Outro final de semana e outra aventura em família, dessa vez escolhemos visitar um lugar que estava na nossa listinha ja fazia tempo.
A Suíça é um destino cheio de paisagens lindas e impressionantes. Entre vales, cidades, lagos e montanhas o país possui inúmeros tesouros naturais de tirar o fôlego. E um deles é a geleira Rosenlaui.
Localizada na menor aldeia Suíça de mesmo nome, em Meiringen, no cantão de Berna, a geleira em si, é pequena, são seis quilômetros quadrados. Mas graças a essa geleira, duas belas atrações naturais surgiram — o desfiladeiro de geleiras de Rosenlaui e as cataratas mundialmente famosas de Reichenbach.
Nós visitamos o desfiladeiro e vou contar para vocês um pouco da nossa experiência, que valeu muito a pena. As cataratas de Reichenbach ainda está na nossa lista.
Como chegar:
De carro
Existem duas maneiras de chegar ao desfiladeiro via Meiringen ou via Grindelwald. O desfiladeiro pode ser alcançado de carro particular só por Meiringen, a rota entre Schwarzwaldalp e Grindelwald é fechada ao tráfego privado.
Na entrada do desfiladeiro tem estacionamento e no entorno. O estacionamento é pago e você paga em uma cabine com uma máquina automática em Zwirgi, uma cidadezinha antes de chegar em Rosenlaui. Prestem atenção é o único lugar onde se pode pagar o estacionamento, e nos finais de semana tem filas de carros, então fiquem na fila e evitem a multa.
De transporte público
De trem até Meiringen ou Grindelwald.
De Meiringen com o ônibus até a parada “Gletscherschlucht Rosenlaui”. e de Grindelwald com o ônibus até Schwarzwaldalp e outro ônibus até a parada “Gletscherschlucht Rosenlaui”. Funciona de 6 de junho a 25 de outubro de 2020 diariamente pela manhã e à tarde, em intervalos de uma em uma hora. Consulte aqui o melhor itinerário.
Horário de funcionamento e tickets
Abre diariamente das 09:00 às 18:00 horas durante o verão. Em maio e outubro funciona das 09:00 às 17:00 horas.
Adulto | 8chf |
Crianças (6-16) | 4chf |
A Visita
Inaugurado em 1903 o desfiladeiro Rosenlaui recebe hoje em dia uma média de 20 000 visitantes todos os anos e para assegurar a segurança de todos, antes de entrar em funcionamento no verão, a estrutura é inspecionada na primavera por uma companhia com a ajuda de guias de montanha #coisasdasuíça, segurança em primeiro lugar sempre.
A visita começa no quiosque onde você compra o ingresso, se quiser, pode aproveitar e fazer um lanchinho ou comprar souvenires antes de iniciar o passeio. O caminho através do desfiladeiro é bem protegido por uma subida gradual com 215 degraus de escadas, passando por 12 túneis e cercada por superfícies rochosas de até 80 metros de altura. É um passeio ótimo para fazer em família, não é acessível com carrinho de bebê e tomem muito cuidado com crianças pequenas.
No começo do desfiladeiro ja somos surpreendidos com uma linda cachoeira, durante todo o percurso você sera surpreendido com o poder da natureza, do lado direito, você pode observar a geologia das rochas e no lado esquerdo, a forma como a água derretida da geleira Rosenlaui vem esculpindo essa ravina por milhares de anos, criando esculturas fantásticas.
Durante o percurso você pode aprender sobre o desfiladeiro nas placas informativas afixadas no corrimão, e outra coisa nesse período de coronavírus, foi que vimos vários cartazes espalhados durante o percurso sobre as normas de higiene e segurança em relação a atual situação em que vivemos.
A beleza, energia e o poder da água fluindo pela ravina encanta e torna o passeio fascinante.
O final do passeio pelo desfiladeiro você sairá em uma floresta, logo encontrara uma área para piquenique e através de uma trilha de mais ou menos 20 minutos pela floresta, você voltara ao ponto de partida.
Nós decidimos explorar um pouco mais o local, que por sinal tem várias trilhas entre elas: Romantikweg, Sherlock-Holmes weg, auf Goethes spuren, não fizemos nenhuma delas, nós seguimos a sinalização de uma trilha Engelhornhütte que você ja avista da saida do desfiladeiro e 5 minutos de caminhada passando por uma ponte de madeira, você chega em uma várzea repleta de grandes rochas, pois queríamos ter a visão da geleira e acabamos por descobrir que muitas famílias sobem e sentam nas rochas para fazer piquenique e admirar a beleza do lugar. Muitos aventureiros atravessam um pequeno fluxo de água e pedras e chegam na parte da geleira onde o derretimento formou as morainas com formações impares.
No vale você encontrara o hotel Rosenlaui com um lindo jardim e um quiosque e no verão com mesinhas espalhadas pelo jardim onde você pode tomar um café ou sorvete em uma atmosfera muito agradável. Passando o jardim em uma caminhada de 5 minutos você chega na linda queda d’agua Rosenlaui.
O vale de Rosenlaui é mais um daqueles lugares lindos e que vale a pena a visita!
Com carinho,
Rita
Mais informações: www.rosenlauischlucht.ch
Obrigada por ler! Descubra em nosso blog muitas atividades e aventuras em família e muito mais aqui na Suíça.
Bom dia Rita! Tudo bem? Gostei muito de sua postagem com as informações sobre a Geleira Rosenlaui. É possível visita-la em fevereiro, quando estarei na Suíça?
Desde já agradeç.
Oi tudo bom Cláudio
A geleira infelizmente em fevereiro fica fechada, por causa da neve é perigoso, mas você pode visitar a região e o hotel Rosenlaui que no inverno é bem bonito