Você já ouviu falar do Rofllaschlucht (desfiladeiro Rofla)?
Localizado no parque natural de Beverin, no grisões, entre as cidades de Andeer e Sufers, o desfiladeiro Rofla foi inspirado nas cataratas do Niagara.
Tudo começou com a história de Christian Pitschen Melchior que em 1907, viu a oportunidade de ganhar dinheiro explorando o caminho do desfiladeiro. Ele administrava a pousada da familia, que funciona até hoje. Há anos atrás aquele era o único caminho para os viajantes que cruzavam em direção ao sul, com a construção da ferrovia Gottardo o trafégo mudou e a renda da familia também. Entao durante 07 (1907-1914) e mais de 8000 explosões, ele esculpiu a rocha em um trabalho totalmente manual e criou uma galeria que permanece inalterada até os dias atuais, nos levando até uma estrondosa cachoeira. Hoje em dia o local atrai turistas que vão ao local para conhecer a cachoeira e apreciar um peixe fresco no restaurante da histórica pousada.
Como chegar
De carro:
Pela rodovia A13/E43, pegar a saída em direção Roflaschlucht, a saída é bem sinalizada e no local possui um estacionamento razoavelmente grande ao lado do restaurante.
De transporte público:
Trem até chur, depois outro trem até Thusis e de lá um ônibus até Andeer posta e outro ônibus até parada Andeer- Rofflaschlucht. Consulte aqui o melhor itinerário.
Horário de funcionamento e tickets
Abre diariamente das 9h as 19h de maio a outubro e em abril das 09h as 18h de 5 feira a 2 feira.
Adulto 4chf
crianças de 8 a 15 anos 2,5chf
Para hospedes do hotel a entrada é gratuita.
A cachoeira
A nossa visita tinha como objetivo além de conhecer a cachoeira, poder experimentar o famoso peixe fresco do restaurante. Chegamos na hora do almoço e o estacionamento já estava cheio, tivemos que esperar por um lugar. No verão o restaurante tem mesas ao ar livre, e do lado tem um parquinho infantil.
Dica importante: tanto para o restaurante, quanto a visita na cachoeira o pagamento so pode ser feito com dinheiro, eles não aceitam cartão.
Depois do almoço foi hora de visitar a cachoeira. O acesso à cachoeira se da através da pousada e restaurante Gasthaus Rofflaschlucht que pertence a familia a mais de 5 gerações, você passa por um comodo que funciona um pequeno museu que conta a história do lugar e praticamente no quintal da familia começa o caminho.
É um caminho estreito, acidentado passando pela galeria de rochas até a cachoeira.
Alguns trechos são escorregadio por isso se recomenda um bom sapato. O percurso é todo protegido por uma cerca, mas mesmo assim recomenda-se segurar a mão de crianças pequenas. Não é acessível com carrinho de bebê, nem cadeira de rodas.
Chegando perto da cachoeira prepare-se para se molhar e para o barulho, mas é impressionante a força da água passando por entre as rochas e pelo poder da natureza.
Reserve de 2 a 4 horas para todo o passeio que inclui, almoço no restaurante, visita a cachoeira e visita a uma pequena praia localizada no rio de fácil acesso desde o estacionamento.
Espero que gostem do passeio!
Com carinho,
Rita
Obrigada por ler! Descubra em nosso blog muitas atividades e aventuras em família e outras informações aqui na Suíça.