A água na Suíça merece um post exclusivo. Nunca vi água tão gostosa!
Nos meus primeiros anos por aqui eu não me acostumava de jeito nenhum a abrir a torneira e beber água. Nunca bebi água da torneira no Brasil, então acho que trouxe comigo “aquela imagem” de que a água da torneira não era boa ou era tratada, então não descia de jeito nenhum. Cada gole parecia que estava carregando junto uma pílula de remédio imensa e descia raspando na garganta. Para piorar, no meu primeiro apartamento o encanamento era bem antigo então a água saia meio esbranquiçada e turva, o que me fazia comprar litros e litros de água mineral no supermercado. E assim foi por três anos, até nos mudarmos.
Já em Zurique, como o prédio era novinho resolvi dar uma segunda chance para a água da torneira. E minha conta bancária e eu aprovamos! Desde então passei a adotar de vez a água da torneira. E acho mais gostoso ainda quando ela sai bem geladinha direto pro copo. O que infelizmente não acontece no meu apartamento novo… Desde que nos mudamos tive que abrir espaço na geladeira (que mais parece um frigobar) para uma garrafa de vidro. E faço o exercício diário de repor a água inúmeras vezes.
Fazendo uma retrospectiva, quando eu conheci meu marido em 2002 achei muito estranho aquele homem lindo e grande andar pelas ruas carregando uma garrafa de dois litros de água para todo lugar onde ia. Hoje entendo. O costume de beber água vem do berço e muitas vezes é a única bebida oferecida às crianças por aqui. Aliás, a coisa mais fácil é encontrar pelas ruas uma fonte de água. E sempre potável! É uma delícia, pois a sede nunca nos pega desprevenidos. E as crianças adoram!
Meus pais ficam impressionados como a Isa e o Fabricio pedem água o tempo todo. Nas creches, além de água só é oferecido às crianças chá sem açúcar. Em festinhas, além de água normalmente tem sirup (xarope de groselha ou outra fruta) tão diluído que mais parece água suja. De vez em quando rola um suquinho ou Apfelschorle (suco de maça com gás). Refrigerante nem em sonho.
Bem, depois de onze anos de Suíça adquiri totalmente o hábito de beber bastante água, especialmente da torneira. Até em restaurantes. Mas o que ainda acho bem especial é o fato das pessoas beberem água da torneira do banheiro sem problema algum. Sei que é bobagem, pois é a mesma água que sai na torneira da cozinha. Mas ainda acho muito estranho ir ao banheiro e encher a garrafinha de água ou o copo. Não combina muito, sabe? kkkk
Com carinho,
Grazi