Você já ouviu falar de Vals? Se sim provavelmente foi por causa do “spa” termal 7132 Vals, que foi planejado pelo renomado arquiteto Bündner Paul Zumthor ou por causa da sua água mineral Valser que é líder no mercado suíço de águas minerais.
Com certeza o pequeno vilarejo charmoso dos Alpes suíços, localizado no cantão, grisões, a 1252 metros de altitude, atrai turistas interessados em suas trilhas tanto no verão quanto no inverno em uma paisagem de tirar o fôlego e também suas pistas de esqui.
A arquitetura do vale de Vals tem um caráter especial, devido à colonização dos Walser (originários do cantão de wallis), que se estabeleceram na região, há cerca de 700 anos e contrasta com uma arquitetura moderna, na obra de Paul Zumthor. A maioria desses assentamentos agrícolas são usados hoje em dia como maiensäss.
Construido em 1996 o “spa” termal, 7132 vals é um dos edifícios contemporâneos mais importantes da Suíça e colocou a pequena Vals no mapa da arquitetura mundial, dois anos apos a conclusão do “spa”, o mesmo foi colocado sob uma ordem de preservação.
Nos anos 1950, a cidade ganhou uma barragem que submergiu a área da antiga vila de Zervreila, que hoje dá nome ao lindo lago artificial emoldurado por paisagens de tirar o fôlego, existem várias maneiras de chegar até o lago, mas na nossa opinião por trilha é a melhor, pois, você poderá desfrutar de uma paisagem alpina lindíssima.
Na cidade você encontrará um parquinho infantil, com um circuito de águas que encantou meu filho.
Como chegar em Vals:
O acesso de transporte público é fácil, desde Ilanz tem ônibus direto para a cidade.
Se você for de carro, tem estacionamento na cidade com parquímetro, Gasselti 78 ou diretamente na estação de teléferico Sportbahn Vals.
O lago e as trilhas no entorno!
Existem várias maneiras de chegar ao Zervreila. A primeira vez que fomos, dirigimos até o restaurante de mesmo nome, estacionamos no local e depois de uma caminhada de 10 minutos chegamos até a barragem. Depois de apreciarmos a paisagem, resolvemos fazer outra pequena trilha até a capela Zervreila que são mais ou menos 40 minutos.
Em frente a capela tem um banco, é só sentar e apreciar a vista.
Muitas pessoas dirigem até a capela, tem estacionamento do lado e de lá seguem para fazer outras trilhas como: a dos três lagos, uma trilha de 9 horas até o passo Soreda, na região do vale di blenio, no Ticino, e outros seguem até a cabana de montanha Länta.
Nesse dia, continuamos na trilha e fomos mais ou menos até o final do lago. Voltamos até a barragem e fizemos uma pequena trilha até Frunt, aqui um pequeno trecho da trilha é bem íngreme, mas eu queria visitar outra linda capelinha que tem uma vista fantástica do lago Zervreila.
Uma pausa agora para apreciar a vista e para esclarecer que a grafia do lago eu vi de duas maneiras Zervreila (como na pagina de turismo da região), mas na sinalização de trilha aparece zerfreila, acredito que possa ser a grafia em alemão e romansche, mas não tenho certeza.
Outra maneira de chegar até o lago, é com o ônibus 431, que você pode pegar em Ilanz, mais ou menos 1h10 até o lago, ou pode pega-lo na cidade de Vals.
Essa primeira visita nos deixou com gostinho de quero mais e nesse ano, voltamos para fazer uma trilha, acho a melhor maneira de chegar até o lago.
A trilha panorâmica é de nível fácil e é a mais popular da região, com 5,4 km e 260 m de elevação, a rota começa em Gadastatt — kristalloch — Frunt — Zervreila e mais ou menos 2 horas de caminhada.
Você tem a opção desde Vals pegar uma gôndola que funciona gratuitamente no verão ou caminhando são mais, ou menos 1h30, mas a paisagem compensa essas horas a mais.
De Gadastatt a caminhada é por uma paisagem de charneca e por pastos alpinos, tem várias quedas d’água no caminho, proveniente do degelo, que fazem a alegria das crianças e dos adultos em dias muitos quentes. Nessa ultima trilha, tive que tirar a bota e molhar os pés em uma poca de água geladinha.
No caminho encontramos somente uma área para churrasco, e vários bancos onde você pode sentar e fazer um piquenique, mas se você preferir outra opção, no começo da trilha em Gadastt tem o restautratne com vista panorâmica de mesmo nome, você pode comer ali e seguir a trilha e no final da trilha você recuperar com uma bebida refrescante no restaurante Zervreila. Fonte de água encontramos uma quase chegando no lago e banheiro só nos restaurantes.
O ponto alto da trilha está em Frunt a 1990 m de altitude e onde fica localizada a linda capela de St Anna construída em 1754, que tem a vista linda do lago, e da montanha Zerfreilahorn conhecido como o Matterhorn do graubunden, na minha opinião é lindo o pico, mas falta muito para matterhorn.-)
Aqui em frunt sempre fazemos uma pausa longa, adoro sentar no banquinho em frente a capela e simplesmente admirar e agradecer.
Alguns minutos a mais de caminhada você chega na barragem, e aqui você pode decidir como voltar até Vals, de ônibus, caminhando ou de trottinete que você pode alugar diretamente no restaurante zervreila, são 8 km o trecho.
Essa é com certeza uma das trilhas mais linda que já fiz na Suíça. Espero que gostem! É uma excelente trilha para fazer em família.
Mais informações : www.vals.ch