Quem nunca sonhou em ter uma caixinha de música? Ou herdou aquela linda caixinha de música com bailarina da avó! Bem, também pode ser que você não curta, caixas de música, mas música com certeza, não importa o gênero, você curte. Até o século XIX, se você ou alguém da sua família não tocasse nenhum tipo de instrumento, não havia outra forma de ouvir música. Você sabia que essas famosas caixas de música foram inventadas na Suíça? Em 1796, o relojoeiro Antônio Favre inventou um relógio de bolso musical, por isso é considerado até hoje o inventor da caixinha de música. A partir daí, juntou-se a mecânica de precisão desse invento com a marcenaria fina ou marchetaria, tudo feito manualmente, ou seja, artesanalmente para criar essas pequenas obras-primas. E foi a pequena cidade da parte francófona da Suíça, Sainte Croix, que é o centro mundial da relojoaria, que virou também o centro mundial dessas simpáticas caixinhas de música, “à terra dos sonhos mecânicos”. A pequena Sainte Croix, criou relógios, máquinas de escrever da famosa marca Hermes, câmeras Alpa e filmadoras Paillard-Bolex, toca-discos Thorens, produtos que brilharam mundo afora, mas este post é para falar sobre as caixinhas e caixonas de música, autômatos (máquinas em forma de bonecos) e fonógrafos (inventado por Thomas Edison) que são os precursores dos gramofones. Os autômatos musicais são produzidos em Sainte Croix até hoje. Em Sainte Croix há o Museu CIMA “Centro Internacional de Mecânica da Arte”.
Visitamos o KMM Klang Machinen Museum, que fica na parte alemã da Suíça, na cidade de Dürnten, que reúne muitas dessas pequenas e grandes máquinas de músicas criadas no século XIX. (Klang significa som ou sonoridade em alemão).
Esse museu é uma verdadeira viagem no tempo, pois nos mostra como era a diversão com música. E como a tecnologia avança tão rápido pra chegar ao que desfrutamos hoje.
O KMM é um dos museus do tipo existentes aqui na Suíça, e esse museu só pode ser visitado através da visita guiada agendada e é apenas durante ela que você pode apreciar as máquinas e bonecos em funcionamento e assim poder ouvir as músicas também.
Algumas são verdadeiras obras de arte em detalhes e reluzem como ouro com suas pinturas douradas. Uma beleza! Imaginem uma festa de época, as mulheres com seus longos vestidos rodados e a música tocando no salão! Filmes e séries de época mostram essas pequenas e grandes máquinas como, por exemplo, na recente série “Anne with an E”, aparece uma grande caixa musical na feira rural.
Já outras dessas máquinas podem ser um pouco assustadoras eu diria, pois, sabemos que há algumas pessoas que tem fobia de bonecos e bonecas, a chamada “pediofobia”.
Mas uma coisa afirmamos com certeza: Crianças e adultos ficarão fascinados com o que vão encontrar nesse museu! Afinal, quem no mundo não gosta de música? Já dizia Friedrich Nietzsche: “Ohne Musik wäre das Leben ein Irrtum” Traduzindo: “Sem música a vida seria um engano”
O KMM fica em Dürnten Edikerstrasse, 16 Tel. 055 260 1717 Info@klangmaschinenmuseum.ch As visitas precisam ser agendadas antecipadamente.
Os ingressos custam: Adultos: 18 francos Crianças a partir de 6 anos: 9 francos Família: 45 francos Grupos a partir de 10 pessoas: 15 francos por pessoa
A visita guiada custa 150 francos. Mais de 20 pessoas: custa 200 francos.
O ideal é juntar uma turma de amigas, amigos, mamães e papais com seus filhos, levar a vovó e o vovô para visitar esse lindo museu.
O KMM funciona somente às, quartas e sábados das 13 às 17 horas e domingos das 11 às 17
Com carinho,
Silvia