Quer saber mais detalhes sobre o jardim de infância aqui na Suíça? Eu também! Veja aqui o que descobri em uma palestra que assisti recentemente promovida pelo governo de Zurique:
No sistema educacional suíço o jardim de infância é o primeiro nível de ensino e início da escolaridade obrigatória e sua frequência é gratuita. O sistema varia de acordo com cada Cantão. Neste post nos concentraremos no Cantão de Zurique, onde durante dois anos as crianças frequentam o jardim da infância e são preparadas para ingressarem na escola primária. Normalmente as crianças são encaminhadas ao jardim de infância mais próximo de suas casas e caso os pais desejem que os filhos sejam matriculados em outra escola por alguma razão importante podem encaminhar um requerimento ao Conselho Executivo, que decidirá se a solicitação poderá ou não ser atendida.
O plano de aprendizagem do jardim de infância ainda não engloba disciplinas e os conhecimentos são transmititdos através de jogos, exercícios e atividades, tudo em suíço-alemão. As aulas normalmente acontecem de manhã, das 8h às 12h, com algumas variações. A carga horária do primeiro ano varia entre 16 e 19 horas e meia por semana e no segundo de 18 a 20 horas semanais. Eu trabalho 60% (três dias por semana), e já estou pensando como vou fazer com o almoço da Isa e no período da tarde. Estou pensando em procurar um Hort, mas talvez Tagesmutter também seja uma opção. Ou será que devo mudar meu trabalho para todas as manhãs? Mas o que eu faria então com o Fabrício nos outros dias??
Os professores do jardim de infância avaliam as crianças e o seu desenvolvimento e geralmente convidam os pais para duas conversas anuais de acompanhamento. Os pais também têm o direito de serem informados sobre assuntos importantes relacionados à escola e a comunicação entre pais e docentes a respeito do desenvolvimento da criança é incentivada.
A passagem para a escola primária se dá normalmente de forma automática, mesmo que a criança não tenha conseguido adquirir todas as competências básicas estipuladas no plano de aprendizagem. Neste caso deve-se esclarecer se é necessário alguma medida de reforço ou apoio.
Frequentar as aulas é obrigatoriedade dos alunos e é levado muito à sério na Suíça, inclusive no jardim de infância. Em caso de doença o professor deve ser informado e faltas planejadas devem ser comunicadas com antecedência através de um requerimento à direção escolar, e só serão concedidas em caso de justificativas importantes. As crianças ainda têm dois dias por ano em que podem faltar sem justificativa, mas os mesmos também precisam ser comunicados aos professores pelos pais com antecedência.
Isso vai ser um problema para algumas amigas brazucas que tenho. Algumas gostam de passar alguns meses por ano com “as crias” no Brasil (Kkkk amiga, se voce estiver lendo vai se identificar, né?). Quando as crianças ingressam na escola nossa liberdade fica comprometida e nossas férias ficam bem inflexíveis. 🙁
Os pais ou responsáveis pelas crianças têm a obrigação de controlar a frequência às aulas e de zelarem pelo devido descanso das crianças para um bom rendimento escolar. Eles também são responsáveis pelo caminho que as crianças fazem para irem à escola, e já no jardim de infância é estimulado que as crianças passem a fazer esse percurso sozinhas ou acompanhadas de coleguinhas. Ai ai ai… mais uma vez esse assunto de deixar as crianças pequenas irem sozinhas para a escola… mas isso é assunto para um outro post…
Fonte: Bildungsdirektion Kanton Zürich – Volksschulamt Pädagogische Abteilung Sektor Unterrichtsfragen
[…] jardim de infância e o sistema educacional suíço: Sistema escolar Suíço no Cantão de Zurique Como funciona o jardim de infância no Cantão de Zurique? Jardim de infância… e outras […]
gosta de este ensino estou a prepara-se para abrir um jardim na Guiné-Bissau
gosta de ser um parceiro da sua jardim. precisa de apoio de tudo o que for necessário para funcionar um bom jardim
pode enviar os vossos email
[…] aulas e acrescentam natação e um dia na semana terão aula na floresta. Como mencionado no post Jardim da infância no cantão Zurique, nesses dois anos são desenvolvidos competências sociais, intelectuais e auto conecimento. A […]