Hoje foi o primeiro dia de aula da Isabella no Kindergarten. Ela vai estudar em um jardim de infância bem pequeno: uma casinha em uma cidadezinha que fica em um fim de mundo lindinho, para onde vamos nos mudar no final do ano kkkk. Não quisemos que ela começasse as aulas em Zurique para ter que mudar de escola depois, então optamos por já começar a levá-la para a escolinha no cantão de Aargau. Como a professora enviou correspondência para nosso novo endereço ainda não habitado, meu marido e eu perdemos o dia de visita à escolinha, então não conhecíamos nenhum dos pais e a Isa nunca tinha visto os futuros coleguinhas. Somente no carro é que lemos a cartinha da professora e nos demos conta de que tínhamos que levar escova de dente, pois a “fada dos dentes” vai visitar a escola quatro vezes ao ano. Então toca fazermos uma parada estratégica no caminho para comprar a escova!
Ufa, chegamos a tempo. Comentei com o meu marido que na carta estava escrito que os pais podiam acompanhar os filhos no primeiro dia. Perguntei se ele não poderia ficar um pouquinho antes de ir para o trabalho. Que sorte!!! Quase todas as crianças estavam acompanhadas de ambos os pais. Imagino como a Isa teria ficado chateada se ele não tivesse ido.
Dez minutos antes do horário estavam todos os pais e crianças na porta da frente. Os pais provavelmente mais ansiosos do que os filhos. A maioria (como eu) com máquina fotográfica registrando cada suspiro dos seus filhos.
Na classe dela serão 16 meninos e 6 meninas. Não sei como a Isa se sentirá, pois na creche em que ela estava a maioria era menina. Na sala de entrada cada criança tem um lugar demarcado com seu nome, onde deve deixar o sapatinho de usar dentro de casa, casaco e uma troca de roupa em uma sacolinha que devemos pintar junto com as crianças. Todos entraram, trocaram de sapatos e seguiram para uma sala grande onde teve início a roda de introdução e brincadeiras. Enquanto isso os papais ficaram espremidos na sala de entrada preenchendo formulários, pegando panfletos, trocando meia dúzia de palavras e volta e meia espiando as crianças pela porta ou através da janela. Depois da aclimatização fomos todos devagarinho nos despedindo e indo embora.
Fui buscar a Isa três horas depois. Ela estava toda sorridente, mas não quis me contar nada do que aconteceu. Agora estamos em casa, mas ainda não consegui arrancar dela muita informação.
Quais foram minhas impressões até o momento?
Achei o espaço físico bem diferente do da creche. Tem um cantinho de descanço, mas é bem pequeno para tanta criança. E a Isa percebeu que eles não têm mesa grande para comerem todos juntos. Ela me contou que fizeram lanchinho em “mesas de desenhar”. Eles têm muitos brinquedos lúdicos e parece que fazem vários trabalhos manuais e atividades como teatrinho. Todo o material usado em aula é fornecido pela escola e cada criança tem sua gavetinha na sala. Ainda vazia… hehehehe
Não sei o que preparar de lanchinho e como não fiquei durante a aula não pude observar o que as outras crianças levaram. Dei suco mas eles oferecem chá e água na escola, então não é necessário levar bebida. Sem falar que a Isabella trouxe a caixinha de suco aberta na lancheira, podendo vazar tudo. Ela quase não comeu as uvas que dei e eu é que comi as castanhas no caminho de volta para casa. Ano passado as professoras fizeram lanche comunitário. Elas distribuíam listas aos pais e cada criança trazia algo para ser dividido com o grupo todo. Mas no ano passado eram 5 alunos. Este ano 22!!!!!!!!!
Devido à grande quantidade de crianças eles optaram por quatro dias de aula pela manhã (com a primeira e segunda classe de jardim de infância juntas) e um dia de tarde para meninos e outro dia de tarde somente meninas. Engraçado, né? Uma vez por semana terão educação física.
Recebemos informações sobre visitas ao dentista e fonoaudióloga, além de uma lista de todos os aniversários do ano, pois nesses dias não é necessário preparar lanchinho, uma vez que o aniversariante deve levar lanchinho para todos.
Bem, para os pais com filhos entrando no jardim de infância é bom já saber que as crianças não serão alfabetizadas. Isso não era novidade para mim, mas ainda assim me pergunto como será o desenvolvimento da Isa, já que ela vinha frequentando uma creche excelente desde os quatro meses de idade por três dias inteiros. No jardim terá aulas todos os dias por apenas três horas e meia. Aliás, esse também é um ponto para as mamães que estavam esperando os filhos entrarem no jardim de infância para ingressarem ou voltarem ao mercado de trabalho: são apenas três/quatro horas de escolinha por dia…
Quem “manda” na escola é o professor. Então é importante ter um relacionamento legal com o professor do seu filho e ser bastante participativo. Mas melhor não ser muito invasivo. Quando conheci a professora na semana passada, antes do início das aulas, comecei a perguntar sobre projetos, metodologia etc. e percebi que ela começou a se sentir desconfortável. Achei melhor parar e dar tempo ao tempo.
Na hora da saída, apesar da gentileza das professoras senti falta da troca de informação. Era super gostoso conversar por dois, três minutos com a equipe da creche para saber como foi o dia da Isabella. Na escola a professora me deu a mão e disse tchau. Fiquei no vácuo. São 2 pessoas para 22 crianças ao invés de três para 12-16 crianças, como era na creche. Então é esperado que as crianças sejam muito mais independentes. Percebi que a Isabella ficou chateada pois durante uma brincadeira de roda ninguém a chamou. A professora perguntou se tinha alguma criança que ainda não tinha sido chamada e três se manifestaram. Mas ela não. Então não brincou. Ficou chateada, mas terá que aprender devagarinho a se expressar.
Ai ai ai, o dia está acabando e estou esgotada!! Hahaha. E isso foi apenas o primeiro dia do jardim de infância 😉 Acabei de receber um e-mail da professora pedindo uma caixa de dez ovos vazia para trabalhos manuais. Toca eu correr no supermercado amanhã de manhã…
Beijos,
Grazi
Mais posts sobre o jardim de infância e o sistema educacional suíço:
Sistema escolar Suíço no Cantão de Zurique
Como funciona o jardim de infância no Cantão de Zurique?
Jardim de infância… e outras preocupações
Que a Isa tenha experiências maravilhosas nessa nova etapa. 🙂
Essa primeira fase é difícil mesmo para eles, e pra gente também, claro. Sentem-se um pouco perdidos. Amaia sentiu muito, mas no Hort (ela frequentou o hort desde o começo, pois eu trabalhava 60%), onde ela era ‘de repente’ a mais nova, quando antes eles faziam parte do grupo dos mais velhos na creche. Foram duas semanas onde ela chorou muito (por causa do hort, com o jardim não tivemos problemas), mas conseguiu conversar com as coordenadoras e ela mudou de lugar na mesa onde almoçavam. Depois disso as coisas foram se ajustando.
Beijão
Lu
PS: Quando Amaia começou no Jardim ela recebeu da cidade de Zurique um flyer (ver link) indicando aos pais quais os Znünis (lanchinhos) ideais. Vou deixar o link para você e os leitores que quiserem ler mais sobre o assunto e obter mais dicas:
https://www.stadt-zuerich.ch/ssd/de/index/gesundheit_und_praevention/schularzt/ernaehrung/ernaehrungs-tipps.html
Oi Lú, acho que tudo está funcionando bem, mas acho que a Isa ainda não fez muitos amiguinhos. Como está indo no Kindergarten em uma nova cidade as crianças já se conhecem e ela está tendo um pouco de dificuldade de se enturmar.
Super obrigada pelo link dos lanchinhos!! Preciso variar mais, pois estou escrava da maçã, sanduiche de queijo e presunto ou bolachas salgadas… hoje ela vai para a floresta e esqueci de colocar na lancheira a “bendita” salsicha :((((
Bjinhos, Grazi
Nossa eu tive esta experiencia esta semana e so hoje me Sinto aliviada. bjs