Schulthek – a mochila da escola
Educação Nossas experiências

Schulthek – a mochila da escola

14 jun 2018

Em meados  de Abril  começou uma correria aqui em casa em torno de um tema que eu não tinha até então me preocupado muito, pois o ano letivo só começa em agosto. Mas recebi a ligação da minha vizinha me perguntando e convidando ao mesmo tempo para irmos em algumas lojas, dar uma olhada na tal da Schulthek. E eu com minha cara de interrogação, perguntei Schul o que? e ela me disse que Schulthek em suíço alemão era a mochila da escola.

Aceitei o convite, mas fiquei pensando estamos em abril, não recebi nem uma lista de material da escola, nem o nome da professora sabemos ainda ou em qual turma e escola ele frequentará e já tenho que ir comprar essa tal mochila? mas a explicação da minha vizinha foi que em algumas lojas você precisa encomendar pois dependendo do modelo já estavam todas vendidas.

E lá fomos nós nessa aventura de buscar uma mochila, e depois de visitar umas 5 lojas, percebi que isso é um tema aqui na Suíça, faz parte da cultura e acaba se efetivando até como um ritual de passagem.

A schulthek trás para a criança um novo mundo de significado e é a celebração de uma nova fase que se inicia, é agora poder ser chamado de “Schuler” (estudante).

É um tema recorrente entre meu filho e seus coleguinhas de jardim de infância, quando não falam de lutas, carrinhos, lego, falam da Schulthek.

Mas a surpresa maior foi saber que além de ser parte importante de um ritual, essas mochilas custam uma pequena fortuna algo em torno de 150 a 320 chf, como pode ser tão caro uma mochila de escola? mas depois de ouvir todas as explicações  sobre estabilidade, ergometria, peso e segurança para as crianças você acaba convencida de que o beneficio x durabilidade (sim a criança vai usar por vários anos e usar muito) o valor acaba se diluindo.

Quem aqui não se lembra de carregar mochilas  pesadas e que eram muito desconfortáveis e podiam acarretar problemas a longo prazo de coluna, eu não lembro de ter pegado a época das mochilas de rodinha, que era um alternativa para a criança e que também eram caras. Bom isso no Brasil, não sei como era aqui na Europa.

Mas voltando a realidade por aqui o modelo mais conhecido é em formato cubo, eu particularmente acho enorme e pesada, mas é projetada para distribuir bem o peso dos livros e do restante do material. Desde o ano passado a marca Ergobag que é bem conhecida por ter as melhores mochilas e que possui os preços mais alto, lançou a modelo saco que pelas especificações é menor e mais leve.

Conversando com minha vizinha combinamos de pesquisar preços na internet, para ver se conseguíamos um desconto, ou algo parecido e nada, o preço é o mesmo em todo lugar. Consultei até na Alemanha e com valor de envio e tudo, sairia na mesma faixa de preço daqui. Então como adoro uma liquidação resolvi esperar até agora para comprar a Schulthek e pasmem nada de liquidação.

Recentemente recebi um comunicado da nova professora do meu filho, informando o dia da visita a escola. Esse será o dia em que ele conhecerá a professora que o acompanhará nessa nova jornada até a terceira serie e os seus novos amiguinhos e ela sutilmente mencionou que seria interessante a criança levar a sua nova mochila também, não é obrigatório, mas…..

Conversando com a Grazi sobre o assunto ela me disse que para a Isa, o dia em que ela levou a mochila nova para mostrar para os coleguinhas foi o que ela mais gostou no Kindergarten.

Estou agora correndo contra o tempo para ter a mochila em tempo da visita! Se você tem filho na idade escolar aqui na Suíça como foi sua experiência na compra da Schulthek? por aqui está sendo uma verdadeira aventura.

Com carinho
Rita

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário