Aproveitando as duas semanas de férias de outono agora em Outubro, decidimos fazer pequenas viagens pela Suíça. Afinal, morando em um país que possui tantos lugares para visitar para que ir tão longe?
Decidimos que durante a semana faríamos pequenas days trips. Numa quarta-feira de manhã de céu totalmente nublado pensando no que poderíamos fazer, me lembrei de um passeio em especial que já havíamos planejado e desmarcado inúmeras vezes: conhecer a Geleira Alestch. Vendo o tempo achei que não seria uma boa ideia. Mas ao olharmos as câmeras do local, pegamos nossas mochilas e seguimos rumo à aventura.
Já tinha pesquisado muito sobre o lugar e sobre as trilhas por lá. Apesar delas serem favoráveis a crianças pequenas e o Nico adorar esse tipo de atividade ao ar livre, optamos por simplesmente passar o dia na pequena vila e chegar até a geleira de teleférico.
Existem alguns pontos de partida para se chegar até a geleira Aletsch: Riederalp ,Bettmeralp , Fiescheralp e Belalp. Cada um desses trechos tem uma vista privilegiada e diferenciada da Geleira. Optamos por ir até Bettmeralp por uma indicação da nossa vizinha, mas para o próximo ano iremos fazer os outros trechos caminhando do pequeno vilarejo até o topo.
Um pequeno adendo: o Cantão Valais é bilíngue, onde a maioria dos habitantes falam francês contra a minoria que fala alemão. E a capital é Sion em francês e Sitten em alemão. Esse cantão possui uma paisagem única , as pequenas vilas mesclam com maestria o antigo com o moderno . Ao mesmo tempo que tem montanhas com mais de 4 mil metros de altitude e geleiras fascinantes, possui também vales nas margens do rio Rhone, onde o cultivo de uvas faz com que a região seja conhecida também pela produção e qualidade dos vinhos.
Bettmeralp fica na parte do cantão Valais,onde a língua predominante é o alemão. Esta a 1950m acima do nível do mar, localizada no entorno da imponente Geleira Aletsch (o primeiro patrimônio mundial da Unesco dos alpes).
Incrustada no meio da montanha com suas casinhas tradicionais , e lógico os Alpes com seus picos sempre decorados de neve. É um daqueles lugares bucólicos onde a tranquilidade impera.
É o lugar ideal para quem quer descansar durante uma semana ou dois dias, pois possui vários hotéis e chalés para temporadas, restaurantes, igrejas, área de lazer para crianças, possui um supermercado (COOP) e farmácia também. A Circulação de carros é proibida. O acesso é através de um grande teleférico partindo da estação de Betten talstation.
Como chegar:
-
- De carro
- De transporte público: consulte o site da www.sbb.ch
- De carro
Preços:
De Betten Talstation até Bettmeralp ida e volta 19,20 chf
De Bettmeralp até Bettmerhorn ida e volta 21,40 chf
De Betten Talstation até Bettmerhorn ida e volta 39,00
Crianças ate 06 anos não paga
Não esqueça seu GA e Halbtax que você paga metade
Depois de uma pequena caminhada pela Cidade, pegamos o outro teleférico até Bettmerhorn ,como disse acima preferimos não fazer a trilha a diferença entre a vila e o topo são de uns 1000 metros de altitude em subida, achamos que o Nico se cansaria muito. De dentro do teleférico pudemos apreciar toda a beleza da região e o pequeno Bettmersee. A caminhada do Teleférico até o mirante é curta e toda pavimentada de madeira, com bancos incrustados nas pedras para você sentar e apreciar a vista.
No mirante você tem uma das vistas mais impressionantes, fantásticas e magnifica da geleira e dos alpes. A geleira Aletsch possui 23 quilômetros de extensão, sendo considerada a maior da Europa.
Nós ficamos por lá por um bom tempo sentados nas pedras apreciando a vista e a paz que ela transmite . É como se fosse um grande rio de gelo correndo pelo vale.
“ A geleira de Aletsch: uma maravilha natural
Paz: uma conquista humana sem precedentes”
Frase escrita no mirante em Betterhorn
Tanto no verão como no inverno você pode aproveitar do que a pequena vila oferece:
-
-
- Trilhas tanto no verão quanto no inverno pois elas são bem demarcadas
- Mountainbike
- O romântico lago Bettmer que no verão é perfeito para pescaria e lazer
- No inverno você pode disfrutar de uma piscina coberta
- Desde Bettmerhorn estendendo-se de Riederalp a Fiescheralp você tem acesso a pistas de esqui
- No inverno para quem quer aprender esquiar tem uma escola tanto para adultos como crianças
- Perto da Gondola direção Bettmerhorn tem playground para crianças
- No verão em julho tem o festival de cinema alpino Aletsch entre outras atividades. Vale consultar o site
-
Espero que gostem das dicas e aproveitem o passeio
Beijinhos
Rita
Rita, vc me daria mais umas informacoes sobre Bettmeralp. Estou no Brasil, planejando seis dias na Suica com marido e filho. Uma amiga deu a dica. Fui fazer a pesquisa, encontrei seu relato. Um abraco, Anna.
Oi Anna tudo bom?
Obrigada pela mensagem. Será um prazer poder ajudar. Você poderia por gentileza enviar um email para info@mamaesnasuica.com com as suas perguntas sobre o lugar e as informações que você precisa, que responderemos. Como não sei qual será a sua cidade-base aqui na Suíça durante os 06 dias, não posso dizer qual seria o melhor trajeto ou opcao para se chegar até lá. O que posso te dizer te antemão que apesar da distancia por exemplo de Zurich ate Bettmeralp, vale super a pena a visita. A região do cantão (Estado) Wallis é muito linda e a geleira Aletsch é espetacular. Sinta-se a vontade para nos escrever e tentarei ajuda-la naquilo que possível.
Abraços
Rita