O Bodensee, também conhecido como Lago de Constança, abrange 3 países: 173km de margem estão na Alemanha; 72 km de margem estão na Suíça; 28km de margem estão na Áustria. É o terceiro maior lago da Europa e muito apreciado principalmente no verão. São inúmeras cidadezinhas às suas margens, mas a mais encantadora de todas elas são sem dúvida Meersburg, e vou mostrar o porquê.
Meersburg está posicionada na margem oposta à Ilha Mainau Se você chega de barco ou de balsa saindo da cidade de Konstanz, também na Alemanha, terá o visual lindo do castelo, dos vinhedos e das casinhas de Meersburg.
O Castelo de Meersburg, chamado Burg Meersburg é considerado o castelo habitado mais antigo da Alemanha, mas apesar de ser ainda habitado, parte dele é aberta à visitação. Situado na parte alta da cidade, a visita inclui sala de jantar, cozinha, alguns quartos, sala das armas, sala dos cavaleiros, capela, calabouço e a torre, de onde se tem uma bela vista do lago, da promenade e dos belos telhadinhos da cidade.
Além disso, a visita inclui a pequena residência da poetisa alemã Anette von Droste-Hülshoffs que viveu por um período no castelo, e lá também faleceu em 1848. Há também um agradável Café no local com um gracioso jardim.
Funcionamento do castelo:
- Março a outubro: das 9 h as 18.30h;
- Novembro a fevereiro: das 10h as 18h.
Valores:
- Adultos: 12,80 euros
- 14 a 18 anos: 10 euros
- 06 a 13 anos: 8 euros
Outro lindo lugar a ser visitado em Meersburg é o Palácio Neues Schloss Meersburg. Em estilo barroco, foi construído em 1710 e até 1803 foi a antiga residência do Príncipe Bispo de Konstanz, com sua monumental escadaria, o palácio impressiona em cada canto que você olhar. É possível inclusive realizar o sonho de se casar nesse lugar magnífico, não temos idéia de preços, mas com certeza deve ser salgadinho. O belo jardim em estilo renascentista em frente ao palácio, tem bancos para apreciar o movimento de barcos no lago, as videiras abaixo, e o burburinho da cidade, em dias ensolarados pode-se ter um panorama dos alpes suíços.
Funcionamento:
- Abril a outubro: das 9.30 as 18h;
- Novembro a 06 de janeiro: sábados e domingos das 12h as 17h
Valores:
- Adultos: 5 euros
- Crianças: 2,50 euros
- Família: 12,50 euros
Meersburg toda é uma fofura de cidade, tanto na parte alta, onde estão os castelos, e também lojinhas, hotéis e restaurantes, quanto na parte baixa, onde também há muitas lojinhas, e os restaurantes na promenade.
No cais do porto, se encontram esculturas polêmicas e satíricas de cunho sexual de Peter Lenk, escultor alemão que vive atualmente nessa região. A bela escultura giratória “Impéria”, no porto de Konstanz também é de Peter Lenk.
Se você curte aviação, há também um pequeno museu dedicado ao famoso dirigível Graf Zeppelin. Fundado em 1989, esse museu expõe vários objetos que fizeram parte da construção e navegação desses gigantes dos ares, exibe um filme e inclusive fotos dos lugares por onde ele voou. Ele esteve no nosso Brasil na década de 30, passou por Pernambuco, Rio de janeiro, São Paulo e Santa Catarina, por exemplo. Atualmente sempre podemos apreciar um desses dirigíveis sobrevoando o Bodensee.
O Museu fica na Schlossplatz, 8.
- De segunda a domingo das 10 h as 18 h.
De Meersburg saem passeios de barco pela região, inclusive para a bela Ilha Mainau. Uma cidade com muitos motivos para voltar.
Não deixem de visitar a extraordinária vila trazida do passado no Pfahlbauten Museum e a vibrante cidade de Meersburg, passeios enriquecedores para toda a família, nos arredores da Suíça.
Com carinho
Sílvia