SalzWelten Hallstatt – A mina de sal mais antiga do mundo
Viagens

SalzWelten Hallstatt – A mina de sal mais antiga do mundo

05 ago 2016

salzwelten-mamaesnasuica

Depois de caminharmos pela pequena Hallstatt, e antes de pegarmos a estrada para Werfen fomos conhecer uma das principais atrações da região : a mina de sal mais antiga do mundo com mais de 7000 mil anos de história, que você descobrirá caminhando por túneis misteriosos, se aventurando em escorregadores com até 60 metros que te levarão até um lago subterrâneo de sal e terminando sua descoberta em uma pequena viagem num trem de mineração.

Para chegar na entrada da mina você tem duas opções: pode pegar um funicular até o topo da montanha são 885 metros acima do nível do mar, que você subirá em 3 minutos e poderá apreciar uma bela vista da região, ou a outra opção é uma trilha que dura mais ou menos 1 hora sem criança :-). Decidimos pegar o funicular para subir e o caminho de volta caminhamos até o centro da cidade. Aproveitamos e compramos já na bilheteria o combo (funicular + mina), mas você pode compra-los separadamente também. Clique aqui para consultar os preços.

Já no topo a sua primeira parada será a torre Rudolf que foi construída no século 13 como uma defesa para os trabalhadores da mina de sal e que hoje funciona o restaurante, se você conseguir sentar em uma das mesas do lado de fora, você terá uma vista linda das montanhas e do lago. Do restaurante você terá acesso a plataforma panorâmica.

salzwelten-mamaesnasuica24181

Passando a torre você seguirá numa trilha mais ou menos 15 minutos até a entrada da mina, por essa trilha você encontrará algumas estações informativas como : uma fontana, uma pequena capela, uma estação arqueológica e uma cabana da era do bronze, bem antiguinha, né.

Chegando na recepção da mina você poderá consultar quando será a próxima visita e caso seja necessário aguardar em uma fila, as visitas guiadas são em grupo e duram cerca de 90 minutos. O tour é bilíngüe em inglês e alemão e o passeio é permitido para crianças acima de 4 anos.

Antes da visita você terá que usar uma roupa especial, que eles fornecem para todo mundo, é só vestir por cima da sua roupa, o bom que você pode deixar seus pertences no guarda volumes. Uma dica eles aconselham a usar sapatos confortáveis (tênis) e roupas quentes, a temperatura dentro da mina, mesmo no verão pode ser de 7 graus.

salzwelten-mamaesnasuica0124

A roupa acabou combinando com meu tênis 🙂

A entrada da mina se dá por uma galeria que foi inaugurada há mais ou menos 300 anos e que acessa  um longo túnel, nesse caminho você descobrirá como o sal se formou na montanha, como ele era extraído e a importância do sal numa época que ele valia mais que ouro, tudo isso através de apresentações multimídias.

O sal teve seu importante papel na história, foi moeda de troca e pagamento para serviços prestados, a palavra salário vem justamente desse período onde se pagava as pessoas com sal.

No final do túnel para atravessarmos de uma galeria a outro, no total são 14 tivemos que utilizar escorregadores, a parte mais divertida do tour. São dois escorregadores e um deles com quase 60 metros. O primeiro te leva 50 metros abaixo até um lago subterrâneo de sal, nesse lago imagens são projetadas na parede te levando a conhecer um período neolítico da história. Mas um pouco de caminhada e chegamos a outro escorregador, nesse eles medem a sua velocidade na descida e tiram uma foto, que me recuso a postar 🙂 não pegou meu melhor angulo. Nessa parte da mina, descobriremos a história do “homem no sal” a descoberta de um corpo de um minerador que ficou soterrado, mas que o sal conservou suas vestimentas e pele, na época da descoberta a ciência não detinha o mesmo aparato que hoje para estudos e não foi possível preservar o corpo.

Já chegando no final da visita, assistiremos a mais uma apresentação multimídia e te digo que essa me impressionou muito, escavações arqueológicas encontrou na região vários artefatos e uma escada datada de 3000 mil anos, os cientistas do museu de história natural de Viena reconstruíram esse cenário, num curto filme. Depois dessa apresentação chegou a hora mais esperada pelo Nico, a saída da mina, num trenzinho de mineração.

 

No final do tour na saída você ganhara uma pequena amostra do sal extraído na região

salzwelten-mamaesnasuica899

 

Para quem curti história esse é um super passeio

www.salzwelten.at

Salzbergstrasse 21 A-4830 Hallstatt

 

Com carinho

Rita

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário