Como o tempo passa tão rápido, ja fazem três semanas que fomos visitar a casa do papai Noel em Rochers de Naye uma montanha bem acima da cidade de Montreux e como sempre devido a correria do dia a dia, só agora estou tendo tempo de escrever um post sobre essa experiência bem diferente que meu filho adorou.
Montreux durante a época de natal recebe um número grande de visitantes devido as atrações que a cidade oferece como o Marché de Noel um dos mais famosos mercado de Natal aqui na Suíça e a visita a casa do papai Noel a quase 2.042 metros de altitude entre paisagens lindas do lago de Geneva, dos Alpes e Jura.
No ano passado quando fiquei sabendo da oferta desse passeio e fui no site para ver como funcionava, já estava esgotado os bilhetes, coloquei na agenda para esse ano e logo na metade de novembro consultei o site da companhia de trêm (MOB) e agendei o passeio, que ocorre no período de 24 de novembro a 24 de dezembro. Eles te dão a opção de escolher o dia de sua preferência e três horários naquele dia e depois de um dia você recebe um e-mail com a confirmação da reserva do bilhete com um dos horários que você selecionou.
Assim que recebi a confirmação, reservei um hotel na cidade e decidimos passar um final de semana por lá e aproveitar também e conhecer o mercado de natal, passear pela cidade e na volta fazermos a rota panorâmica do Golden Pass.
No dia esperado chegamos em Montreux algumas horas antes da partida do trêm de cremalheira que nos leva até a casa do Papai Noel em Rochers de Naye o trajeto dura pouco mais de 55 minutos e tivemos sorte, pois fazia um lindo dia de outono na montanha, apesar da cidade estar totalmente coberta de nuvens e cinzenta. Confesso que deu uma vontade enorme de descer do trem e aproveitar o lindo dia fazendo trilha, ainda mais devido ao trêm estar super lotado, tivemos que ficar em pé todo o trajeto, acho que eles vendem mais tiquetes do que a capacidade ou falta um pouco de organização, ou porque era final de semana e acaba tendo uma lotação máxima, mas há males que vem para o bem e no final ter ido em pé nos proporcionou ficar num lugar onde pudemos apreciar e tirar um milhão de fotos do percurso. Estamos tão acostumados com trilhas, montanhas, mas é incrível como cada montanha por aqui tem uma beleza ímpar, diferente e de tirar o fôlego.
Durante o percurso o trêm faz algumas paradas em estações localizadas no meio do caminho, sempre tem alguém querendo descer ou subir. Até uma certa altitude o que podia se ver era uma típica paisagem de outono, e nada de neve, mas chegando na última parada, o topo já estava devidamente branquinho , paisagem bem convidativa para uma visita ao Papai Noel afinal de contas a casa oficial dele fica num lugar muito frio e coberto de neve .-).
No desembarque você caminha alguns metros e já esta na caverna, o caminho é todo iluminado com luzes coloridas parece até uma discoteca. Acredito que da entrada até onde papai Noel fica não chega a 1 quilomêtro , mas quando chegamos bem perto, surpresa uma fila que durou mais de 30 minutos para que pudéssemos tirar uma foto com o papai Noel.
Depois que você espera e chega a sua vez o papai Noel é muito simpático, conversou conosco tiramos algumas fotos e o Nico ganhou um certificado, compramos a foto que eles tiram e que custa 16 Chf e passamos pelo escritório do papai Noel para retirar um presentinho, uma sacola com um ursinho de pelúcia, um broche e frutas. Nesse mesmo local tem alguns artistas que fazem pintura facial e esta incluso no valor pago pelo passeio. Na casa do papai Noel na parte de cima está localizado o restaurante e uma loja de souvenires, e subindo mais uns degraus você pode visitar o quarto do Papai Noel, no site você pode checar que eles oferecem a possibilidade de dormir por lá depois de um jantar com o bom velhinho, mas tem datas especificas para isso. A expectativa que eu tinha em relação a casa foi bem diferente da realidade, a decoração é simples, não tem nada de especial, mas mesmo assim o passeio é bem legal e as crianças se encantam, fora que você terá pelo menos 1 hora até o próximo trem para aproveitar a montanha, brincar na neve e apreciar a vista.
Chegando na estação em Montreux fomos direto ao Hotel para descansarmos um pouquinho e a noite irmos visitar o mercado de natal.
Bilhetes (trêm + ingresso)
Crianças acima de 6 anos Chf 19.-
Adultos Chf 39.-
www.mob.ch
Algumas outras atividades em Roches de Naye:
- Parque das Marmotas (verão)
- “La Rambertia” um colorido jardim alpino (verão)
- Via Ferrata
- Plein-Roc restaurante panorâmico
- e no inverno pistas de esqui.
Com carinho
Rita
Olá Rita,
Mto obrigada pelas informações a respeito da visita a casa do Papai Noel. Moro em Lausanne há 3 anos e nunca tinha ouvido falar sobre esta visita.
Suas informações facilitarão a organização para visita. Adorei!🤗😘
Oi Tudo bom Rejane?
Fico feliz que gostou da dica.O passeio em si vale muito a pena, a montanha é linda, a vista tb. Espero que vocês gostem.Um grande abraço Rita