Gostamos muito de acampar em Brienz, como já escrevi em um post. Sou fã desse vilarejo, localizado no lago Brienz, no cantão de Berna. Além de lindo, é ponto de partida de diversas opções legais de passeios, como St. Beatushölen, Ballenberg Museum e Aareschlucht.
Agora no verão meus pais vieram para a Suíça de férias e passamos uma semana em um apartamento não muito longe dali, em Beatenberg. Em um dos nossos passeios resolvemos fazer o “Zwergenweg” (caminho dos anões), saindo de Mägisalp indo até Bidmi, em Hasliberg. A estória do anão Muggestuzt e sua mulher Senhora Raurinde foi criada pela autora e professora de jardim de infância Susanna Schmid-Germann, que desde 1996 escreve livros infantis.
Existe o Zwergenweg Mägisalp-Bimi, de 5 Km, passando por Gummenalp, e o Zwergenweg Käserstatt-Lischen, de 3 Km. Escolhemos o primeiro trajeto. Fomos de carro até Hasliberg-Reuti e de lá pegamos a gôndola até o restaurante Alpen tower, que é o ponto mais alto dessa estação de esqui. A vista é linda.
Fizemos um piquenique e descemos de gôndola até Mägisalp, de onde começamos a trilha. A previsão da caminhada era de duas horas de duração, mas levamos quase três horas e meia, por causa das inúmeras paradas. E olha que no final pulamos umas duas estações para chegarmos até Bidmi antes das 17h, a tempo de pegarmos a gôndola para retornar.
O caminho é super legal, subindo montanha e atravessando floresta de pinheiros. Pelo que entendemos os anões tem tradição no vale Hasli e Muggestutz é o mais velho dos anões da região. Ao longo do trajeto são colocadas pistas e pequenas charadas que convidam as crianças a participarem de inúmeras aventuras, como explorar uma pequena caverna de árvore, fazer coleta de pinho, andar em um labirinto… É muito legal e a Isa e o Fabrício se divertiram tanto, que nem perceberam o quanto andaram.
A casinha do Muggestutz foi o ápice do passeio. Adoramos. Quando percebi o Fabrício já estava sem sapatos deitado na cama do anão hahahaha.
Foi difícil tirá-lo de lá e seguir com a caminhada. Nossa “família de gigantes” amou essa trilha kkkk e recomendamos o passeio para todas as famílias que tiverem crianças que já estejam andando ou podem ser carregadas no “baby carrier”, pois não dá para fazer o percurso com carrinho de bebê. No caminho tem bastante opção para fazer piquenique, então leve seu lanchinho e água! Em uma das paradas tem também um banheiro Toi Toi, que quebra um super galho ;).
A trilha funciona do final de junho até metade de outubro, portanto fique de olho na previsão do tempo e corra para fazer ainda esse ano, pois talvez dê tempo. Ou coloque na sua listinha de passeios para 2018. Vale super a pena!!
Um grande abraço,
Grazi