A Suíça, apesar de ser um país pequeno, oferece uma infinidade de lagos, aproximadamente 1500. Como disse no post Vamos ao lago:”é um mais lindo que o outro e com suas singulares características”. É até difícil eleger o mais bonito de todos kkkk. O lago Cauma é um desses lindos lagos de um azul turquesa misturado com verde que parece uma pintura.
Como nesse verão os dias quentes está superando as expectativas, essa é uma boa dica de passeio em família. Essa foi a segunda vez que visitamos o lago Cauma. Na primeira vez fomos passar um final de semana no The Grand Hotel Waldhaus, em Flims, e descobrimos o lago por acaso, enquanto eu folheava a revista com indicações de passeios. Como era setembro e fora da alta temporada os portões estavam abertos e pudemos apreciar e andar pelo lago livremente. No verão (alta temporada) é cobrada entrada.
O lago Cauma está localizado na cidade de Flims, no Graubünden, o maior cantão (estado) suíço em extensão territorial. Uma curiosidade é que nesse cantão se fala o reto-romanche uma mistura de dialetos (latim, italiano), que é falado por menos de 1% da população. O Graubünden é conhecido por suas pistas de esqui glamurosas (Davos, St Moritz, Laax).
Para chegar lá você pode pegar um trêm até Chur, e depois um ônibus – do post – até Flims Waldhaus. Moro na Suíça central e a viagem de trem dura 1h46 então dependendo de onde você sair a viagem pode durar muito mais.
Adoro andar de trem pela Suíça, mas no geral acho que o jeito mais fácil de chegar lá é de carro. Se eu comparar as duas rotas carro e trem, economizo quase 1h. Mas vai do espírito aventureiro de cada um. Com criança prefiro a parte mais fácil ? apesar que de trem também é fácil se locomover com crianças, as estações sempre têm rampa de acesso ou elevador e alguns trens possuem vagão rebaixado, quando não são totalmente rebaixados. Mas conhecendo meu pequeno como conheço, sei que depois de um dia cheio de aventuras ele fica hiper cansado.
Do estacionamento ou da parada de bus, tem ainda uma caminhada de uns 20 minutos, que com criança pequena pode durar quase 1 hora?. Mas vale super a pena, adoro ver meu filho descobrindo o mundo ao seu redor e parando a cada segundo para olhar uma folha ou um pequeno animal. O acesso com carrinho de bebe é totalmente fácil (stroller friendly).
Nas duas vezes que estivemos no lago, não pegamos o funicular para descer, dessa ultima vez porque tinha fila quilométrica. A partir do final de maio até meados de outubro (alta temporada), essa área funciona como Badi e o acesso é pago.
Entrada
Adulto: Chf 9,50
Crianças : Chf 5.-
A infra-estrutura da área é ótima para crianças e famílias: possui um lindo parquinho daqueles que você pode passar o dia brincando e admirando a vista (balanço, piscininha, escorregador etc), restaurante, área de lazer para adultos (quadra para prática de vôlei de areia), diversos pontos para tomar banho de sol, banheiros, vestiários. Você pode também alugar pedalinho e pequenos barquinhos.
A temperatura da água no verão varia entre 20 e 24 graus, e até eu que não sou muito chegada em águas com essas temperaturas não resisti e tive que molhar o pé kkk.
Enquanto seus filhos brincam e se divertem no lago, relaxe e aprecie a natureza ao seu redor, vale muito a pena. Curtam o verão!
Abraços
Rita
Mais dicas de passeios:
[…] Caumasee – Lago Cauma […]
[…] Lago Cauma […]