Final de semana significa aventura para nossa família, sempre explorando uma nova trilha, ou um lago, ou uma cidade e essa nossa última aventura foi com muita adrenalina.
Conheça o Gelmerbahn
Vocês já devem ter ouvido falar ou visto nas mídias sociais sobre o Gelmerbahn um funicular localizado na região de Berna oberland que possui uma inclinação de 106% e é considerado o funicular aberto mais inclinado da Europa, uma verdadeira montanha russa, mas em baixa velocidade e que garante um friozinho na barriga principalmente na descida. O percurso dura 12 minutos e transporta apenas 24 pessoas por vez, a segurança é feita por uma barra de metal, parece realmente aqueles carrinhos de montanha-russa e da a impressão de ser perigoso, mas é seguro, mesmo estando com crianças.
O funicular foi construído originalmente para transportar materiais para a construção da barragem de Gelmer, e em 2003 começou a transportar trilheiros e turistas em busca de aventura.
Caminhada ou piquenique no lago Gelmer?
Depois dessa adrenalina toda, bastar caminhar alguns passos e você chega a um lindo lago de cor turquesa o Gelmer (gelmersee) a 1849 metros de altitude, localizado na região conhecida como Grimselwelt (um mundo de montanhas, geleiras e lagos).
O lago está rodeado por montanhas que até no verão apresentam seus picos branquinhos de neve, rochas por todos os lados e para o toque final, flores alpinas. Você pode fazer uma trilha em torno do lago ou simplesmente encontrar um lugar, estender a toalha de piquenique nas pedras e ficar ali por horas apreciando a paisagem enquanto as crianças brincam jogando pedrinhas no lago.
São várias opções de trilhas na região de diferente nível e duração, as mais conhecidas são a trilha que da, a volta no lago e a que te leva até a cabana Gelmer (gelmerhütte) onde você terá vistas impressionantes do lago e da região.
A nossa intenção era fazer a bela caminhada ao redor do lago, e reservei os bilhetes contando com isso, são 4,5 km e dura em torno de duas horas, mas a condição da trilha em alguns pontos são bem estreita, muito rochosa e com alguns trechos perigosos e totalmente não recomendável para crianças menores de 6 anos, fiquei insegura de faze-la toda e também porque as crianças de alguma maneira se distraíram caçando girinos na beira do lago e escalando as pedras que quando vimos já era hora de descer.
Você saindo do funicular é só seguir em frente e já chega no lago, seguindo a direita na trilha, você passará por uma casa onde está localizado o banheiro e em seguida já está na barragem.
Os meninos resolveram descer por trás da barragem e brincar por lá e acabamos fazendo o piquenique ali embaixo
Depois voltamos para o lago e ficamos ali nas pedras, onde você encontrara tipo uma prainha de areia e muitas pedras.
Na descida aproveite para cruzar a ponte Handeck até do outro lado onde há um restaurante, só fazer a travessia já vale a pena
Como chegar
De transporte público:
Pegue um trem até Meiringen, depois o ônibus 161 para Handegg, Gelmerbahn. Depois uma curta caminhada ate a estação de funicular.
Prestem atenção esse ônibus funciona somente quatro vezes ao dia, então dependendo do horário e sua conexão, você tera desde meiringen que pegar um trem regional até Innertkirchen Grimseltor, depois o ônibus 171 até Handegg, Gelmerbahn, essa alternativa pode incluir muitos minutos na sua viagem. Consulte o site da SBB para mais informações.
De carro:
O funicular está localizado no começo da passagem alpina Grimsel, coloque no GPS a direção Gelmebahn. Na estrada principal você verá a sinalização a esquerda, ali você verá um pequeno estacionamento gratuito.
Nos finais de semana fica lotado bem rápido, mas é só continuar dirigindo ao longo da pequena estrada a sua direita e você encontrara um gramado com muitos lugares, depois um curta caminhada até a estação de funicular.
Ticket e horário de funcionamento
Como o funicular transporta somente 24 pessoas por viagem, os bilhetes se esgotam rapidamente é totalmente recomendável comprar online. Se atente que na compra você terá que escolher o horário de subida e descida, então planeje bem se você fará somente um piquenique ou fará a trilha.
Eles aconselham chegar com 15 minutos de antecedência para você ter tempo suficiente para trocar os bilhetes por um cartão onde indicará seu horário de subida e descida. Uma dica muito importante, se vocês não chegarem com antecedência na bilheteria para troca dos bilhetes, os seus bilhetes serão disponibilizados para a venda. E outra informação você pode subir ou descer fora do seu horário agendado se tiver ainda lugar dísponivel.
Adulto ida e volta 32chf
crianças 6–15 anos, ida e volta 12chf
Esse ano funciona de 6 de junho a 25 de outubro nos seguintes horários: Junho, setembro e outubro das 9-16h e Julho e agosto das 9-17h.
Dicas de outros passeios na região
- Sustenpass – a Suiça tem várias passagens alpinas conhecidas como “pässe” e elas são uma atração a parte, cruza-las de carro já vale qualquer viagem. Essa passagem com 45km liga a região de Berna oberland ao cantão Uri.
- Grimselpass – o funicular está localizado no começo dessa passagem alpina, então saindo do estacionamento continue a sua esquerda até chegar em Grimsel hospiz, onde você encontrará o hotel Grimsel Hospiz com uma vista de tirar o fôlego. Essa passagem alpina liga o cantão de Berna com o cantão Wallis, passa por uma região montanhosa selvagem e pouco desenvolvida marcada por rochas graníticas, lagos de reservatório e usinas elétricas.
- Aareschlucht – o desfiladeiro do rio Aare é outra atração muito bonita na região.
Espero que tenham gostado e divirtam-se
com carinho
Rita