Há alguns dias fomos visitar o museu dos transportes em Lucerna (Verkehrshaus). Há mais de um ano o Nico ganhou um Gutschein (vale-presente) de aniversário de uma querida amiguinha e só agora depois de tantos planos conseguimos organizar o passeio. O papai queria muito estar junto – “coisas de meninos” que amam carros, trens e aviões – mas eu queria ir durante a semana para aproveitar bem o museu. Já tinha ouvido falar que durante os finais de semana o fluxo de pessoas é maior. Lógico que nem se compara à 25 de março em São Paulo na época do Natal, mas realmente gostaria que ele pudesse apreciar melhor o museu. Por fim conseguimos conciliar e fomos numa segunda-feira. Tinha algumas escolas por lá e alguns outros visitantes, maioria turista que estavam visitando Lucerna.
O museu do transporte Suíço foi inaugurado em 1959 e desde então é o mais popular do país. Possui uma área de 20.000 m2 de extensão e mais de 3 mil objetos no qual você pode interagir. Mais do que um museu, o local é um complexo fantástico de entretenimento para toda família. Já na entrada percebi a felicidade do Nico ao olhar em sua volta e ver o que o esperava.
O museu dispõe de quatro edifícios principais, cada um com foco em um modo diferente de transporte: trens, aviões, carros, barcos, uma arena open-air, um cinema, um planetário e a Aventura do Chocolate.
Cada um dos edifícios possui muitas exposições interativas sempre intercaladas com material educacional. Um exemplo é a Swiss Arena: uma área de 200 m2 que nada mais é do que uma fotografia por satélite da Suíça na escala de 1:20.000. Mas não é apenas uma foto e sim 7.800 imagens individuais, retirada de uma aeronave a altitudes acima de 4.400 metros. É uma área didática na qual se pode andar com umas pantufas e se localizar geograficamente, descobrindo as diversas áreas e regiões da Suíça. Não visitamos essa área pois tinha um grupo de alunos numa atividade escolar com questionários em punho respondendo as questões que a professora fazia.
Como chegamos por volta das 11h00 resolvemos primeiro almoçar e das opções de restaurantes escolhemos o que tem comida por quilo. Mas antes guardamos nossas jaquetas e bolsas no armário com chave que tem logo atras da bilheteria. Agendamos para fazer a aventura do chocolate às 13h20, por isso depois do almoço fizemos somente uma volta rápida pela arena (open-air) para depois sim, da experiencia do chocolate, fazermos todo o percurso.
Na arena, que por si só já impressiona bastante com um grande avião e barco no meio do pátio, há um curso de condução para crianças acima de três anos, vários scooters para as crianças usarem, guarda-chuvas em caso de chuva, uma área enorme de construção. Como fomos agora no inverno algumas dessas atividades não estavam disponíveis devido ao tempo. Então seguimos para a aventura do chocolate.
Ficamos muito impressionados e maravilhados com essa aventura. Primeiramente você entra num container onde é projetada imagens do oceano, como se você estivesse fazendo uma viagem à África em um dos países que exportam cacau para a Europa. Desembarcando no subsolo você irá se acomodar em pequenos carrinhos que comportam até cinco pessoas (meu marido disse que parece com um bombom). E de lá através de uma apresentação multimidia conhecer um pouco sobre a origem, produção e distribuição do chocolate. No final ainda ganha uns chocolates de brinde. Tanto eu quanto meu marido ficamos fascinados com a tecnologia, a história e a dinâmica dessa aventura. Em uma palavra: Fantástica.
De lá seguimos para os edifícios…
Transporte ferroviário: Para armazenar todos os trens com certeza precisa-se de um espaço bem grande, por essa razão esse é o maior de todos prédios e o que o Nico mais gostou. Vimos desde trans puxados a cavalos, trens a vapor até os mais atuais que nos servem diariamente em nossa locomoção pela Suíça.
Transporte rodoviário: Imagina uma parede (como se fosse uma estante) repleta de exemplares antigos e modernos de carros, com um show onde a platéia interage, escolhendo qual carro será retirado do estande e mostrado ao público. O marido não queria mais sair dali kkk. O espaço possui também uma área destinada à dicas de segurança no trânsito para as crianças. Para finalizar esse edifício é todo decorado com placas de indicações de direção em estradas principais e secundárias de todas a regiões da Suíça.
Logo em frente tem o Edifico da Navegação e Teleféricos (Cableways): Aqui pudemos assistir ao Nautirama, uma apresentação de uns 20 minutos sobre a história da navegação na Suíça. Muito interessante! Além de poder apreciar e ver a importância dos teleféricos e bondes para a locomoção nos alpes.
E por último logo em frente tem o edifício do Transporte aéreo: Aqui você tem um pouco do passado, presente e futuro do que é um dos meios de transportes mais seguros do mundo. Infelizmente algumas das atividades não estavam funcionando no dia, devido à manutenção, como o simulador.
Infelizmente não conseguimos visitar o Hans Erni museu que fica ao lado do edifício do transporte aéreo. Ficará para uma próxima visita.
Como chegar:
-
- De carro
- De transporte público: trem até Lucerna e de lá ônibus ou caminhando
- De carro
Ingressos:
Existem diferentes tipos de tickets:
Museu:
Adultos: 30 chf
Crianças a partir de 6 anos: 15 CHF
Criança até 6 anos entrada gratuita
Chocolate Aventura:
Adultos: 15 chf
Crianças a partir de 6 anos: 09 CHF
Se você tiver o ingresso do museu você paga menos para a aventura do chocolate.
Planetário:
Adultos: 15 chf
Crianças a partir de 6 anos: 09 CHF
Se você tiver o ingresso do museu você paga menos o Planetário.
Cinema(filmes 2D e 3D): entre 18 e 22 francos (adultos) e crianças a partir dos 06 anos entre 14 e 22
Os ingressos podem ser comprados online através do site oficial. Mais informações aqui.
Nem é preciso dizer que ao final do dia o meu pequeno, além de cansado, estava também muito feliz. Como qualquer garotinho nessa faixa etária carros, trens, aviões e alguns super heróis são suas paixões.
Tudo por lá é tão interativo que pudemos vivenciar de perto a evolução dos meios de transportes e como o homem desde a invenção da roda vem locomovendo-se cada vez melhor, mais rápido e com mais segurança e encurtando distâncias entre países, culturas e povos.
Vale muito a pena visitar esse museu!
Beijos
Rita
Os meus filhos tambem gostam muito desde Museum!
Elis vamos combinar para irmos juntas. O Nico vive me pedindo para ir lá.
beijos