, pois sempre teve boa performance, sempre esteve em um “nível alto” e pode cursar faculdade. E é disso que estou falando. Não acho que todos tenham que cursar uma faculdade após o ginásio, mas acho importante que os jovens tenham mais possibilidade de escolha e não sejam filtrados de forma tão rígida ainda quando crianças. Sem falar que muitos dos problemas de performance dos estudantes também pode estar relacionado com a capacidade do professor.

Mas uma característica que acho super positiva no sistema suíço em comparação ao brasileiro é a importância que se dá a cursos profissionalizantes. Muitas pessoas podem seguir profissões por aqui que no Brasil não sâo regulamentadas, respeitadas ou mesmo propriamente ensinadas, como pedreiro, pintor, eletricista etc. Isso eu acho excelente e deveria ser copiado em outros países!!

Em qual escola meu filho estudará?

As crianças frequentam a escola no lugar de sua residência, indicado pelo Conselho Executivo da região. A distribuição das turmas é de responsabilidade da Direção Escolar.

Para ser honesta essa é uma parte que não gosto nem um pouco. A Suíça é super democrática e podemos votar e escolher diversas coisas. Mas não temos a menor liberdade para escolher a escola em que nossos filhos estudarão. Eles insistem em falar que todas as escolas têm o mesmo nível, mas conversando com pais de crianças em diferentes faixas etárias que frequentam escolas diferentes percebo que não é bem assim. Acho uma pena não existir ao menos um ranking qualificando as escolas. Isso com certeza aumentaria a competitividade e colocaria mais pressão para que melhorias fossem feitas constantemente.

Serviços adicionais

Aulas de música e cursos de Língua e Cultura Maternas (HSK – como no caso a ABEC, para o português) são ofertas suplementares facultativas.

As escolas também oferecem serviços de apoio como médico escolar, profilaxia dentária, além de psicólogo e sociólogo escolar.

Interação pais-escola

A escola tem o dever de informar aos pais sobre o comportamento e aproveitamento das crianças nas atividades escolares. Os pais são convidados para diversos eventos escolares e também para participarem ativamente e colaborarem em diversas atividades.

Os pais não têm nenhum direito no que diz respeito a decisões referentes ao pessoal da escola, ou questões didáticas e metodologia. São, porém, responsáveis pela frequência regular e cumprimento da obrigatoriedade escolar.

O que fazer em caso de dificuldades e problemas?

A troca de informações e o diálogo entre docentes e pais deve ser constante. No caso de problemas com os professores, os pais podem dirigir-se à Direção da Escola e se também não for suficiente podem recorrer ao Conselho Executivo.

Para mais informações sobre o sistema educacional Suíço consulte os sites:

www.bildungsdirektion.zh.ch
www.volksschulamt.zh.ch

Beijos com carinho,
Grazi

 

Fonte: Conteúdo extraído do material do Volksschulamt im Kanton Zürich
Fonte adicional: http://www.edk.ch/dyn/16342.php

Com carinho, Grazi
Compartilhe o post
Deixe seu comentário

23 comentários
  1. […] posts sobre o jardim de infância e o sistema educacional suíço: Sistema escolar Suíço no Cantão de Zurique Como funciona o jardim de infância no Cantão de Zurique? Jardim de infância… e outras […]

  2. […] de férias para os próximos dois anos e falando em férias são 13 semanas por ano (saiba mais no post ) e uma cartilha explicando como funciona a Escola no Cantão […]

  3. Kamilla
    24 nov 2016

    Oi Grazi, estou adorando o seu blog. Era tudo o que eu queria. Um blog de mãe na Suíça. Sou casada há muito tempo com um Suíço (que se diz brasileiro) e tenho um bebê com dupla nacionalidade aqui no Brasil. Você sabe me dizer, se meu filho poderia fazer a faculdade na Suíça, tendo estudado aqui no Brasil? Seria muito dificil?
    Abraço,
    Kamilla

  4. Oi Kamilla, tudo bom? Que legal que você está gostando do nosso blog! Fiz uma pequena pesquisa pra tentar responder à sua pergunta, já que não sou especialista no assunto e minha filha mais velha ainda está no jardim de infância kkkk. Pelo que entendi o fato do seu filho ter nacionalidade suíça ajuda no visto e vida por aqui, mas acredito que ele teria que seguir os pré-requisitos de um estrangeiro se aplicar em uma faculdade, uma vez que terá a formação de primeiro e segundo grau fora da Suíça. Então será preciso verificar a equivalência dos sistemas e parece que cada universidade olha para essas informações de uma forma um pouquinho diferente. Eu dei uma checada no site da Universidade de Zurique, por exemplo: http://www.uzh.ch/studies/application/bachelor.html na parte “Voraussetzungen für Studieninteressierte mit ausländischer Vorbildung” tem mais informações sobre o assunto. Para equivalência você pode checar também o link https://www.swissuniversities.ch/de/services/zulassung-zur-universitaet/laender/brasilien/ que mostra mais informações de algumas universidades por aqui. Ambos os sites têm versões em inglês também. Mas isso são exemplos de Universidades apenas. Existem também faculdades, que podem ter um critério próprio. Resumindo, eu não me preocuparia muito com isso no momento. Tentaria dar ao seu filho a melhor educação possível no Brasil. E com certeza existe a possibilidade de ele estudar aqui, mesmo que tenha que fazer alguma equivalência para ser aceito. Muito importante é que ele já no Brasil aprenda um dos idiomas suíços, pra não ficar restrito à cursos em inglês. Não sei se te ajudei muito, mas espero que você possa usar esses links para obter mais informações. Qualquer coisa escreve pra gente de novo!! Um grande abraço, Grazi.

    • vania trinta
      20 jul 2018

      Olá desde já obrigado pelo empenho em ajudar nos cos as duvidas.eu tenho 2 meninos é o primeiro ano que eles veem estudar aqui na suissa um tem 8 anos e passou para a 3°classe o outro tem 15 e completou o 9ano e passou para o 10°ano.sabe me dizer como sera agora aqui a matrícula vão para o mesmo ano ou recuam.?vivo no cantão de argovia.obrigado

  5. Tiago
    07 mar 2017

    Olá Graziela, parabéns pelo excelente artigo! Eu e minha família (esposa e 3 filhos) estamos nos preparando para uma possível mudança para Zurich, e preciso confirmar se vou ter que pagar escola particular bilíngue para os 3 (8, 10, 12 anos) ou se as escolas públicas tem classes especiais de adaptação para crianças estrangeiras aprenderem alemão antes de entrarem para as classes normais (Fremdsprachigen-Klasse). Desde já muito obrigado pela ajuda!

    • Tiago
      07 mar 2017

      Complementando, se existem essas classes especiais nas escolas, sabes me dizer como consigo a lista de escolas que tem esse tipo de classe especial? Pois isto vai determinar onde preciso procurar aluguel. Desde já obrigado!

      • Olá Tiago, que legal que vocês estão se preparando para uma mudança para Zurique. Espero que dê certo! Eu não sei exatamente como funciona, pois meus filhos nasceram aqui, mas acabei de ligar para o centro pedagógico intercultural de Zurique para tentar esclarecer isso para você. Eles me disseram que qualquer escola oferece aulas de alemão de reforço para os novos alunos. Dependendo do tamanho e infraestrutura da escola eles fazem a divisão das crianças de uma forma diferente, pois nesse sentido são autônomos. Mas todas as crianças têm direito a aulas de alemão em paralelo com as aulas regulares e isso é obrigatoriedade das escolas oferecerem. A pessoa que me atendeu recomendou que você procure sua residência e assim que tiver o contrato assinado de aluguel poderá contatar o centro escolar da região para fazer uma entrevista e receber mais informações a respeito da situação dos seus filhos em particular. Eu contatei o “Schule & Migration – Volksschulamt – Kanton Zürich / Volksschulamt, Interkulturelle Pädagogik” Telefone: +41432595361 e-mail: ikp@vsa.zh.ch. Acredito que eles dêem info em inglês também, se vocês precisarem. Um grande abraço, Graziela

    • Daniella
      02 jun 2019

      Tiago,
      Minha família também está se preparando para a mudança para Zurique no proximo semestre (agosto) e tenho as mesmas dúvidas que você ter na época da sua mudança. Poderia me ajudar , dizendo como foi tudo ? Meu filho tem 10 anos.

      Desde já agradeço

  6. Lu
    25 abr 2017

    Olá, não sei se entendi bem uma coisa, mas vc colocou que no final da escola obrigatória, eles vão fazer a profissão, que pra muitos seria a lehre, certo? Mas vc disse que 90% tinham entre 18 a 19 anos? O que não seria bem certo, ao meu ver, já que a maioria começa a lehre com 15/16 anos de idade.

  7. […] o sistema escolar suíço? Boa sorte! kkkk Já escrevemos um post sobre o Sistema Escolar em Zurique, mas existem diferenças em cada cantão. O sistema pode parecer, portanto, bastante confuso, […]

  8. Laura
    05 maio 2017

    Olá! Queria saber em relação as escolas públicas, elas são pagas ou gratuitas? O governo que escolhe se meu filho vai ficar em uma pública ou não?

    • Olá Laura, a princípio todas as crianças são encaminhadas para escolas públicas, a não ser que os pais decidam por outra escola ou a criança tenha alguma necessidade que não se encaixe no ensino público. E a escolha da escola depende do endereço onde a pessoa mora. Normalmente a criança frequenta a escola mais próxima da sua residência. O ensino público é gratuito.

  9. Catarina Francisco
    05 jul 2017

    Olá! Vou mudar me este mês com o meu filho para a Suíça. Quando o vou visitar la reparo que as crianças as 12h vão a casa almoçar. Como fazem as mães que trabalham?
    O meu filho tem 6 anos, vai começar na primária aí e não o vejo com autonomia suficiente para ir sozinho a casa almoçar, mas estar na Suíça sem trabalhar também está para mim fora de questão.
    Consegue esclarecer se as escolas teem ou não um local onde possam almoçar e ficar durante a tarde enquanto os pais trabalham?

    Obrigada

    • Catarina Francisco
      05 jul 2017

      O meu marido está lá a 2 anos. Vamos agora todos para lá.

    • Oi Catarina tudo bom?
      Aqui na Suiça nós temos a opção do Hort.
      O que é um Hort? funciona como uma creche mas somente para crianças na fase escolar, a criança pode almoçar e ficar lá durante o horário de trabalho dos pais, mas infelizmente não é gratuito e os pais pagam pela diária dos filhos no hort. O valor varia de cantão para cantão acredito.
      Geralmente eles não estão localizados no prédio da escola, mas próximos. O do meu filho fica a 50 metros da escola e ele faz o percurso sozinho ate o Hort, é bem tranquilo. Em algumas escolas o Hort fica localizado no mesmo prédio da escola.
      Em algumas cidades e cantões, iniciaram o projeto de tageschule, escola e hort no mesmo lugar.
      Espero ter respondido sua pergunta. Caso tenha mais dúvidas é so perguntar
      Abraços
      Rita

  10. Andrei Rodrigo Vigna
    02 jan 2022

    Oi Graziela, tudo bem? Aqui é Andrei, moro atualmente em Portugal mas pretendo me mudar para a Suíça com minha família, penso em morar na região do Ticino, tenho um filho de 9 anos q está no 3o ano aqui, sabe me dizer se a adaptação é fácil, como é o horário da escola no cantão do Ticino, e mais algumas informações sobre a migração se puder ajudar!
    Agradeço seu contato. meu tel +351 915 501 452

    • Oi Andrei tudo bom?

      A adaptação do seu filho não sera difícil, até porque o italiano acredito não ser uma lingua difícil para aprender e criança aprende rápido. Os horários dependem muito da serie que ele cursara, mas geralmente é sempre das 08h15 até 11h40 com pausa para almoço e depois das 13h30 ate 15h ou 16h depende bastante. E as quartas feiras as crianças não tem aula a tarde, em toda a Suiça, então vai so ate 11h30 a 12h depende da escola. Se precisar de qualquer informação entre em contato via instagram: @mamaesnasuica é mais fácil por la. Abraços Rita

  11. Patricia Nunes
    01 fev 2023

    Boa tarde , sou portuguesa e eu e a minha família estamos a pensar em ir viver para a Suíça mas temos um bebe com 20 meses no qual tenho receio onde o posso deixar devido a língua também , alguma dica ?

  12. Sofia
    26 mar 2023

    Super interessante. No Vallais a escolaridade obrigatória é mais ou menos depois dos 4/5 quando recebemos a carta em casa ou seja uma espécie de pré primária. Até essa idade não é obrigatório.

  13. Sofia
    26 mar 2023

    A escolaridade obrigatória é até aos 15 anos, mais ou menos o 9 ano! Depois disso ou seguem o secundário que varia o nome francês/ alemão e fazem uma espécie de 12 ano para irem para a universidade ou acabam o 9 ano e fazem curso profissional.

    Em relação a nacionalidade, nós portugueses não queremos saber de nacionalidade portuguesa e por vezes somos só L e B, muitos nem C querem ser. A entrada para nós na universidade é normal por sermos da UE

  14. Juliana Mattos
    21 abr 2023

    Prezada Graziela,
    Bom dia!
    Sou de Belo Horizonte!
    Minha filha vai estudar Ballet em Zurich a partir de agosto/2023.
    Por favor, você teria o contato de host families que estão acostumadas a receber estudantes internacionais?
    Obrigada.
    Juliana