Que passeio delicioso!! O Ballenberg Museum com certeza vale pelo menos uma visita, mas precisa de umas duas ou três para ser explorado com todo o carinho que merece. A caminhada de 2 Km de um extremo a outro do museu demora cerca de 30 minutos, mas com todas as paradas a cada cinco minutos, um dia é pouco para ver tudo…
Aberto em 1978, esse museu a céu aberto é muito lindo! Ocupando uma área de 66 hectares, representa as diversas partes da Suíça com casas típicas de regiões rurais, que foram desmontadas e reconstruídas no museu, incluindo os móveis originais ou réplicas. É dividido por regiões e permite aos visitantes um gostinho de como as pessoas viviam e trabalhavam nas diferentes regiões da Suíça antigamente.
Minha imaginação correu solta e tive dificuldade de desacelerar, até mesmo quando as crianças demonstraram cansaço e queriam diminuir o passo. Eu mergulhei na fantasia, então me senti realizada nesse lindo museu. E um pouquinho frustrada por não conseguir ver tudo o que queria.
Chegamos na hora do almoço, por volta do meio dia e logo fomos procurar um lugar para fazer salsichas na grelha e almoçar as saladinhas que havíamos comprado no mercado a caminho do museu. Pulamos umas primeiras casas pensando que teríamos tempo de visitá-las depois. Esquece! O parque é imenso. Se tivéssemos chegado logo quando abre, às 10h, talvez tivesse dado tempo de ver mais, mas a Isa e o Fabrício não teriam aguentado a maratona.
Nossa primeira parada foi em frente ao lago, pouco depois da entrada, mas não é o único lugar com churrasqueira. Depois que comemos seguimos para “Östliches Mittelland” e me apaixonei pela casinha linda em uma “vinícola” do ano de 1780. Um sonho de lugar. Sem falar na escolinha perdida no tempo, que fica logo atrás. Linda.
Seguimos por diversas regiões, mas não conseguimos ir muito longe. Como cada casa é montada de forma a representar de maneira mais realista possível a realidade da época, é como se fossem vários museus em um. Muito interessante, mas cansativo de certa forma. As crianças adoraram e ficaram especialmente impressionadas com as camas, que apesar de super altas pareciam ter sido feitas para pessoas minúsculas. Minha família de gigantes não teria nenhuma chance de dormir nelas kkkk.
Eu me apaixonei pelas muitas pias de concreto que vi. Se tivesse visto alguma assim antes teria construído uma no meu apartamento. Mas tarde demais hahahaha.
Outra coisa que achei bem legal é que são organizadas várias demonstrações de artesanato nos espaços do museu, ou seja, dentro das casas. E os artesãos vendem seus produtos, como tecidos, utensílios de tecidos, cerâmica, queijos, esculturas de madeira etc. Então podemos vê-los trabalhando e comprar seus produtos também. Compramos queijo de cabra, que comemos dois dias depois, no apartamento de férias que alugamos. Tudo de bom! Vale também ficar de olhos nos eventos, cursos e workshops que o museu organiza.
O passeio é perfeito para famílias e garante muita diversão. Além do parquinho, a criançada pode interagir em diversas partes do museu, além de ter contato com muitos dos 250 animais rurais que habitam as “fazendinhas”.
Depois do “Alpwirtschaft” e de vermos a produção de queijo resolvemos descer para a Suíça Central – “Zentralschweiz” – onde tem uma área legal para as crianças brincarem, com um parquinho e um carrossel. Mas cometemos o erro de não verificar o horário de fechamento do parque, pois resolvemos comer um lanchinho e tomar sorvete antes. E quando finalmente paramos para brincar no carrossel ele estava fechando. As atividades do museu se encerram às 17h, então o carrossel virou promessa para a próxima visita, junto com as casas da região do “Tessin”, de “Berner Mittelland” e muito mais…
Com carinho,
Grazi
Ballenberg
Swiss Open-Air Museum
Museumsstrasse 131
CH-3858 Hofstetten bei Brienz
+41 33 952 10 30
info@ballenberg.ch
O Museu funciona da metade de abril até o final de outubro
Diariamente, das 10-17h
Mais informações e preços: www.ballenberg.ch