Você sabia que logo acima do lago Walen (Walensee), tem um lindo monumento dedicado a Paz?
Há um tempo, atrás fiz uma trilha na região e tive a companhia de um senhor que encontrei no caminho, e durante a trilha conversamos sobre lugares e ele me deu várias dicas, e o Paxmal foi uma delas, que eu deveria acrescentar a minha lista e foi o que fiz e algumas semanas atrás fui com a minha família checar o lugar.
O monumento
Paxmal é um monumento, até parece uma construção romana, que foi criado pelo artista de Zurique Karl Bickel que nasceu no ano de 1886, ele levou 25 anos para terminar a obra que começou em 1924.
O artista quis criar um lugar de contemplação interior, meditação, um lugar de paz para todos. A localizacão em si não é energeticamente boa, mas a proximidade com a cordilheira Churfisten e a vista do lago, fazem do Paxmal um lugar muito especial. As gravuras são lindas, o lugar desperta uma certa magia.
Como chegar:
Se você for de transporte público, tem que pegar um trêm até Walenstadt e depois o ônibus 443 descer em Walenstadtberg, Reha-Klinik, que será o seu ponto de partida para checar no Paxmal.
Se você for de carro, existem algumas possibilidades, como queríamos fazer a caminhada até o Paxmal, estacionamos ao lado da clínica Reha-Klinik, em uma pequena área, no momento eles estão renovando a estrada e não sei se construirão mais vagas, mas em dias lotados de visitantes, as pessoas acabam estacionando no acostamento em áreas com desvios. Tem estacionamento perto do Monumento, há 20 minutos de caminhada.
Reha-Klinik Aonde estacionamos estacionamento em Hochbrugg
O caminho.
Apesar de ter estacionamento próximo ao monumento em Hochbrugg preferimos estacionar ao lado da Clínica e fazer o resto do caminho, a pé, sigam a placa indicando Schrina-Hochrugg e depois a sinalização via Grund até o Paxmal.
O caminho tem 3,1 km cada trecho e dura em média uma hora, mas com crianças pode durar muito mais, mas vale a pena! A vista do Lago e o Churfisten, nos acompanha em todo o percurso, e na minha opinião acho essa cordilheira uma das mais bonitas da Suíça.
A maior parte do caminho é asfaltado, somente o trecho final é de terra e pedras, mas mesmo assim, acho acessível com carrinho de bebê, como caminhamos em rua asfaltada, prestem atenção com carros e ciclistas.
No meio do caminho, tem um Beizli, que agora está com a terraça aberta e é daquelas terraças com vista linda, geralmente em Beizli, você come pequenos pratos, nada muito elaborado. Em Grund, já chegando no Paxmal tem uma área para churrasco.
área para piquenique
Quando fomos ainda tinha neve, no trecho final, adoramos o lugar, o caminho, o dia lindo que estava fazendo quando visitamos.
Espero que gostem da dica! E se for lá visitar, volte aqui para nos dizer o que achou.