Era uma vez algumas mulheres que se viam de tempos em tempos em atividades ou eventos do CEBRAC, em Zurique. Por força do destino ou simplesmente coincidência da vida essas mulheres foram ficando barrigudinhas mais ou menos na mesma época.
Depois de alguns encontros ocasionais, essas mamães começaram a conversar e perceberam que estavam todas no mesmo momento, curtindo os bebês recém-nascidos e atravessando os desafios da maternidade. Resolveram se encontrar com mais regularidade, assim poderiam trocar experiências, montar uma rede de apoio e especialmente proporcionar para os pequenos um espaço onde pudessem brincar com outras crianças que também falassem português e, através de músicas infantis e comemorações de datas diversas, conhecerem um pouco da cultura brasileira.
Assim nasceu o Grupo Mamães na Suíça. Criado em março de 2012, completamos recentemente dois anos de vida. Nós organizamos os encontros do grupo e já tivemos o prazer de desenvolver diversas atividades, contando sempre com a ajuda e participação de outras mamães bastante engajadas. Mas o mais gostoso de tudo é ver a amizade entre nós florescer e se fortificar e observar nossos filhos brincando com seus muitos amiguinhos brasileiros. E agora que algumas mamães já estão levando os segundos filhos também, o grupo está se acomodando para receber, com muito carinho, novos “pequenos” participantes.
No início usávamos a sala do CEBRAC para nossos encontros, mas logo as crianças foram crescendo e ficando curiosas demais para não colocarem a biblioteca de pernas pro ar… Resolvemos então nos mudar e passamos a alugar uma sala no Viadukt – o Bogen 16.
A sala já conta com uma infraestrutura apropriada para crianças, então tornou-se o ambiente perfeito para nossas atividades. As grandes janelas de vidro deixam entrar bastante claridade e o espaço amplo permite muito movimento. Dá para dançar e pular sem problemas. Em todos os encontros as crianças trazem um lanchinho para compartilhar entre eles e claro com as mamães também , enquanto os bebês ficam no tapetinho no centro da sala observando a tudo com muito interesse. O Bogen 16 do Viadukt é equipado com uma cozinha, onde é possível esquentar a papinha do seu bebê.
Conversamos sem parar, cantamos cantigas de roda, brincamos com as crianças e, em dias de sol, ainda podemos aproveitar o parque Josefwiese. Na maioria das vezes finalizamos com um almoço juntas em algum restaurante da região.
Além dos encontros quinzenais organizamos durante esses dois anos outros passeios, como visita ao Zoo, brunch com papais no Starbie, piquenique no Werdinsel e visita à museu. Também já celebramos juntos o Dia do Índio, Dia das Mães e Carnaval. E com o apoio do CEBRAC promovemos palestras informativas para os pais, com temas como nutrição e sexualidade infantil.
Para o segundo semestre de 2014 com apoio do blog Mamães na Suiça e CEBRAC estamos planejando mais palestra informativa e lançamento de livro infantil
Os encontros acontecem normalmente na segunda e na quarta quarta-feira de cada mês, das 10h às 12h. A participação é gratuita, mas como todo nosso trabalho é voluntário e sem fins lucrativos pedimos uma colaboração espontânea dos participantes para compra de materiais para trabalhos manuais ou fundos para festinhas comemorativas.
É com um imenso prazer que nós convidamos todas as mamães de língua portuguesa com bebês e filhos pequenos a darem uma olhada no nosso blog e nos fazerem uma visita no próximo encontro, dia 20 de agosto.
Venha conhecer nosso grupo e traga suas amigas!!
Local: Bogen 16, Im Viadukt Viaduktstrasse 55, 8005 Zürich
Abraços,
Elis, Grazi, Ligian e Rita
Tenho 53 anos e muita experiência com crianças. Gostaria de viver na Suíça trabalhando como Nanny e aprimorar os idiomas inglês/francês. Alguma mãe brasileira interessada? Sou formada em comunicação mas já estou aposentada e sem impedimentos legal para mudar de pais. Agradeço. Meu telefone é 55 61 99912229
Parabéns pelo trabalho de educação da cultura e língua portuguesa.
Estive no Usa e vi o desespero de várias mães que estão a procura de professores de língua portuguesa.
Sou prof. de educação infantil e psicopedagoga na região de Curitiba.
E também estou aprendendo com vocês.
Abraço brasileirinho.
Nilce