No final de semana de 18 a 19 de junho, fomos convidados para a inauguração da nova Reka dorf Lugano albonago, nova entre aspas, essa foi a primeira Reka dorf da Suíça, construída em 1964 e nos últimos 2 anos e com um custo de 33 milhões de francos passou por uma grande renovação.
Agora me diz, você que mora na Suíça já ouviu falar da Reka?
A Schweizer Reisekasse ou fundo suíço de viagens é uma cooperativa sem fins lucrativos que foi fundada em 1939 com o intuito de promover um turismo social na Suíça, ou seja, promover férias acessíveis para famílias de baixa renda, afinal o lema era todos os trabalhadores merecem ferias.
O pontapé inicial desse projeto foi em 1940 com a criação do Reka Cheque, considerada a segunda moeda Suíça, mas com a abertura em 1964 da primeira Reka dorf Lugano albonago, a história da Reka tomou um novo rumo.
O reka cheque é usado ate hoje para comprar “tickets” para qualquer tipo de transporte na Suíça (ônibus, trem, barco), para os “tickets” de gondolas, para restaurantes, hotéis e pacotes de viagens, entrada para museus, zoos, ate abastecer o carro, a MOEDA e aceita em mais de 9 mil lugares.
Hoje em dia a Reka opera 20 vilas de férias espalhadas pelas principais regiões da Suíça e ate uma, na Itália em Follonica.
Você conhece algumas, dessas vilas?
Nós sempre tentamos reservar as nossas férias de inverno em uma dessas vilas em Wildhaus e Scuol, mas sempre chegamos tarde.
Conhecendo a vila de férias Lugano Albonago!
Depois de uma longa reforma, a vila de Lugano albonago, conta hoje com 07 edifícios e 49 apartamentos com um “design” moderno, pensado e equipado para famílias, com “spa”, piscina de borda infinita, dois quartos de hotel, restaurante, churrasqueiras, parquinho infantil, recepção e o Rekalino, espaço de atividades e cuidados para crianças.
É a primeira vila de férias da Reka, que pensou na sustentabilidade e na acessibilidade.
Fiquei impressionada como os apartamentos são bem equipados, ficamos em um apartamento com dois quartos para uma família de 04, com sala, dois banheiros, varanda e cozinha totalmente equipada e um armário com berço de viagem, cadeirão para bebes, assento para privada, entre outras.
As reservas nas vilas da Reka, são de no mínimo uma semana, principalmente nas altas temporadas. (de sábado a sábado), mas fora das altas temporadas, e se a lotação não estiver completa, eles podem liberar para menos dias as estadias.
Como a vila possui um restaurante, sistema self-service, você pode incluir na reserva, meia-pensão ou café da manhã, pagando extra por isso.
Coisas para fazer na região, durante a sua hospedagem na Vila de férias Reka Lugano Albonago
- Passeio pelo calçadão de Lugano — A cidade de Lugano não é a capital, mas a maior cidade do cantão ticino e possui uma orla que esta sempre cuidadosamente florida, com seus banquinhos bem posicionados para apreciar o lago. Caminhando pela orla e tomando seu autentico gelato italiano, chega-se ao parco ciani, um dos parques mais lindos da Suíça.
- Passeio de barco pelo lago de lugano ou alugar um pedalinho — Outro passeio imperdível em Lugano é fazer um passeio de barco ate cidadezinhas vizinhas como Gandria e Morcote, por exemplo, ou outra opção nesses dias quentes de verão, alugar um pedalinho e se refrescar no lago.
- Visita ao monte San Salvatorre — Em lugano paradiso, você pode pegar um funicular de mais de 130 anos que te leva ate o monte San salvatorre, o topo de lugano com 912 metros de altitude, oferece uma bela vista do lago, cidade e montanhas. La encima você encontrara restaurante, parquinho, igreja e um museu.
- Visita ao monte Bré — A uma curta caminhada da vila de férias Reka está a estação funicular do Monte Bré, um dos lugares mais ensolarados da Suíça com vista para a baia de Lugano e dos Alpes.
- Trilha Sentiero de Gandria — a trilha dura 1h50, minutos desde gandria ate Lugano — Castagnola, é uma trilha bem bonita.
- Piscina pública de Lugano — a Lido de Lugano tem uma bela estrutura de piscinas e prainha no lago, além de playground e lanchonete. A entrada custa 10 francos.
Como chegar:
- De carro: A vila está localizado na Via Albonago 59A, 6962 Viganello. Tem estacionamento no local
- De transporte público: De trem até Lugano, depois pegar o ônibus número 461 em Lugano nord até a parada Viganello, centro e depois o ônibus 10 na direção de Albonago, Pease.
O Ticino Bilhete está incluído em sua estadia. Com esse bilhete você pode utilizar o transporte público gratuito dentro do cantão. Outros benefícios do Ticino Bilhete incluem descontos em teleféricos, passagens de barco e nas principais atrações turísticas. Você também pode fazer o download do aplicativo, direto no seu telefone.
NOTA. Artigo escrito em colaboração com a Reka, que nos convidou para participar do fim de semana de inauguração do renovado vilarejo de férias em Lugano-Albonago. Todas as opiniões são expressamente minhas.