Em maio nas férias de primavera aqui na Europa, fizemos uma roadtrip, por sinal a maioria das nossas viagens ultimamente andam seguindo esse estilo, pegar o carro e ir visitar algum país vizinho.
Foram quase 928 kms, e o nosso roteiro incluiu: Hallstatt, Werfen, Achensee e Schwangau percorridos em 10 dias de viagem.
Nosso primeiro destino nessa viagem foi a famosa cidade de Hallstatt, decidimos nos hospedar na pequena e histórica cidade de Bad Ischl, pois está somente 21 km de Hallstaat.
Bad Ischl é conhecida por abrigar o que foi a residência de verão do Imperador Franz Josef I, foi ali que ele conheceu a sua futura esposa e imperatriz Sissi, mas também foi o local onde em 1914 ele assinou a declaração de guerra contra a Sérvia, que culminou na primeira Guerra Mundial.
A Cidade acabou sendo uma surpresa não somente pela história, mas com vários lugares para visitar como : Kaiservilla, centro histórico, as piscinas termais e a visita a montanha Katrin.
Depois de dois dias de muita chuva e ainda com céu nublado e a esperança de um pouquinho de sol, colocamos as bagagens na mala e seguimos para Hallstatt.
A linda e pequena Hallstatt fica as margens do lago de Hallstätter e cercada por montanhas é uma daquelas cidadezinhas que parece um sonho, com casinhas de madeira com mais de 500 anos e uma atmosfera aconchegante. É um lugar tão encantador que os chineses fizeram uma cópia da mesma na província de Cantão, dá uma olhada na versão chinesa.
A cidade é conhecida historicamente pela sua produção de sal e há indícios de atividade humana nessas minas locais desde a pré-história, conhecido como a “cultura de Hallstaatt” . Uma história tão rica e incrível e que na grande parte do tempo é ofuscada pela beleza natural do lugar. Nas últimas excavações realizadas por exemplo, foi encontrada uma escada de madeira datada com mais de 3000 mil anos. Por toda sua importância essa região foi declarada em 1997 como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.
O que visitar:
- Passeio pela cidade: Caso você queira saber mais sobre essa histórica cidade, no centro de informação ao turista você pode alugar um audioguide pagando 5 euros e com uma taxa de depósito de 50 euros. E não esqueça também de ir até o ponto de onde você pode tirar foto de toda a cidade é só seguir sempre reto até o final da cidade
- A famosa e mais antiga mina de sal do mundo Salzwelten. Nós visitamos e amamos a experiência, breve post no blog.
- O famoso ossário em alemão Beinhaus abriga uma coleção de crânios elaboradamente adornados, e pintados com os nomes de seus donos, profissão e data de morte, encontra-se logo atrás da igreja Católica. Eles criaram esse ossário devido a falta de espaço.
- A praça principal (Marktplatz) que já saiu estampada em milhares de fotos pelo mundo e que é realmente linda.
- Não deixem de ir até o mirante, que fica no alto da montanha, você pode chegar através do teleférico ou caminhando. A vista lá de cima é tão linda, tão impressionante, que conseguir tirar uma foto na ponta da plataforma é uma luta, mas a espera vale a pena. Desde lá você tem acesso a mina de sal, tem um restaurante com uma vista linda dessa região conhecida como Dachstein, na época que nos fomos o Fivefingers ainda estava fechado, é uma plataforma no formato de uma mão que desde lá você tem uma vista incrível da região de Salzkammergut, é próximo de Hallstatt uns 30 minutos em Obertraum.
- Que tal uma visita a escavações arqueológicas ou uma expedição pré-histórica (tem que ser agendada no site da mina de sal e dura 4 horas, não é recomendado para crianças menores de 10 anos)
- E claro não pode faltar uma volta de pedalinho no lago.
Como chegar:
Se você for de transporte público a melhor opção é saindo de Salzburg você pega um trêm para Bad Ischl e de lá um ônibus e depois um barco até o vilarejo.
Se você for de carro como nós fizemos. Na cidade é proibido circular de carro, inclusive hóspedes dos hotéis, permitido apenas para moradores. Na entrada da cidade depois de passar o túnel, você vera os estacionamentos. O estacionamento P1 é reservado para hóspedes dos hotéis no centro do vilarejo, prestem atenção, pois tem um estacionamento que é somente para ônibus. Clique aqui
Site oficial da cidade www.hallstatt.net
Se você estiver pela Austria se organize e vá visitar essa pequena e linda cidade
Com carinho
Rita