Às vezes você está turistando em uma grande cidade e não imagina que a menos de 1 hora tem uma cidadezinha medieval que é um pequeno tesouro pra fazer um bate-volta. Vamos pegar como exemplo a cidade de Basel (Basileia em português). Basel é uma linda cidade às margens do rio Reno, considerada capital cultural da Suíça, com seus nada menos que 40 museus e belíssima arquitetura. A apenas 38 minutos de trem S1 saindo de Basel, você chega a Laufenburg, também cortada pelo rio Reno. Toda cidade tem sua história pra contar, mas Laufenburg com certeza tem uma história peculiar, de unidade, separação, união e amizade, que nos deixa fascinados além de toda a beleza e tranquilidade do lugar.
A cidade de Laufenburg foi mencionada pela primeira vez em registros datados de 1173 e pertencia aos Condes Habsburgos. Os, Habsburgos tem uma longa e complicada história que abrange boa parte da Europa. Sabemos que a Europa sempre esteve em guerra, e foi então que em 1801, com o Tratado de Paz de Lunevile, Napoleão dividiu a cidade de Laufenburg. À direita do rio Reno passou a pertencer à Alemanha, e à esquerda do rio Reno juntamente com o vale Frick passou a pertencer à Confederação Helvética (Suíça), e somente em 1803 foi anexada ao recém formado Cantão Argau (Argóvia em português).
A colina onde está a torre que restou de um castelo é provavelmente de origem romana, é possível subir nessa torre, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade com seus telhadinhos charmosos beirando o rio Reno, abaixo dessas ruínas está a igreja de St. Johann, construída no século XV.
Por volta de 1500, Laufenburg foi fortificada, com muros e uma enorme torre de armas, que foram danificadas em uma das guerras mais sangrentas da história: a guerra dos 30 anos (1618–1648). Somente a torre ficou de pé.
A medieval Laufenburg tem mesmo muita história pra contar, e depois desses pouco mais de 200 anos, dividida em duas, ambas cidades decidiram que não haveria fronteiras entre elas.
Uma bela ponte sobre o rio Reno, fechada para o tráfego de automóveis liga às duas cidades e seus eventos culturais, sim elas realizam muitos eventos juntas, um exemplo é o charmoso mercado de natal, que acontece na 3.ª semana de dezembro, e tivemos a chance de visitar em 2019 e também o carnaval de rua, que tem uma longa tradição e faz a cidade ferver.
O carnaval de 2020 de Laufenburg será de 06 a 26 de fevereiro. E essa tradição é mostrada nessa pintura no portão de entrada da cidade.
A partir de abril e possível fazer passeios de barco pelo reno nessa região. No verão funciona a Schwimmbadi Laufenburg com piscinas, e área infantil e toda a estrutura que uma badi na Suíça oferece. E em qualquer época do ano recomendamos fazer caminhada nas duas margens para apreciar as belezas dos dois lados da cidade.
Laufenburg: dois países, uma cidade, um coração!
Espero que tenham gostado dessa preciosa dica de passeio que envolve história, arquitetura, cultura e amizade!
Com carinho.
Silvia