A Suíça tem oficialmente quatro línguas, mas há uma que somente 0,5% da população fala, que é o retoromansch. A primeira vez que eu ouvi essa língua foi quando estivemos pela primeira vez na linda, pequena e encantadora Guarda.
Guarda está localizada, na minha opinião, no Cantão mais lindo da Suíça, o Grisões (Graubünden), está situada a 1600 metros de altitude e não possui mais do que 200 habitantes, dentre os quais 62,5% falam o romanche. Trata-se de uma daquelas cidadezinhas suíças que ficou parada no tempo, servindo de inspiração para Celina Chönz escrever o livro infantil “Schellen Ursli”, em 1945.
E, desde que lemos “Um sino para Ursli”, ficamos curiosos para conhecer a pequena cidade descrita no livro e vivenciar de perto a busca de Ursli por um sino gigante, afinal eles recriaram alguns trechos da história em uma trilha temática sensacional para crianças.
Desde a primeira visita, a impressão que tenho é que Guarda nos transmite uma visão bucólica e intocada de uma Suíça que parou no tempo, e não é à toa que em 1975 recebeu o prêmio Wakker de cidade mais preservada do país, sendo considerada um verdadeiro tesouro nacional.
Como chegar
De carro
São 2h30 desde Zurique, e no percurso você terá que pegar o Vereina Túnel (é um trem que transporta veículos e atravessa dois vales da região de Chur à região do Engadin). No verão, custa 39 chf, estando disponível a cada 30 minutos.
Na cidade, há dois estacionamentos: Parkhaus Guarda, endereço Chasa Fuschina, e o Parking Chantun Sura, endereço Chantun Sura.
De trem
Desde Zurique, são 2h50. Preste atenção, pois essa estação é daquelas que você precisa apertar o botão para parar. Há conexão de ônibus, mas os horários são bem limitados.
O botão para solicitar a parada do trem fica ao lado desse painel amarelo
O que fazer:
1- Andar pela cidade e deixar-se encantar pela arquitetura, pela paisagem, pela comida, pela língua e pelas portas.
2- Casa número 51 – Não deixe de passar em frente e tirar uma foto da casa de número 51, ela é uma casa pintada como as outras da vila, mas no livro ela representa a casa dos pais do Ursli.
3- Museu – Localizado em frente ao hotel Meissner, oferece informações sobre várias cenas do livro. O museu é bem pequeno e lá você encontrará a primeira versão do livro, escrita em 1945. Você sentirá como se vivesse naquela época, com os artefatos e os utensílios de uma época que ficou para trás para nós, que nos fazem perceber o quão fácil é a nossa vida hoje em dia. Anexo ao museu, há um café, aberto diariamente das 10h às 17h.
4- Trilha – A nova trilha foi inaugurada em 2017 e, diferentemente da anterior, o percurso conta apenas com 8 estações interativas, distribuídas em 3,1 quilômetros, com duração de 1h30, e uma diferença de altitude de 248m. Infelizmente, não é acessível para carrinhos de bebês, possui três áreas para piquenique e de dezembro até meados de abril a trilha é fechada. A trilha começa diretamente na cidade, em direção ao Plan dal Növ, Clüs até Lajet. Voltando para Guarda, siga os postes com a foto de Ursli e você descobrirá as aventuras dele e fará a trilha sem problemas.
Mapa da trilha
foto retirada do site oficial
Aqui você abre o compartimento e pega um guia da trilha
Siga esses postes
Para quem já leu o livro, algumas estações te farão lembrar de alguns trechos e outras serão atividades interativas sobre a história e a região
- Primeira estação é um jogo de memória onde você fica sabendo a rotina diária de Ursli
- descobrindo a rotina dele começa aqui a aventura de Ursli. A próxima estação é a famosa distribuição dos sinos e por causa dela, ele se arrisca nos alpes em busca de um outro sino.
- Ele segue aventura e passa por uma ponte de madeira que está no caminho até a cabana nos alpes em busca de um sino gigante
- Nesse caminho ele tem que cruzar um campo nevado, pois a cabana é bem no alto da montanha
- E, finalmente chegamos na cabana lá no alto dos alpes
E aqui você encontra uma área para piquenique
- Continuando na trilha no caminho de volta a Guarda, você caminhará por uma floresta com diversos totens de madeira com trechos da história e encontrará um pequeno lago o “Lajet” onde você pode também descansar um pouquinho antes de continuar na trilha e chegar ao destino que é a casa de Ursli.
- Chegando em casa e aqui é a última estação
Mas, para quem não leu o livro, uma dica, leia antes de fazer a trilha, assim você sentirá que está participando junto com Ursli da busca pelo sino gigante.
Boa Trilha!
Com carinho
Rita
Buscando outras atividades para fazer com crianças na Suiça, dê uma olhada nos posts abaixo.
Estive ai em março de 2023.
Lindo demais.
Temos o Grupo Folclórico Suíço Edelweiss.
Dou aulinhas de alemão,
Estou preparando para a próxima semana uma aula novamente sobre a História do Ursli.