Depois de ficarmos uns dias só descansando e comendo no kinderhotel em Achensee, seguimos para a última parte das nossas férias, já estava na nossa lista de lugares para visitar e claro não podia faltar o prédio mais conhecido, visitado e fotografado no mundo o Castelo de Neuschwanstein, que já serviu de inspiração para o castelo da bela adormecida da Walt Disney e é um dos principais pontos turísticos na Alemanha.
Ficamos hospedados no hotel Alpenstuben na região de Hohenschwangau onde está localizado o castelo de Hohenschwangau, o museu dos reis da Bavária e o Castelo de Neuschwanstein. Está a poucos metros do ticket center, do museu, do castelo ou seja localização perfeita. O hotel em si é simples, preço mais ou menos mas com café da manha incluído, como eles não possuem estacionamento, estacionamos o carro num dos estacionamentos pagos da cidade.
Nos dois dias que tivemos em Hohenschwangau o tempo não colaborou em nada, esse ano a primavera foi bem fria e chuvosa. Então decidimos no primeiro dia ir visitar Fussen uma pequena e linda cidade próxima do castelo (3 km) e ponto de referência para quem quer visita-lo e no segundo dia que a previsão não indicava chuva, fomos visitar o Castelo.
Eu já tinha reservado os bilhetes online, pois tinha lido em vários lugares sobre filas, decidimos fazer o tour guiado em inglês e não o áudio guia que são disponíveis em 18 idiomas inclusive português e escolhemos o horário das 10:55 assim daria tempo de sobra para tomar o café da manhã e caminhar até o castelo. Sim caminharmos, pois é uma caminhada de uns 20 minutos e o Nico está bem acostumado com isso. Mas para quem não curte muito caminhar e todo beneficio que ela trás como o contato com a natureza, existem duas opções: o passeio de charrete e o ônibus.
Devido ao grande fluxo de turista cerca de 1,5 milhão por ano, sendo a maioria asiático tirar foto é uma verdadeira odisseia:-). Eu sinceramente acho que não há um dia da semana que por ali tenha pouco turistas. Mas vale muito a pena o lugar é lindíssimo, então depois de toda a odisseia para tirar fotos próximas ao castelo, seguimos para a visitação, que por sinal é muito bem orientada, tem catracas eletrônicas e uma placar indicando a próxima visita, é só aguardar seu horário, escanear o tíquete e do lado de dentro a guia estará esperando o grupo. Não é permitido fotografar no interior do castelo.
Sobre o Castelo
O Rei Ludwig 2 da Bavaria mandou construir na proximidade do castelo da família hohenschwangau um castelo em estilo medieval, mas com a última tecnologia da época. A obra iniciou-se em 1869 e do projeto inicial somente 15 dependências foram terminadas e decoradas, como você poderá ver na apresentação multimídia no final da visitação.
Para época seculo 19 o castelo possuía algumas inovações tecnológicas como: uma linha pode-se dizer de telefone, água quente nas torneiras e banheiros com descarga.
O interior do castelo é de uma beleza incrível, paredes decoradas com cisnes e hunos em cores vivas e muito ouro, inspiradas na obra de Richard Wagner de quem Ludwig era um verdadeiro fã e conhecedor da obra.
O castelo possui salões em diferentes estilos: romântico, bizantino, gótico e renascentista.
A visita guiada termina na loja de souvenires onde também tem um café, uma apresentação multimídia explicando o projeto inicial do castelo e o que faltou ser construído e da sacada se tem uma vista linda do lago e de toda beleza da região.
Um dos lugares mais bonitos para tirar foto do castelo é desde a ponte Marienbrücke, mas na época que visitamos ela estava fechada para manutenção, já para o segundo semestre desse ano, ela estará em funcionamento novamente.
Depois da nossa visita ao castelo e ainda com tempo visitamos o castelo da família Hohenschwangau e de lá partimos para casa.
Castelo de Neuschwanstein
Schwangau – Alemanha
Com carinho
Rita