Chega um momento que muitos pais recorrem a uma instituição ou uma pessoa para cuidar dos seus filhos. A primeira opção é sempre a avó materna ou paterna, mas no caso de quem mora fora do país, nem sempre isso é possível. Sorte daqueles que têm família por perto, pois no nosso caso, nem o meu marido tem.
O que nos restou foi avaliar as outras opções, seja ela uma babá, babysitter, Tagesmutter ou creche.
Babysitter
A Babysitter é muito importante para quando os pais decidem sair por algumas horas para jantar ou ir para o cinema. O preço não é tão alto e pode valer muito a pena. No nosso caso, prefiro pagar até mais caro que o preço de tabela, mas ter a certeza de que meu bebê será cuidado por alguém de confiança.
Babysitter – Preço por hora:
- Jovem entre 16 e 18 anos: 8-10 CHF
Babysitter – Preço a noite:
- A partir das 18:00: 15-20 CHF por hora
Tagesmutter
Quem prefere deixar o bebê com outra mãe ao invés de uma creche, pode optar pela Tagesmutter. Normalmente elas cuidam dos bebês em suas próprias casas, juntos com seus próprios filhos ou outras crianças. Na internet vimos opções entre 10CHF e 20CHF a hora. Nós não consideramos esta opção, pois temos medo de acontecer alguma coisa, embora muitas mães estejam cadastradas em associações de pais.
Babá
A babá é quase uma segunda mãe e normalmente fica na casa da família cuidando do bebê. Aqui vale a mesma regra da Tagesmutter. É complicado deixar alguém cuidar do seu filho. A gente pensa que é só no Brasil que abusos acontecem, mas já ouvi dois casos de maus tratos na Suíça. O preço de uma babá varia de 25 a 35 CHF, totalizando cerca de 3.800 a 4.800 CHF bruto por mês. De todas as opções acaba sendo a mais cara e por isso inviável.
Creche
Minha opção predileta desde o início por vários motivos. É uma instituição, tem muitos outros bebês, o que também favorece a questão da sociabilização
As creches aceitam bebês a partir do 3º mês até os 6 anos, embora seja mais comum encontrar bebês a partir dos 6 meses e muitos não vão todos os dias da semana, principalmente durante o primeiro ano, quando a mãe decide trabalhar de forma reduzida. Sim, isso existe por aqui e facilita muito a vida dos pais.
O valor depende de cada município, mas a média seria essa:
- 120 CHF por dia – 2‘640 CHF por mês
- 60 CHF para meio dia sem comida
- 85 CHF para meio dia com almoço
Se o bebê tiver entre 6 meses e 18, o valor é normalmente 10% mais alto:
- 140 CHF por dia – 3’080 CHF por mês
- 70 CHF para meio dia sem comida
- 10 CHF para meio dia com almoço
Sim, a creche na Suíça é um ABSURDO!!!
E como é para achar vaga na creche?
Ouvi dizer que em Zurique próximo ao centro é mais complicado, pois existem poucas creches e muita demanda, ou seja, para encontrar vaga, a mãe precisa começar a procurar ainda grávida. Como moramos em um bairro fora do centro e muito menor, não tivemos este problema. Havia vagas na época que procurei e continua tendo, menos as segundas e terças-feiras, que são os dias de maior movimento, pois as mães que decidem trabalhar somente alguns dias da semana, quase sempre optam pela segunda, terça e muitas vezes a quarta. Sexta-feira a creche fica realmente vazia, só estão lá as crianças maiores. A boa notícia é que fora do centro, a creche tende a ser um pouco mais barata também. Cerca de 150 CHF por mês mais barata. Bom, não é nada, mas já ajuda, rs.
Rotina na creche do Julián
07:00 – 09:00 – entrada na creche e atividade como músicas, brincadeiras, etc
09:00 – hora do lanche
11:00 – almoço
12:00 – pausa para a soneca
14:00 – lanche da tarde e passeio. Para os bebês o passeio é pelo bairro, para os mais velhos, pode variar desde uma caminhada no bosque a um passeio de barco pela cidade.
Para os bebês mais novinhos não existe uma rotina fixa, pois cada um tem sua necessidade de sono e eles respeitam isso.
E a alimentação?
Até o primeiro ano, a creche solicita (pelo menos a nossa) que os pais providenciem a papinha do bebê e o lanche para que eles tenham mais controle da alimentação e porque facilita para a creche também. Após este período, o bebê passa a comer o que o cardápio da creche, que diga-se de passagem é bastante saudável. Eles servem muitos legumes ao vapor, sopas, vários tipos de carnes com molhos, polenta e muito mais. A sobremesa normalmente é uma fruta ou um creme feito com ela.
Fase de adaptação
Dizem que os bebês até o 6º mês se acostumam mais rápido do que os bebês que entram após o 9º. Não sei como funciona no Brasil, mas aqui na Suíça existe a fase de adaptação que dura cerca de duas semanas. Não foram 2 semanas seguidas todos os dias, mas sim:
Na primeira semana
- Quinta-feira das 09:00 às 10:15 comigo
- Sexta-feira das 09:00 às 11:30 sem a mamãe
Na segunda semana
- Terça-feira das 09:00 às 12:00 sem a mamãe
- Quinta-feira das 09:00 às 14:00 sem a mamãe
- Sexta-feira das 09:00 às 16:00 sem a mamãe
Conclusão
A creche que escolhemos é muito boa e eu gosto do feedback diário que recebo das meninas. Uma coisa que percebi é que o Julián é o bebê mais novinho. Depois dele, tem um outro 1 mês mais velho e os outros têm 9 meses como mínimo. Como ele é o chaveirinho, acaba sendo tratado com muito carinho pelas pessoas que cuidam dele e pelas outras crianças, que querem fazer carinho nele :).
Eu sei que ele é bem tratado, pois fica feliz quando o deixo por lá e sorri para a pessoa que cuida dele. Acho que isso não aconteceria se ele estivesse infeliz. Depois que o deixei na creche, percebi que minha relação com ele melhorou. Passei a ter mais tempo para fazer as minhas coisas e também para trabalhar. Quando o vejo no final do dia estou mais descansada, com saudade e disposta a brincar e passar um tempo valioso com ele. Antes disso, tinha quantidade, mas nem de perto a qualidade que temos hoje. Acho que foi uma coisa que fez bem não apenas para mim, mas também para ele. Ele está muito feliz, vai para casa super animado e falante, como se quisesse contar como o seu dia foi cheio de atividades. Além disso, acho que o contato com outras crianças vai ser fundamental para o seu desenvolvimento.
Dirlene Lopez
Mamãe do Julián
Obrigada pelo artigo! Você sabe dizer se hoje em dia os valores continuam esses?
Oi tudo bom!
Os valores basicamente são essa media entre os valores descrito no post, o que pode variar é em cidades pequenas, os preços serem menores ou maiores. Mas basicamente a diferença é pouca.
Ola
Nossa 3 meses já pode ir!
Na noruega só com 1 ano
Ia pra lá mas por conta disso desisti.
Agora estou vendo a noruega
Ainda continua assim né?
Obrigada
Ola
Obrigada pela mensagem.
Por aqui nada mudou ainda.
Abraços
É normal, uma vez que a licença de maternidade são cerca de 14 semanas.