Uma das coisas que achei mais diferentes quando me mudei para a Suíça, há dez anos, foi o sistema de coleta de lixo e reciclagem. No Brasil eu morava em um prédio em São Paulo, e naquela época não fazíamos a coleta seletiva de lixo. Hoje em dia meus pais fazem, mas só precisam descer a escada e levar o lixo até os containers do prédio. Aqui as pessoas têm um envolvimento e participação muito maior.
Meu primeiro grande susto foi no supermercado, ao perceber que precisava pagar 30 centavos por cada sacola de papel. Achei um absurdo. No auge da minha ignorância nunca tinha parado para pensar no gasto desnecessário que fazemos de embalagens e de tudo o que está por trás da sua produção, desde materia-prima, mão de obra, energia etc. Sem falar no tempo em que demora para se desintegrar depois. Bem, passado o susto comecei devagarinho a me educar…
Meus primeiros três anos em terras helvéticas passei em Binningen, Baselland. Depois me mudei para Zurique. A coleta, em ambos os lugares, é bastante semelhante. Todos os anos recebemos pelo correio um calendário com a programação da coleta seletiva, onde estão marcado em quais dias do mês serão feitas as coletas de papel, papelão, etc. Nesses dias é só colocar o lixo específico na rua logo de manhã e pronto. Mas existem outras alternativas e existem também itens que não podem simplesmente ser descartados na porta da sua casa.
Ainda não sei tudo sobre a coleta e reciclagem de lixo, mas vou compartilhar aqui o que aprendi nesses últimos sete anos morando em Zurique.
Lixo comum:
O lixo comum é recolhido uma vez por semana. Pra falar a verdade ainda bem que no meu prédio temos container na rua, então não preciso guardar o lixo em casa. Com as fraldas do Fabrício seria complicado, ainda mais no verão. Mas o lado ruim é que nos esquecemos da quantidade absurda de lixo que fazemos, muitas vezes de forma desnecessária. Na minha casa jogamos um saco fora praticamente todos os dias (!!!). Assustador! Tenho amigas que conseguem fazer um saco por semana. 🙂
O lixo deve ser bem amassado e colocado no saco apropriado da Gemeinde, que pode ser comprado nos supermercados ou nos correios. Em Zurique o rolo com 10 sacos (“Züri-Sack”) de 35 litros custa CHF 20.20. Os sacos têm tamanhos diferentes, mas esse é o padrão da lixeira que fica embaixo da pia.
Os sacos devem ser colocados na rua antes das 7h do dia da coleta. Quem não seguir a regra e jogar o lixo na rua de forma inapropriada pode levar multa e ser penalizado. Não sei como isso funciona, mas meu marido comentou que se for recorrente eles podem até investigar (abrir e vasculhar o saco mesmo) para tentar descobrir o dono do lixo.
Eu não sabia, mas embalagens Tetrapak (embalagens de sucos e leite), sacolas de papel, assim como lâmpadas e copos podem ser jogadas no lixo comum.
Itens que NÃO podem/devem ser jogados em lixo comum:
Pilhas e baterias, alumínio, metais, aparelhos eletrônicos, tintas, pratos, cerâmica, vidros, espelhos e medicamentos.
Pilhas e baterias – podem ser depositadas em postos de coleta em supermercados, por exemplo.
Medicamentos – podem ser devolvidos nas farmácias. Acreditam que eu só descobri isso recentemente, após dez anos morando aqui na Suíça? Perguntei em três farmácias aqui perto de casa e eles me disseram que não têm certeza se todas as farmácias são obrigadas a aceitar os remédios, então melhor confirmar na sua farmácia antes.
Itens para RECICLAGEM – podem ser levados aos postos de coleta nas Gemeindes, centros de reciclagem ou colocados na rua nos dias apropriados:
Papel – exceto capas de livros, papel emplastificado, guradanapos, papéis sujos e sacolas de papel. Para colocá-los na rua devem estar empilhados e amarrados com barbante, não em sacolas de supermercado ou caixas de papelão!
Papelão – Não incluir papelão sujo, plastificado, com alumínio ou embalagens de sucos e leite (Tetrapak). Devem estar desmontados, dobrados e amarrados, e não em não em sacolas de supermercado ou caixas de papelão.
Roupas e sapatos – Três vezes por ano recebemos em nossas casas sacos especiais para a coleta de roupas e sapatos para doação. Então o que estiver em bom estado e sua família não precisar mais você pode doar. Basta colocar o saco na porta da sua casa no dia apropriado (indicado na frente do saco). Mais info: www.textilkoordination.ch. A coleta inclui roupas, sapatos, roupa de cama, bolsas, toalhas de mesa e cintos em bom estado e (óbvio!!) limpos.
No site da Textilkoordination você encontra o link de três organizações de coleta e reciclagem de tecidos: Context, Tell-Tex e Texaid. Eu particularmente gosto do site da Texaid e acho a ferramenta de busca deles (“Containersuche”) super fácil para encontrar postos de coleta.
Como alternativa você pode participar de um dos programas de incentivo que algumas lojas desenvolveram, como os que escrevemos no post Doação de roupas em Zurique. Assim sua doação se reverte em um pequeno bônus que você pode usar na compra de roupas novas nas lojas participantes do programa.
Itens que podem ser reciclados – devem ser levados aos postos de coleta nas Gemeindes ou centros de reciclagem:
Vidro – reciclar de acordo com a cor: transparente, verde ou marrom. Não incluir: tampa de pote ou rolhas, peças de cerâmica, porcelana ou copos.
Metal – latinhas de bebidas, conservas, latas de alumínio e pequenos metais, como pregos.
Item para o qual não existe desculpa: Garrafas Pet
Garrafas Pet – Restaurantes, cafés, mercados, empresas… em quase todo lugar você encontra um lixo próprio para garrafas Pet. Basta amassá-las bem e tapá-las para que ocupem menos espaço. Se não souber onde reciclar guarde as garrafinhas e recicle no seu supermercado, pois praticamente todos têm container de coleta.
Ufa, parece que não acaba mais, né? Eu ainda queria adicionar algumas coisinhas, então aqui vai: Você sabia que…
… as lojas de eletrônico também devem aceitar aparelhos antigos ou quebrados? Quando compramos um aparelho novo pagamos uma taxa, já inclusa no preço, para a reciclagem de aparelhos antigos. Então ao invés de jogar fora no lixo comum leve seu aparelho eletrônico em qualquer loja mais próxima da sua casa.
… a cidade de Zurique lançou um app gratuito que notifica sobre os dias de coleta? Não sei como funciona em outras cidades, mas vale a pena se informar na Internet. Até pouco tempo eu utilizava um serviço gratuito de sms da cidade de Zurique , mas não sei se ainda existe ou se foi substituído pelo app.
… lixo orgânico ou ” Bioabfahl” (lixo de jardim, cozinha e alimentos) deveriam ser reciclados também? Depois de processados eles podem ser transformados em Biogas e adubo. Não faço essa coleta por pura preguiça, o que é um absurdo. Bastaria comprar no supermercado um lixinho para bio e saquinhos biodegradáveis. Depois bastaria colocar nos containers de coleta. Infelizmente no prédio não temos um, então eu precisaria me informar onde encontrar o mais próximo da minha casa. Como não reciclo lixo orgânico não sou a pessoa mais indicada para escrever sobre esse tipo de coleta. Vou pedir pra Rita fazer um post com mais info 😉
… muitas cidades oferecem cupons gratuitos para coleta seletiva nos incineradores? Aqui em Zurique recebemos quatro cupons por ano, de até 100kg. Como eles pesam o seu lixo? Seu carro passa por uma balança na entrada e depois que você joga o lixo fora é pesado novamente na saída. A diferença é o peso do seu lixo.
…óleo de cozinha deveria ser separado e colocado em tanques especiais? Não faço isso, mas o óleo é poluidor de água, então nunca deveria ser jogado na pia.
… um dia por ano (em Zurique) é montado um posto de coleta especial para “Sonderabfall”, que inclui baterias de carro, produtos químicos, solventes, pantone de impressora, tintas, medicamentos, oléo mineral, latas de spray entre outros. Perfeito para quem não tem carro e não pode dirigir até um centro de reciclagem.
… é proibido depositar material para reciclagem nos domingos e feriados? Na verdade os postos só podem ser utilizados de segunda à sábados das 7h às 20h.
… você pode reciclar suas capsulas de café usadas? Compro Nespresso e eles aceitam as capsulas de volta nas lojas ou as retiram gratuitamente em casa caso você faça pedidos on-line e solicite antecipadamente o saco de reciclagem. Basta avisar na hora da compra e colocar o envelope na caixa de correio no dia em que sua entrega for feita.
… em algumas cidades, como Zurique, existe ainda o Cargo-Tram ou E-Tram para coleta de metais, vidros, pequenos objetos ou eletrônicos, respectivamente. Nunca usei esse serviço, mas certamente ajuda muito aqueles que não têm carro.
… Existem diversos “Brockenhaus” por aqui que aceitam doações, caso você tenha objetos que não queria jogar fora. Vale super a pena, pois eles vendem artigos de segunda mão e alguns revertem parte da renda para projetos sociais. Uma alternativa é participar também das ferinhas ou sites para compra e venda de artigos usados. Nunca achei que eu fosse falar isso, mas virei fã de “Brocki” e já tenho um post no rascunho somente sobre isso… kkkk. Gosto tanto da ideia de repassar o que não usamos mais, que criei junto com a Rita um grupo de troca no Facebook chamado “Vamos trocar?” Se você não conhece ainda vale a pena conferir! É focado em artigos usados para crianças e bebês.
… crianças adoram participar ativamente da reciclagem? Minha filha por exemplo ama jogar as garrafinhas Pet nos containers e separa tudo aqui em casa 😉
Bem, acho que chega, né? Espero que as informações acima ajude os recém-chegados ou mesmo aqueles que vivem aqui faz um tempinho. Mais informação sobre esse tema e para verificar os postos de reciclagem mais próximos da sua casa você pode tentar acessar o site www.abfall.ch. No menu “Abfall-Mail” você pode verificar se sua Gemeinde presta serviços de sms ou email com notificações sobre dias de reciclagem.
Um beijo grande,
Grazi
Olá , eu estou pouco tempo na Suíça, Pois as vezes morar aqui è um pouco assustador kkk, pois estava habituada na Itália, sou casada tenho uma linda princesa de 4 anos , Hoje moro em Leuggern , eu sinto muita falta de amigos aqui me sinto um pouco sozinha , Amei saber um pouco da coleta do lixo , obrigada pelas informações
Oi Ana tudo bom?
Obrigada pela mensagem!
Te entendo perfeitamente o começo é um pouco difícil, mas depois as coisas vão ficando menos assustadoras.
Se quiser qualquer dia tomar um café em Zurique, é só falar. Se você tiver instagram, segue o @mamaesnasuica e podemos conversar por lá.
Abraços
Rita
Obrigada pelo conteúdo! Estava precisando de uma visão mais “íntima” sobre o assunto para uma pesquisa acadêmica. Me ajudou, bjs 🙂
Oi Brenda
Obrigada pelo seu feedback. Fico feliz que tenha te ajudado na sua pesquisa.
Abraços
Rita
estou ha três anos aqui na suiça, e trabalho em casa com reciclados adorei as informações, atualmente tranformo tubos de papelão, em jarros para plantas resecadas, e abajour.
Oi tudo bom?
Que trabalho legal, Parabéns