No dia 15 de Outubro estreará nos cinemas Suíços da parte alemã , o filme infantil baseado no livro Schellen Ursli. Quem conhece o livro?
Eu fiquei conhecendo recentemente, pois o Nicolas ganhou de aniversário de uma querida vizinha . Embora o Schellen Ursli não seja tão conhecido/famoso como Heidi, ele é um dos mais importantes sem sombra de dúvidas da literatura infantil Suíça. Foi escrito por Selina Chönz e ilustrado por Alois Carigiet e publicado pela primeira vez em 1945 em romanche, sob o título de ” Oorsin”. Já foi traduzido para 14 línguas e vendeu acima de 1 milhão de cópias.
Como o livro esta em alemão me demanda um pouco mais de tempo para a leitura , é uma história sobre os costumes e tradições alpinas na região de Graubünden.
A história acontece em Guarda uma pequena vila no que eles chamam de baixo Engadin e nos relata sobre um costume da região o “Chalandamarz” pesquisando sobre descobri que esse costume que até os dias atuais acontecem sempre em 1 de março, somente em algumas regiões (Engadin, Val Müstair, Bregaglia, Valposchiavo, Oberhalbstein e Lenzerheide) remonta desde a antiguidade. Acontece na primavera e tem como significado expulsar o inverno. As crianças se vestem com trajes típicos e coloridos e desfilam entre as cidades tocando seus sinos.
Na história Ursli e as outras crianças da região um dia antes do Chalandamarz visitam um senhor da Vila que faz a distribuição dos sinos, Ursli acaba ficando com o menor sino e por isso terá que desfilar por último. Como bullying existe em todos os lugares eles começam a rir de Ursli e a chamá-lo de Schellen Urslin é e nesse ponto que a história começa a ficar interessante , pois ele todo triste, decide ir em busca de um sino maior. O final dessa aventura vocês podem descobrir lendo o livro ou assistindo o filme com seus filhos.
Além do livro, selo próprio , pratos , caquelons para foundee etc. Schellen Ursli também é uma marca para uma linha de produtos orgânicos produzidos nos Alpes (queijo, yogurt etc) .
Beijinhos
Rita
Olá Rita
Procurando uma história infantil sobre sinos, encontrei essa sua.
Achei linda, mas não encontrei tradução aqui no Brasil para o livro ou filme.
Você tem alguma dica?
Sou professora alfabetizadora e gostaria muito de contar essa história para meus alunos.
Obrigada
Geisa Borin
Oi Geisa obrigada pela mensagem.
O livro foi traduzido para algumas linguas, mas infelizmente não foi traduzida para o português.
O que posso fazer é traduzir para você, mas as crianças infelizmente não terão acesso aos desenhos. Manda um email para info@mamaesnasuica.com
Beijos
Rita
Oi Rita
Moro na Suíça e meu filho vai fazer 5 anos! Adorei seu blog! Nós iremos ao musical Schellen Ursli e agora quero comprar o livro. Vc teria a tradução por aí?
Oi Mariana tudo bom?
Obrigada pela mensagem e que legal vocês vão assistir ao musical, nós assistimos em Dezembro. Eu tenho o livro em alemão infelizmente não tem uma versão em portugues. Eu traduzia para o meu filho enquanto lia em portugues, caso você queira posso tentar fazer a tradução e te enviar.
Abraços
Rita
Oi Rita, muito obrigada. Achei q vc já tivesse traduzido na época.. Imagina, não quero dar trabalho algum. Falo relativamente bem o alemão. Vou tentar traduzir como vc. Mas confesso que não sou boa tradutora. Esqueço as palavras em português. Estou muito empolgada em conhecer o grupo de mamães na Suíça e gostaria muito de participar dos futuros encontros.
Oi Mariana
Confesso que também acabei inventando algumas palavras em português, pois não conseguia achar o similar do alemão para o português .-).
Infelizmente depois de 6 anos tivemos que desistir desse projeto lindo que é o grupo de encontros e agora ficaremos somente com o blog, facebook e instagram onde continuaremos dando dicas de passeios, eventos e curiosidades aqui na Suiça para as familias. Mas conseguimos encontrar outras mamães dispostas a continuar os encontros e agora elas formaram o grupo de encontros maes em zurique. Siga nossa pagina no facebook que iremos continuar divulgando os encontros das mães em Zurique por lá. Espero que você possa participar e quem sabe um dia nós conhecemos nesses encontros. O blog esse ano organizará alguns passeios em familia.
Abraços
Rita