Minha filha tem apenas quatro anos e eu já acho bastante. É uma delícia para os pais verem seus filhos crescerem, não é? Nos enchemos de orgulho. Assim também deve se sentir Lúcia Amélia Brüllhardt ao olhar para a ONG Prevenção Madalena’s, que acabou de completar mais um ano de atuação.
Criado em 1998 com o nome JEMBER (abreviação de Jesus est Mon Berger), o Prevenção Madalena’s vem desenvolvendo um trabalho louvável contra a exploração sexual e tráfico de seres humanos no Brasil e Europa. Lúcia Amélia, sócia fundadora e representante internacional, assumiu a presidência no ano de 2000 e começou um trabalho de visitas direcionadas à mulheres e homens trabalhadores do sexo.
Na Suíça francesa e alemã é feita a conscientização com o foco na defesa dos direitos humanos das vítimas de abuso e maus tratos sexuais, violência e tráfico de seres humanos, através de visitas a cabarés, saunas, bares e outros locais frequentados pela comunidade brasileira. A organização também oferece apoio, encaminhando as vítimas para assistência consular, médica, psicológica e jurídica.
Mas não basta tentar solucionar o problema sem atacar sua raíz. No Brasil a organização tem bases ativas no Recife e no Rio de Janeiro e também estão representados na Bahia, em Minas Gerais, no Espírito Santo e em Brasília. Em todas essas localidades é feito um trabalho intensivo de prevenção e conscientização em escolas e na mídia por meio de filmes e palestras, alertando sobre os riscos envolvidos nas ofertas suspeitas de trabalho no exterior, com por exemplo babá, cozinheira, dançarina, artista, ou mesmo propostas de casamento. Com essas ações o Prevenção Madalena’s procura quebrar a ilusão de glamour associado à vida no exterior e incentiva os jovens a estudarem, viverem e vencerem sem precisar sair do Brasil.
Acredito que todos tenham a preocupação com a educação das crianças e jovens, mas quando nos tornamos pais esse sentimento ganha proporções ainda maiores. infelizmente não temos o poder para mudar tudo de errado que existe de uma hora para outra, mas podemos começar plantando “sementinhas” em todos os jardins, pois o pouco que podemos fazer vai se multiplicando e se somando. E foi pensando nisso que convidamos Lúcia Amélia para um bate-papo. Além de parabenizar a entidade pelo trabalho lindo que vem fazendo nesses últimos quinze anos, aproveitamos para conhecer a ONG um pouquinho melhor e entender como todos nós podemos apoiar essa causa. Segue na íntegra nossa conversa com a Lúcia Amélia e um super obrigada a ela por essa entrevista!!
MA: Como você se sente quando olha para trás e vê esse percurso todo que o Prevenção Madalena’s vem trilhando nos últimos anos?
Lúcia: Me sinto UMA MULHER FELIZ!
MA: O que você diria que tenham sido as maiores realizações da organização?
Lúcia: Durante nossos 15 anos de atividades grandes foram as realizações, entre elas podemos citar :
- A cartilha preventiva ” As Aventuras de Mada-leninha, e o desaparecimento de Bubu “, que se transformou em audio-livro e logo em seguida E-Book. Traduzido em francês e inglês.
- Diversas mulheres entre brasileiras e dominicanas (total de 149 ) reenviadas a seus países de origem.
- A realização do projeto Piloto com o 1° Consulado Itinerante na cidade de Biel-Bienne.
- O Programa informativo “Madalena’s Babado Forte”
- A 1° Passeata contra Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual, realizada em Copacabana.
- Laureados Madalena’s I, II e III Edição, onde reunimos amigos, admiradores e membros Madalena’s de diversas partes do mundo.
Poderia citar todo o alfabeto, porém paro por aqui (risos).
MA: Quantas pessoas estão envolvidas na associação e como ela funciona no Brasil e na Suíça?
Lúcia: Pessoas “ativas e leais” temos hoje 70. No Brasil as ações são diretamente nas Escolas, aeroportos, rádios, jornais e televisão, onde são apresentados filmes baseados em fatos reais, palestras, entrevistas. E distribuição de panfletos em bares, praias, restaurantes, parques e discotecas, através dos quais os jovens são alertados e informados sobre o tema.
Na Suiça temos como objetivo defender os direitos humanos dos brasileiros (as) vítimas de abuso e mal tratos sexuais, do tráfico de seres humanos, da violência doméstica e da exploração laboral. Trabalhamos através de uma colaboração intermediária, estreita e leal, com as autoridades oficiais e as obras existentes. Promovemos e divulgamos a cultura brasileira através da música, filmes , literatura, dança, etc… mediante execução direta de projetos, programas e planos de ações.
MA: Como é feito o financiamento da organização?
Lúcia: Como sou escritora ,cantora e compositora a renda de todo material é revertido para o Madalena’s. Meu esposo é o patrocinador de peso e também conto com ajuda de admiradores, amigos e simpatizantes.
MA: Como você vê o desenvolvimento do tráfico de pessoas nesses últimos anos?
Lúcia: Nos últimos anos tem aumentado, principalmente no que se refere a menores. Entretanto, mesmo sendo repelida, a prática do Tráfico de Seres Humanos não deixou de existir e, hoje, cada vez mais, vem tomando proporções assustadoras. Isso se deve principalmente ao lucro que, segundo informações do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crimes (UNODC), pode chegar a 30 bilhões de dólares ao ano.
MA: Por que você resolveu escrever o livro “Aventuras de Madaleninhas” e qual é o público-alvo?
Lúcia: Exatamente por ver o desenvolvimento do tráfico no que se refere a menores. A Cartilha foi feita com o objetivo de alertar, informar e prevenir. É destinado a crianças entre 7 a 12 anos.
MA: Quais são as ações planejadas para o futuro?
Lúcia: Prevenção, Prevenção & Prevenção!
MA: Agora a última pergunta: como você acha que todos nós podemos colaborar na luta contra a exploração sexual e tráfico de seres humanos?
Lúcia: Compartilhando informações, falando a tempo e fora de tempo. Agindo exatamente como vocês do mamisabroad, estão fazendo, ou seja, compartilhando informações!
Quer conhecer ainda mais o trabalho do Prevenção Madalena’s? Acesse os sites www.luciaameliamadalenas.com ou www.prevencaomadalenas.com.