Locarno é a terceira maior cidade do Cantão Ticino, às margens do Lago Maggiore banha também a Itália, Locarno se intitula como a cidade mais ensolarada do Ticino, com suas 2300 horas de sol ao ano.
A cidade é conhecida internacionalmente por seus festivais: o Festival Internacional de Cinema de Locarno e o Festival de Música Moon&Stars, ambos acontecem na belíssima Piazza Grande de Locarno, em agosto e julho respectivamente.
Um pouco de história
Locarno foi mencionada pela primeira vez no ano 807 e desde a Idade Média até 1805 formou uma comunidade com sua vizinha Ascona, separadas apenas pelo rio Maggia, as duas cidades irmãs estão sempre mencionadas juntas até hoje.
Dos vários castelos que existiram na Idade Média em Locarno, apenas parte de um deles existe até hoje: o Castelo Visconteo foi mencionado pela primeira vez em 998, foi ocupado pelos Visconti de Milão em 1342 e por eles ampliado. Grande parte do castelo foi destruída pelos Confederados em 1531, e hoje o que restou depois d restauração, abriga o Museu Arqueológico da cidade. Mas é possível ainda apreciar parte das ruínas pra se ter uma idéia da grandiosidade que foi um dia esse castelo.
Uma curiosidade bem interessante sobre o Castelo Visconteo é que há indícios levantados pelo historiador italiano Marino Vigano, em 2004 (ainda não 100% comprovados) de que a estrutura deste castelo foi concebida por Leonardo da Vinci.
A Piazza Grande de Locarno é o coração pulsante da cidade e convida a tomar um “Gelatto” e apreciar as belas construções coloridas, com suas arcadas repletas de lojas e restaurantes. E todas as quintas-feiras há um grande mercado na praça com todo tipo de artesanatos locais, produtos de gastronomia frescos e caseiros e também um mercado de pulgas.
O que mais Locarno tem a oferecer?
Parco delle Camelie
Em 2005 Locarno inaugurou o Parque das Camélias, em ocasião do Congresso Mundial da Sociedade Internacional Camellia (ICS) e desde sua abertura se tornou uma atração imperdível todo mês de março, devido ao seu valor paisagístico e o vasto número de espécies de Camélias. Recebeu inclusive o título de Jardins de excelência da Sociedade Internacional Camélia e faz parte da rede dos mais belos jardins da Suíça desde 2014, o “Gardens of Switzerland”.
Se o corona vírus permitir, a data de abertura do Parco delle Camelie este ano será de 19/03/2021 a 21/03/2021 das 9.30hs às 18hs com ingresso no valor de 5 francos. Na Via Respini, n°7. Em 2020 o evento foi cancelado pelo corona vírus.
Lido Locarno
Esse Parque Aquático é um oásis único de lazer e esporte aberto ao público 365 dias no ano, além de ser o mais bem equipado e moderno de todo o Ticino e do norte da Itália. Todo o complexo aquático está inserido na bela paisagem de frente para o Lago Maggiore e os pré Alpes.
São 3 piscinas internas e uma externa com hidromassagens e temperatura de 34°C abertas o ano inteiro. Uma das piscinas internas tem o fundo móvel para facilitar as aulas de natação, hidroginástica de acordo com as necessidades pessoais, uma piscina infantil e uma olímpica para treinos.
No verão as piscinas externas são abertas e é possível usufruir de 40 mil metros quadrados, com piscina olímpica, piscina infantil, uma grande piscina oval para toda a família e o tanque de mergulho e saltos com opção de plataformas e pranchas de 1 a 10 metros de altura. Eu até criei coragem e voltei aos tempos de adolescente quando pulava da plataforma do clube que frequentava, e pulei da prancha de 1 metro.
Para os que gostam de adrenalina há 4 toboáguas cheios de curva, um deles com slide circular.
Além das piscinas, uma ampla praia lacustre de areia é acessível e muitas espreguiçadeiras e guarda-sóis estão disponíveis para os frequentadores mediante uma taxa.
Há também área para vôlei e futebol, playground, ping-pong, aluguel de caiaque, lanchonete e restaurante, além da moderna academia.
Lido Locarno
Via Respini 11.
Valores de ingresso sob consulta de acordo com seu interesse.
Já deu pra perceber até aqui que 1 dia em Locarno é pouco? Então vamos continuar …..
Madonna del Sasso
O Santuário Madonna del Sasso foi erigido depois da visão que o monge franciscano Bartholomeo de Ivrea teve da Virgem Maria com o Menino Jesus, lá pelos anos de 1480.
É o mais importante local de peregrinação da região do Ticino, está localizada no alto de uma colina acima de Locarno, em Orselina e o seu acesso se dá via um funicular situado no centro de Locarno, ou fazendo a caminhada um pouco íngreme, a Via Crucis, onde se encontram algumas capelas. Além da Via Crucis e da bela Basílica, faz parte do complexo o Convento Franciscano, o Museu Casa del Padre, e a Igreja da Anunciação.
O interior da Basílica é belíssimo em cores e guarda valiosas obras, todas restauradas em 2013, o que inclui a estátua da santa feita em madeira no final dos anos 1400. Uma das obras é um retábulo pintado em Florença pelo artista ticinês Antonio Ciseri (1821-1891) considerado um dos maiores pintores de arte religiosa do século XIX “Transporte de Cristo ao Sepulcro” e o retábulo “Voo sobre o Egito” de Bramantino, de 1520.
A capela no pátio do complexo também guarda um belo retábulo “Lamentação” do século XV. Além disso, o pátio tem uma vista espetacular para o Lago Maggiore, as montanhas e parte da cidade.
O funicular Orselina que leva até o Santuário continua até o acesso ao teleférico que leva até Cardada-Cimetta, onde há possibilidades de mais vistas e também de trilhas.
Endereço do Funicular:
Viale Balli 2
Ida e volta adulto: 7,20 francos Somente ida adulto: 4,80 francos
crianças: 3,60 francos crianças: 2,20 francos
Os horários variam de acordo com os meses do ano, de abril a outubro partidas a cada 15 minutos, e de novembro a março a cada meia hora.
Ascona
Na sua visita a Locarno, não perca uma esticada até Ascona, a cidade irmã é rapidamente acessada de ônibus (linha B1) ou em um gostoso passeio de barco.
Ascona está no ponto mais baixo da Suíça, 196 metros acima do nível do mar, perca-se no seu centro histórico colorido e se encontre na bela sua promenade, um convite a sentar em um dos cafés ou restaurantes e curtir o clima mediterrâneo de frente ao Lago Maggiore.
O símbolo de Ascona é o alto campanário da linda Igreja de São Pedro e Paulo, que pode ser enquadrado na sua foto no Photospot do Grand Tour of Switzerland situado na beira do lago.
Trens partindo de Zurique levam à Locarno em 2 horas e meia, sempre com troca de trem em Bellinzona.
A partir de Locarno há ainda outras possibilidades de cidades e trilhas, mas isso é tema para outros posts!
Espero que tenham gostado do mesmo jeito que eu amo essa região!
Com carinho
Silvia