Aproveitando que ainda alguns flocos de neve persistem em cair nessa primavera, decidimos visitar um museu recém inaugurado em Zurique: o museu da FIFA. Mas se você é do tipo que não gosta de futebol você pode ir com seus pequenos no museu dos transportes ou museu dos dinossauros – dá uma lida e vê se se anima.
Decidido o destino saímos de casa já quase na hora do almoço e no meio do caminho liguei para uma amiga convidando-a. Chegamos por volta das 11h30 compramos o ticket que custa 24Chf adultos (crianças até 6 anos não pagam). Crianças a partir de 08 anos têm direito a um kids trail (um caderno com a história do museu, onde o mesmo pode fazer anotações durante a visita). A recepcionista foi muito simpática e nos indicou o restaurante na parte superior, onde o cardápio oferece Kindermenu (sempre a mesma coisa), mas eles capricham no menu, diariamente são servidos pratos diferentes. Tanto eu como a Kelly aprovamos a comida, estava ótima.
Dentro do museu não é permitido comer, então resolvemos comer antes. A recepcionista nos orientou a guardar nossos pertences em armários localizados descendo as escadas.
Como ficamos bastante tempo no restaurante, ao voltarmos para a entrada do museu tivemos que validar o ticket para poder entrar.
Ao entrar no museu, no andar ” Planeta Futebol” você se depara com três grandes telas de LED mostrando como o futebol faz a alegria de muitas pessoas ao redor do mundo e pode também acompanhar a ordem cronológica desde seu surgimento. No centro você poderá apreciar um arco-íris de camisetas de todas as seleções do mundo totalizando 209.
Descendo as escadas.
No andar ” galeria das copas” você passará pela história de todas as copas do mundo, com várias estações interativas. Pode enviar uma selfie para amigos e também tirar uma foto com a taça que fica permanentemente em exposição no museu. Pode responder a quizz, tem uma plataforma interativa muito legal que você pode dançar coreografias típicas que alguns jogadores fazem durante as partidas. Depois de dançar que tal sentar numa arquibancada e esperar pela próxima sessão de cinema que dura 8 minutos mostrando diversos momentos das histórias de copas intitulado de “A final”? Terminada a sessão você entrar em um elevador até o último andar.
O andar “Campos de jogos”, com várias atrações, mostra como o futebol foi e é impactante em diversas sociedades. Foi o andar onde as crianças brincaram bastante. Nesse andar fica o
laboratório criativo: é a hora de desenhar, recortar e colar se divertindo sempre. Mas o que mais atrai a atenção não só das crianças mas dos adultos também, afinal diversão não tem idade, é um grande jogo de Pinball, na qual fazemos parte da máquina e somos os jogadores. É só pegar uma pulseira com um dos monitores, encarar uma fila e quando chegar a sua vez escannea-la e se divertir. A pulseira é válida por 7 horas e pode-se repetir várias vezes cada jogo, mas com uma pausa de 20 minutos, pois sempre tem uma fila grande.
O tour do museu termina na lojinha que está localizada no mesmo piso do restaurante (bistrô) e do café-bar.
Como chegar:
de transporte público clique aqui, saindo da estação de trem Enge, em frente.
de carro
no próprio site eles recomendam não ir de carro, pois não possui estacionamento, e na região você encontrará poucas áreas azuis ou estacionamentos com parquímetro. E depois você não fica limitado.
Já eram quase 5 da tarde e os meninos ainda no pique de brincar e jogar futebol, correndo pelo museu. Foi uma experiência muito proveitosa. Eu particularmente adorei o museu, extremamente organizado, moderno, com tecnologia de ponta. E para terminar você pode baixar a App do museu, seguir o guia auditivo e aprender mais sobre a coleção. Vale a visita!! Mesmo para quem não é fã de futebol.
Fifa Museum
Seestrasse 27
8002 Zurique
Abraços,
Rita