Faxina e “Frühlingsputz” – a limpeza da primavera
Dicas

Faxina e “Frühlingsputz” – a limpeza da primavera

06 abr 2017

A primavera começou oficialmente dia 20 de março e com ela a esperança de dias mais quentes. Eba! Mas infelizmente nem tudo são flores e começam também alguns pequenos “inconvenientes” … quem conhecia antes de se mudar para Suíça “Frühlingsmüdigkeit (cansaço da primavera)”, “Frühlingsallergie (alergia da primavera)” ou “Frühlingsputz (limpeza da primavera)” Socorro…

Temos um post escrito pela naturopata Patricia Quito sobre as alergias da primavera. O cansaço talvez valha um outro texto. Mas o que significa mesmo a limpeza da primavera??

Bem, “diz a lenda” em alguns países que certas coisas e lugares limpamos realmente somente uma vez por ano. Aqui em casa é mais do que lenda, é realidade mesmo. Aliás, alguns lugares não limpamos nunca, como em cima dos armários. E foi isso que descobri essa semana ao abrir meu guarda-roupa e perceber que nevou na minha cabeça. Fiquei surpresa quando caíram bolas de poeira de cima do armário. Peguei a escadinha para investigar a fundo esse fenômeno inexplicável. E vejam o que descobri…

Mamaes_na_suica_Limpeza_Primavera

Bem, “Frühlingsputz” pode significar uma coisa um pouco diferente para cada pessoa, mas em geral seria aquela limpeza bem profunda mesmo, que envolve tirar tudo dos armários, limpar as prateleiras, dentro das gavetas,  jogar fora coisas quebradas, doar o que não se usa mais, limpar o Keller, as janelas e a varanda para iniciar a temporada de Grill (churrasco). E aqui em casa significa limpar também em cima dos armários. Pelo menos a partir de hoje!

É como se a primavera representasse um recomeço. E nada melhor do que limparmos corpo, alma e casa para receber essa energia renovada e começar mais um ciclo. Mas e a limpeza do dia a dia e faxina? Quem aguenta?

Antes de me mudar para a Suíça há doze anos, eu morava com os meus pais. Tínhamos uma pessoa para ajudar em casa e nas épocas em que tivemos que apertar o cinto e cortar despesas minha mãe assumiu tudo. Ela nunca me envolveu nas tarefas de casa, então vim para cá sem nenhum conhecimento prévio. Vergonha. Meu marido tinha morado em república com amigos e literalmente me ensinou tudo. No começo amei brincar de casinha e sentia prazer até em passar roupa. Tanto que resolvi que passaria lençol, pano de prato, calcinhas… tudo! Não durou um mês e desisti. Hoje compro somente roupa que não precisa ser passada e meu marido é quem alisa suas camisas para o trabalho.

Com a limpeza não foi diferente. No início limpava dentro dos armários e a geladeira todos os meses. Depois foi ficando cada vez mais escasso e hoje em dia adotei o “Frühlingsputz”. Hehehehe. Estou super Suíça!

Eu acho os hábitos de limpeza daqui bem diferentes, assim como os produtos usados. Pra começar não existe ralo no banheiro, então nem pense em jogar água com sabão, sob o risco da água inundar a sala ou ter que ficar quase uma hora torcendo pano para tirar o excesso de água. Lavar a varanda com produto agressivo também nem pensar, pois a água pode cair no jardim de baixo, se tiver um no seu prédio, e prejudicar as plantas. Reclamação na certa!

Mamaes_na_suica_Limpeza_Primavera2_

Para cada lugar da casa existe um produto específico. E melhor pesquisar e comprar mesmo. Ainda mais os anti-calcário, pois só com a ajuda deles é possível retirar com facilidade os resíduos de água das pias e banheiros. (Bem, com certeza existem mamis mais ecológicas e verdinhas, que conhecem receitas caseiras. Eu sou “da química” mesmo, então me desculpem a falta de conhecimento). Vale também investir em um bom aspirador de pó. Meu marido queria daqueles mais ecológicos, sem saco. Eu disse que concordaria, contanto que ele lavasse o repositório de poeira, então ele acabou comprando um aspirador muito bom com saco mesmo. E valeu cada centavo, pois aspiramos como loucos a casa e os móveis. Parece muito esforço, mas como resultado quase nunca passamos pano no chão. Como tiramos os sapatos logo na entrada – hábito que adoro aqui na Suíça e não conseguirei mais viver sem – não espalhamos a sujeira pela casa. Pano húmido aqui só na cozinha. No resto da casa somente em dia de muita inspiração.

Contratar alguém para a ajudar em casa é uma opção sim, mas não muito barata. As faxineiras trabalham por hora e cobram de 25 a 35 francos. Cuidado se resolver contratar alguém “no negro”. Se houver qualquer acidente na sua casa você pode ter problemas sérios se a pessoa não tiver permissão para trabalhar ou até mesmo se tiver permissão mas você não estiver recolhendo os impostos e devidos seguros. Na realidade, se for fazer tudo oficialmente o preço por hora pode subir para uns 43-45 francos. Eu já contratei e paguei todos os direitos, o que não é muito difícil de fazer. Mas também é possível fazer através de empresas especializadas.

Alguns links que podem te ajudar a obter mais informações e contratar legalmente uma faxineira:

  • Quitt – Opção para quem quer delegar a preparação de seguros e documentação, mediante pagamento de um “pacote” de serviços
  • Helvetia – para seguros de acidente
  • AHV/IV

Eu já tive faxineira estrangeira aqui na Suíça que limpava até dentro da geladeira sem que eu precisasse falar nada. Mas também já contratei uma suíça que não passava aspirador embaixo da cama pois me dizia que ninguém olhava. Uma amiga alemã reclamou que sua faxineira arruma sua cama e dobra as roupas do seu marido, o que ela considera super invasivo. Eu, por outro lado, daria graças a Deus de não ter que fazer nada disso. Não quero soar preconceituosa nem generalizar, mas cada cultura entende a limpeza de forma diferente, então é bom conversar bastante sobre as expectativas na hora da contratação.

No momento, a faxineira aqui de casa se chama Graziela, e ela vive estressada tentando limpar e organizar tudo. De vez em quando ela entra em colapso e liga pro marido jogando toda a culpa nele, pois ele teve que viajar mais uma vez a trabalho e ela ficou sozinha fazendo faxina, cozinhando, cuidando dos filhos e ainda trabalhando. Acho que além do pagamento por hora, devidos impostos e seguros ela bem que merecia uma massagenzinha em um spa. Mas só depois de terminar a limpeza da primavera! 😉

Beijo com carinho e boa faxina!
Grazi

*** Quer saber mais sobre a “área de serviço/lavanderia” aqui na Suíça?  Leia aqui.

Com carinho, Grazi
Compartilhe o post
Deixe seu comentário

6 comentários
  1. 06 abr 2017

    Olá, amei o post. Como você faz para limpar o chão do banheiro?

  2. Karina
    07 abr 2017

    É bastante interessante essa questao da limpeza. Ma Belle-tante deixa toda casa fechada para não entrar poeira em Aargau. E sua casa foi toda projetada para evitar a sujeira. Mas eu sinceramente, acho que isso é muito pessoal. E limpar casa no modelo brasileiro é uma loucura! Eu já sou mais do tipo natural, procuro não usar produtos químicos, e não tenho aspirador por causa do barulho. Mas não é mole não…Não dá pra viver se cobrando tanto! É legal sentir-se realizada com a casa limpa, então prefiro não me exigir tanto. Uma casa arrumada com criança pequena já é um grande passo!

    • Nem me fale, Karina. Quando as crianças estão em casa parece que não faço progresso nenhum na limpeza ou organização. Se você quiser me ensinar umas dicas naturais para limpar, super aceito e agradeço! Mas por favor não tente me afastar do meu aspirador de pó… é quase como um membro da família. kkkk. Beijo com carinho!

  3. Regina
    30 nov 2022

    Olá. Como se chama água sanitária na Suiça?

    Obrigada