Está procurando um passeio diferente para fazer com a família toda? Que tal o Papiliorama, em Kerzers, no cantão de Freiburg? A Isabella começou no segundo ano do Kindergarten em uma segunda-feira e teve a terça livre, então aproveitei pra ir com ela, o Fabrício e meus pais no Papiliorama. Que surpresa maravilhosa!
Eu não estava com vontade de dirigir, então fomos de trem até Berna e de lá pegamos um outro trem até Kerzers Papiliorama. Como não consegui comprar os bilhetes on-line e o motorista do ônibus não conseguiu me vender o bilhete para o trajeto todo, tivemos que comprar o resto da viagem em na estação de trem de Berna. Ainda bem, pois acabei descobrindo que tem um bilhete especial que já engloba o transporte mais a entrada do Papiliorama. O desconto foi bom e meus pais, que têm 65 anos, pagaram menos ainda.
O tempo estava meio feio, com previsão de chuva, então resolvemos começar o passeio pelo mini-zoológico, agregado ao Papiliorama, para depois ver as atrações do “lado de dentro” caso o tempo piorasse.
O “Zoé Zoo” é super lindinho!! Tem diversos animais pequenos dos quais as crianças podem se aproximar ou com os quais podem até mesmo interagir. São coelhos, galos, porcos, burrinhos, patos, cabras, entre outros.
As crianças adoraram. Mas quando minha mãe inventou de pegar galhos da árvore para dar para as cabras elas começaram a brigar e tivemos que sair correndo antes de levar uma chifrada…
Mais adiante tem um observatório de pássaros e um viveiro com abelhas, minhocas e alguns insetos. A Isa não teve muita paciência nessa hora e fomos bem rapidinho para uma área de piquenique onde tem um parquinho. Conseguimos tirá-los dali pois prometemos batata-frita com chicken nuggets e assim seguimos para o restaurante almoçar. 😉
O restaurante é bem legal e tem algumas opções saudáveis também, como um buffet de saladas. Mas a fila estava imensa e demorou bastante para conseguirmos comprar comida.
De lá fomos ver os animais de hábitos noturnos, no “Nocturama”. Não sei se foi uma boa ideia logo após o almoço, pois o cheiro de urina e fezes dos animais é muito forte e demora até o nariz se acostumar ou as células olfatórias “morrerem”. Mas é suuuper legal! A vegetação é inspirada na floresta tropical das Américas do sul e central, e como é de se esperar o ambiente imita a iluminação do luar. Obviamente flash de fotos é tabu. Ali se encontram diversos animais como macaco de hábito noturno, paca, bicho preguiça, porco-espinho e jaguatirica. E morcego, claro. Muuuuitos morcegos. Aliás, esse é o grande destaque do local, pois os morcegos voam livremente passando pelas nossas cabeças. E tem até uma caverna onde eles estão em maior concentração. Minha mãe surtou e queria apressar o passeio. Pra não perder o costume comecei a brigar com ela e por um pouco não vira barraco brasileiro. hahahaha.
Pena que meu marido não foi com a gente, pois ele teria amado! Não a discussão, mas os morcegos 😉
Depois fomos para o “Papiliorama” propriamente dito. Em um espaço de 40 metros de diâmetro e 14 de altura foram recriadas as condições ideais para mais de 120 espécies de plantas tropicais, alguns pássaros e peixes. Sem falar nas mais de 60 espécies de borboletas originárias das Filipinas, Malásia, Costa Rica e Tanzânia. Inclusive é possível observar o ciclo de vida das borboletas em alguns viveiros: ovo, lagarta, pupa e borboleta. Super interessante. Pelo menos pra mim. O Fabrício nem ligou e ficava correndo de um lado pro outro.
Lindo, muito lindo mesmo! As borboletas voam sem parar entre a gente e só acabamos saindo dali pois o calor estava muito forte, assim como no Mazoala, no Zoo de Zurique.
Ficamos super impressionados e amamos o passeio. Quando já estávamos nos preparando pra tomar o sorvete de saideira vimos que ainda tinha mais uma atração: o “Jungle Trek“, uma cópia fiel da área protegida de Shipstern, em Belize, na América Central. Muito legal também. Tem uma ponte de 7 metros de altura de onde dá para observar toda a vegetação e muitos animais, como tucanos, iguanas e quatis.
O passeio foi o máximo e durou o dia todo! Vale MUITO a pena. Voltamos para casa esgotados, mas super felizes! Quero ir de novo pra levar o meu marido também. Quem sabe não marcamos um encontro do Grupo Mamães na Suíça por lá num final de semana? 😉
Beijo com carinho,
Grazi
Papiliorama
Moosmatte 1, 3210 Kerzers
www.papiliorama.ch
Aberto 363 dias por ano, das 9 às 18h no verão e das 10 às 17h no inverno
Preços: 0-3 anos gratuito, 4-15 anos paga CHF 9 e adultos pagam CHF 18. Desconto para estudantes, idosos e grupos.
Como chegar:
De Transporte público:
desde Zurique pegar trêm até Berna, outro trêm até Lyss e outro trêm até Kerzers Papiliorama
De carro: