E o que é esse Barulho?
Dia a dia

E o que é esse Barulho?

07 fev 2018

Foto retirada do site
https://www.babs.admin.ch/de/alarmierung/sirenentest.html

 

Hoje é dia de testar as sirenes de emergência em toda a Suiça, então se você escutar um barulho estranho entre 13.30 e 15.00 não se assuste são elas as sirenes.
A primeira vez que ouvi esse barulho, eu estava no curso de alemão com outros colegas, esperando para começar a aula de conversação e não só eu como os outros estudantes ficamos totalmente assustados, mas um deles que já morava aqui a um bom tempo nós explicou o que estava acontecendo e foi naquele momento que descobri que algumas coisas só acontecem aqui nesse pequeno país no coração da Europa.

Mas vamos lá, o que são essas sirenes?

Sempre na primeira quarta-feira do mês de fevereiro é o dia em que o centro Nacional de proteção testa todas as 7200 sirenes espalhadas pelo país, e são usadas como alarme ou mas precisamente avisar a população em caso de alguma emergência. Mas que tipo de emergência? Desastres naturais, inundação e acidente nuclear, sim a Suiça ainda utiliza energia nuclear para produzir e fornecer eletricidade, são 4 usinas no total com 5 reatores dentre as quais três estão localizadas no norte do país e uma bem central próximo a Berna. Moradores dessa região recebem pelo correio medicamento para proteção contra radiação.

O sistema de alerta nacional foi instituído em 1936, mas esses testes anuais começaram precisamente na década de 70. Existem dois tipos de alarme:

1- Alarme geral – se você escutar um som oscilante por aproximadamente 1 minuto é sinal de que houve algum tipo de desastre, esse sinal é repetido após dois minutos então a orientação é sempre ligar o rádio para pegar as devidas orientações e não deixe de falar com os vizinhos, pois talvez você não entenda a noticia do rádio ou ate mesmo o vizinho por não falar ou entender direito a língua e nessas horas é importante uma ajuda mutua.

2- Alarme de Inundação – na Suiça existem alguns lagos com barragens e para as pessoas que vivem nas imediações há sempre um risco, o sinal consiste em baixos tons contínuos de 20 segundos para intervalos de dez segundos, para esse tipo de alarme a orientação é deixar a área de risco imediatamente.

Já vivo aqui algum tempo e fora a primeira quarta-feira do mês de fevereiro, essas sirenes nunca foram tocadas, esperamos que continue assim, mas caso você ouça em qualquer outro dia que não seja no dia de testes, sigam as orientações: ligar o rádio, falar com os vizinhos e em caso de inundação deixar a área de risco imediatamente.

www.bevoelkerungsschutz.ch

Com carinho

Com carinho, Rita
Compartilhe o post
Deixe seu comentário