A Suíça é cheia de cidades pequenas, charmosas e pitorescas, o que pode ser uma excelente dica de passeio para as famílias. Que tal visitar uma dessas cidadezinhas nos dias de primavera?
Eu sugiro Stein am Rhein, que está localizada no Cantão Schaffhausen, justamente onde o lago de Constança se torna novamente o rio Reno, quase na fronteira com a Alemanha.
Essa charmosa cidade tem como principal atração o seu centro antigo, bem preservado, com casas em estilo enxaimel, com suas fachadas lindamente pintadas. As pinturas representam variados temas, desde bíblicos e mitológicos, até relacionados com a guerra e a paz. Além da pintura, elas também recebiam um nome, como a Haus zum Weissen Adler, cuja pintura renacentista é a mais antiga sobrevivente na Suíça.
A origem da cidade remonta ao ano 1007, quando o imperador Henriquue II transferiu a abadia de São Jorge para a região de Stein am Rhein. Foi uma maneira de fortalecer sua presença nessa região, que já possuía importantes rotas rodoviárias e fluviais. E foi assim que Stein am Rhein se transformou em um próspero mercado e local de comércio, fazendo com que no século XV ela comprasse a sua liberdade e se unisse aos Cantões Schaffhausen e Zurique, sendo integrada ao Cantão Schaffhausen somente no século 19. Nos dias atuais, é uma das principais cidades do Cantão, com uma população de pouco mais de 3,2 mil habitantes.
A cidade costuma receber um número bom de turistas, vindo dos países vizinhos, principalmente nas épocas mais quentes.
Como chegar
Stein am Rhein está localizada a 40 km do Cantão Zurique e o acesso é fácil tanto de transporte público (mais ou menos 1 hora, clique aqui para checar as conexões), como de carro (mais ou menos 50 minutos).
Da estação de trem até a cidade velha, é uma caminhada curta de 10 minutos, muito bem sinalizada. Para quem for de carro, a cidade possui do lado de fora dos portões estacionamento com parquímetro.
Chegando na cidade.
O que fazer
- Passeio pela cidade antiga
A melhor maneira de conhecer um lugar é explorando e caminhando por suas ruas. As principais atrações da cidade estão próximas umas das outras, e ficam no entorno da rua principal, onde estão os lindos prédios e suas fachadas pintadas, os restaurantes e algum comércio. Nessa praça principal, também está localizada a Rathaus, um prédio construído entre 1539 e 1542, onde funciona a prefeitura da cidade.
- Castelo Hohenklingen – construído na parte mais alta da cidade. Ele pertence à cidade desde 1452 e desde a sua reforma foi aberto no local um restaurante onde você pode degustar a cozinha francesa e apreciar a vista da cidade de um outro ângulo. Infelizmente, ainda não visitamos o castelo, são quase 3 km de caminhada e estávamos cansados depois de andar muito pela cidade. Quem sabe numa próxima vez.
Dessa foto você consegue ver o Castelo lá em cima na colina
- Mosteiro de São Jorge – um dos mais bem preservados complexos de mosteiros medievais, localizado às margens do Reno. Do seu jardim, há uma vista bem linda do rio e no seu complexo funciona um museu.
- Museu Lindwurm – um dos três museus da cidade. Ele está instalado na antiga casa de uma família burguesa de 1850, que foi totalmente preservada.
Funciona de Março a Abril das 10h as 17h
- Faça um passeio de barco em uma das mais bonitas rotas fluviais da Europa, a Kreuz Untersee-Rhein, que abrange 50 km. Com duração de quase 5 horas, é um lindo passeio por encantadoras paisagens entre Kreuzlingen e Schaffhausen. Se 5 horas for muito para você, faça o trajeto Stein am Rhein à Schaffhausen.
Bilheteria do Porto
Promenade ao lado do Rio
- Portais da cidade – não deixe de passar por um dos portais. Um deles foi atingido por um bombardeio americano em 1945, mas não chegou a ser destruído.
- Visite o parquinho – depois de caminhar pela cidade, leve seus filhos para brincar no lindo parquinho localizado na saída do portal, que dá acesso ao píer e te leva ao castelo. Logo atrás do banheiro público e do estacionamento, há um parquinho e trenzinhos.
- Asilo Burguês – Grupo de edificios dos séculos 15 a 18, foi hospital, hoje funciona a sede do arquivo municipal.
- Igreja da cidade – construida no século 12, está situada ao lado do mosteiro.
Espero que gostem das dicas e, se forem visitar, voltem aqui para me contar!!!
Com carinho,
Rita
Olá, Rita. Belo sorriso o seu e comentários completos em seu blog.
Quero ir em outubro do ano que vem (2023) a linda Stein am Rhein.
Aí tem Oktoberfest?
Grato,
Erson
Oi Erson tudo bom
Aqui tem oktoberfest em Zurique por exemplo, mas não é tão grande e famosa como em Munique