O que levar quando for acampar
Nossas experiências

O que levar quando for acampar

27 jul 2016

Acho que tem muitos pais por aí querendo acampar, pois depois que publicamos o post sobre “O primeiro acampamento a gente nunca esquece – Brienz, Berner Oberland” recebemos alguns e-mails pedindo dicas do que levar. Então aí vai um apanhado de algumas dicas que peguei quando fui acampar e que podem ajudar os campers de primeira viagem…

Bem, o que eu não sabia é que acampamento começa bem antes do ato em si. Se você não tiver nenhum equipamento pode emprestar de alguém ou comprar tudo, como fizemos. E se decidir não comprar de segunda mão (como no ricardo.ch), a aventura pode sair bem cara antes de se tornar férias „econômicas“. Socorro!! Sem falar que a gama de opção é gigante e pessoas inexperientes como a gente acabam super perdidas, navegando infinitamente na internet à procura de resenhas e dicas. Talvez uma visita à uma loja especializada e uma boa consultoria poupe muita gente do estresse, mas no nosso caso deixamos tudo para o último minuto então fizemos a compra no site campz.ch, que é bem carinho, na minha opinião.

Na barraca investimos um bom dinheiro, mas posso dizer que não nos arrependemos! Meu marido tinha memórias péssimas da infância, de quando tinha que ajudar o pai a montar, desmontar e limpar aquelas barracas super antigas. Então quando lancei a ideia de acamparmos ele só aceitou com a condição de comprarmos uma barraca com estrutura inflável, que pode ser montada em menos de 10 minutos. Pedido atendido. Compramos uma de seis lugares da marca Vango, alta o suficiente para nossa família de gigantes ficar em pé sem nenhuma dificuldade.

mamaes_na_suica_camping_aaregg14

15 minutos depois…

mamaes_na_suica_camping_aaregg25

Compramos também uma mesa dobrável com banquinhos, que vira uma maleta. E para dormir quatro colchões infláveis de solteiro (mexe menos), sacos de dormir e toalhas funcionais, que são bem fininhas, leves e secam rapidinho. Na primeira noite senti muito frio, pois usei o saco de dormir do exército (do meu marido). Nunca mais! Na segunda noite coloquei mais roupa e descobri que se dorme com a cabeça para dentro da barraca, não em contato com a parede externa da barraca, por causa da temperatura. Mesmo assim senti muita falta de travesseiro :(. Na nossa segunda viagem levei um no carro.

mamaes_na_suica_camping_aaregg20

Além disso levamos: talheres, copos e pratos (aqueles de plásticos coloridos do IKEA), panos de prato, panos de chão e uma geladeirinha com gelo para conservar umas coisinhas que levamos para o café da manhã. Canivete suíço também não faltou. No segundo final de semana levamos uma churrasqueirinha para fazer o jantar e melhoramos nossa técnica: ao invés de viajarmos cheios de sacolas do Migros e Coop fizemos uns kits mais práticos: kit cozinha, kit banheiro e kit brinquedo. Ajudou muito! Quando voltamos guardamos as caixinhas fechadas no depósito (aqui em casa não temos Keller) e estamos sempre preparados para acampar, sem muito desgaste na preparação.

Arquivo_000

Nosso Kit cozinha sendo preparado

No kit brinquedo leve uns livrinhos, baldinhos e pazinhas, e brinquedos que seus filhos gostam. Jogos também são uma boa pedida para entreter a família. Ou pais malditos como a gente apelam para o laptop com uns filmezinhos pra crianças. A Isa e o Fabrício adoram pintar e desenhar, então lápis e papel não podem faltar e ajudaram muito na hora de deixá-los mais calminhos no final do dia…

Colocamos no carro também havaianas para o banho, detergente e bucha pra lavar a louça (no kit cozinha), spray anti-picada e um tapetinho para ficar na entrada da barraca e deixar a sujeira do lado de fora. No último minuto meu marido se lembrou de colocar na mala pazinha com vassourinha pra limpar a barraca antes de desmontá-la. Ainda bem. Se você tiver aqueles aspiradores de pó portáteis melhor ainda. No primeiro final de semana usei a lanterninha do celular para me orientar no escuro e funcionou bem. Mas pra ficar do lado de fora da barraca curtindo um vinho de noitinha melhor ter uma lâmpada própria para camping, daquelas que têm até dimmer. Compramos para a segunda viagem… 🙂

Das duas vezes eu levei roupa demais, como sempre. Mas fiquei com receio de as crianças se sujarem muito e terem que trocar de roupa algumas vezes durante o dia. Mas isso não aconteceu. Também acabei descobrindo que a maioria dos campings com infraestrutura têm máquina de lavar e secadora.

Uma coisa que recomendo é comprar cabo de energia próprio para camping ou jardim. Da primeira vez pagamos pela energia mas não tínhamos extensor. E mesmo que tivéssemos levado um, como choveu muito não poderíamos ter usado para puxar a energia da caixa central à nossa barraca e carregar o celular, por exemplo. Nesse caso só cabo encapado mesmo. Falando em energia tem gente que investe em bomba elétrica para encher os colchões. Não temos uma, então meu marido teve que suar a camiseta mesmo…

Arquivo_000De qualquer forma evite comprar muita coisa logo no começo e deixe para ir sentindo devagarinho o que você precisa ou não. Minha cunhada é super “pró” e quando eles vão acampar levam até uma cafeteira e maquininha de fazer capuccino kkkk. Luxo puro!! Não vamos copiar, mas achamos o máximo acampar com eles, assim podemos “roubar” uns capuccinos deliciosos depois do jantar… tudo de bom!!! :))

Beijo com carinho,
Grazi

Com carinho, Grazi
Compartilhe o post
Deixe seu comentário