Essa é a época do ano onde trocamos os dias cinzas e frio do inverno por dias mais coloridos, tudo à nossa volta são flores e cores. Ah como adoro a Primavera.
E foi para aproveitar esse colorido tão especial, que resolvemos visitar uma pequena cidade na região da Alsácia, na França, chamada Eguisheim.
Eguisheim possui 1.850 habitantes e esta localizada na “rota do vinho”, fica apenas 5 quilômetros da conhecida Colmar, perto de Estrasburgo, Friburgo e Basel. Além de ser considerada o berço da viticultura na Alsácia é conhecida também por ser o local de nascimento do Papa Leão IX.
A região era rodeada por três castelos que pertenciam à uma família de condes muito importante. Com o declínio dessa família em 1257 os castelos foram fortificados tornando-se uma cidade em uma forma única de círculo, pois as duas fortificações foram construídas em forma de elipses. Caminhando pela cidade você poderá ver o pequeno castelo ou o que restou dele onde o Papa Leão IX nasceu. Ao lado do castelo fica a capela de St Leo onde as relíquias dele estão conservadas.
O charme da cidade são suas ruas estreitas e pitorescas, ladeadas por casas no estilo Enxaimel que se caracterizam pela planta baixa em pedra que sustenta a estrutura de madeira. São casas coloridas e ornamentadas com flores que brindam a cidade com um ímpeto de alegria e não é à toa, a cidade é sempre premiada por causa dessas decorações.
A cidade oferece um passeio em um trenzinho turístico. Não me informei quanto custa, mas acho que o charme mesmo é andar de lá para cá, de cá para lá, se perder e se achar novamente nas suas ruazinhas, tirar fotos nas fontes, olhar as lojinhas de souvenir, comer um pretzel de açúcar e observar com detalhe as suas casas.
Tínhamos planos de ir a Colmar também, dá para fazer as duas cidades no mesmo dia, mas com criança que para sempre, olha tudo com mais atenção, pega todas as pedras e florzinhas que encontra pelo caminho resolvemos passar o dia somente em Eguisheim e depois voltarmos a Suíça. Aproveitamos para conhecer cada cantinho, confesso que foi difícil escolher um restaurante, pois já tinha ouvido falar da ótima gastronomia do local. Eu fiz questão de provar um Flammkuchen e o meu marido um vinho local. A cidade produz dois dos melhores vinhos da região: o Eichberg e Pfersigberg.
Fomos em um Sábado de manhã e a cidade não estava tão cheia, então aproveitamos bem o passeio. Mas durante a tarde quando o sol firmou o número de visitantes era bem maior. Acredito que em dias quentes no verão, a cidade deva receber um numero grande de turistas nos finais de semana, pois está ao lado da famosa Colmar.
Como chegar:
Transporte público:
clique aqui,
é só descer na estação mais próxima que é Colmar e de lá pegar um ônibus.
De carro:
Tem estacionamento pago ao redor da cidade.
O que posso dizer de uma cidade que desde 2003 faz parte da Associação dos “os vilarejos mais bonitos da França”, é que o título faz jus e que se você tiver a oportunidade não deixe de visita-lá.
Com carinho
Rita