Criança precisa de pouco pra se divertir
Nossas experiências

Criança precisa de pouco pra se divertir

06 mar 2014

Passamos o final de semana em uma chácara no interior de São Paulo. Foi o lugar perfeito para me divertir com as crianças. É uma delícia ver minha filha correndo descalça na grama, brincando sozinha na piscininha de plástico e depois “nadando” com a gente na piscina de verdade.

Ainda de manhã ela balança em um balanço pendurado em um pé de goiaba no pomar, toma suco de carambola do pé e come banana madura. Com gosto de banana de verdade! 🙂

balancoDepois de correr diversas vezes em volta da casa e brincar com água em uma bacia na varanda vejo minha filha esgotada. Mas dormir nem pensar. Ela quer se divertir e abre todas as cadeiras de piscina, montando uma atrás da outra, o que segundo ela é um trenzinho do qual ela é a motorista.

Depois do almoço nada de pausa. Ela puxa os pés do irmãozinho, que estava quase dormindo deitado de bruços em um colchãozinho no chão, e começa a juntar pedrinhas que encontra pelo caminho.

Olhando pra ela noto, mais uma vez, que criança precisa de pouco para se divertir. Muitas das brincadeiras feitas na chácara podem ser feitas em qualquer lugar. Para correr existem parques, para as pedrinhas jardins, para piscininhas ou baldes existem quintais e áreas de serviço…

Tenho a impressão de que eu estou sempre tão preocupada em encontrar os brinquedos certos, jogos eletrônicos ou jogos educativos, apps interessantes, filminhos etc. que na verdade me esqueço do básico, do simples. Semana passada precisei gastar mais de R$ 250 para perceber que minha filha precisa de pouco para se divertir. Gastei muito dinheiro indo para lugares onde ela pudesse pintar na parede, se sujar de tinta, brincar com água, tomar banho de mangueira, correr, fazer bolinho de areia, pular, dançar e fazer barulho batendo lata. Coisas que eu mesma poderia proporcionar para ela no dia a dia.

Tudo isso me fez ver que acho que o que me falta é paciência para sentar no chão e brincar de verdade com meus filhos. Falta criatividade para embarcar no mundo de fantasia das crianças onde cadeiras de piscina viram trens e tendas podem ser montadas com lençóis na sala de jantar. Falta criar espaço para eles se sujarem e se lambuzarem. E falta, acima de tudo, “arrumar tempo” para parar tudo, descer do salto e me sujar junto com eles!!

Beijo
Grazi

Com carinho, Grazi
Compartilhe o post
Deixe seu comentário