A atmosfera mediterrânea de Lugano
Cantões: Tessino (Ticino)

A atmosfera mediterrânea de Lugano

14 abr 2020

Que sorte a Suíça, um país sem mar, ter uma região de atmosfera praiana e mediterrânea, como a região do Ticino, uma região com idioma, arquitetura e alma italiana.

Lugano não é a capital, mas é a maior cidade do Cantão Ticino e também a mais vibrante, além de ser a metrópole financeira da região. Suas ruas repletas de lojas, bares, restaurantes, praças charmosas e igrejas são tão atrativas quanto a orla do lago de Lugano.

Como chegar:

Há trens de Zurique que partem diariamente para Lugano, trajeto de 2 horas e 20 minutos.

O que fazer:

A orla do lago está sempre cuidadosamente florida, com seus banquinhos vermelhos estrategicamente posicionados para apreciar o azul do lago, seus barcos de passeio, pedalinhos e montanhas ao redor.

Caminhando para a esquerda da orla tomando um autêntico “gelato” italiano, chega-se ao coração verde de Lugano: o Parco Cívico Ciani, com 13000m2, o parque abriga a Biblioteca Cantonal, o Museu de História Natural Cantonal, o Centro de Convenções e a Villa Ciani (o charmoso prédio rosa da foto).

Além disso, há um belo playground envolto por jardins, pequenas trilhas para admirar a rica vegetação do parque e muitas esculturas, como a cópia de “Sócrates Moribundo” feita em 1876 pelo escultor russo Markus Antokolski (1843 – 1902) um apaixonado pela cidade.

Continuando a caminhada e cruzando uma passarela sob o rio Cassarate, que com suas pedras servem de espreguiçadeira para banhistas se deitarem ao sol no verão, chegamos na lido de Lugano, a badi da cidade, com uma bela estrutura de piscinas e prainha no lago, além de playground e lanchonete. A entrada custa 10 francos. Recomendamos!

Lugano também oferece vários passeios interessantes. A partir de Lugano Paradiso, por exemplo, um funicular de 130 anos te leva até o Monte San Salvatore, Topo de Lugano, com seus 912 m de altitude, oferece uma bela vista do lago, cidade e montanhas. Lá encima há restaurante, playground, a igreja e um museu para visitar.

O ticket do funicular ida e volta custa 30 francos para adultos e 13 francos para crianças de 6 a 16 anos. E o funcionamento das 10 h às 17 h, a cada meia hora.

Outras opções de subida com vista na região são Monte Bré e Monte Generoso.

O que é imperdível em Lugano é fazer um passeio de barco até cidadezinhas vizinhas. Indicamos aqui duas que são verdadeiros diamantes: Morcote e Gandria. (tarifas de preços no site)

Morcote

Morcote foi eleita em 2016 a vila mais bonita da Suíça. Na Idade Média seu cais foi o mais importante para a troca de mercadorias com os milaneses.

Perca-se por suas ruazinhas, admire as arcadas das construções, suba os 400 degraus da Via Sacra que levam à Igreja Sta. Maria del Sasso, e visite o lndo Parco Scherrer.

Esse pequeno parque tem uma bela vegetação subtropical, que inclui palmeiras e ciprestes, tem também muitas surpresas escondidas, além de fontes e estátuas em estilo grego que te fazem sentir em frente ao mar na Grécia. Um passeio realmente maravilhoso!

Gandria

A pequena vila de Gandria fica aos pés do Monte Brè, às margens do Lago Lugano.E é a última vila Suíça antes da fronteira com a Itália. O Topo das montanhas em frente a cidade já são territórios italiano.

Gandria Tem uma atmosfera nostálgica, é também uma zona livre de carros e sua arquitetura é bem preservada, a maioria dos prédios são originais, possui muitas escadarias íngremes, pátios com muros e arcadas. Com certeza uma das mais belas cidades litorâneas do Ticino.

No verão é uma boa pedida, fazer a trilha chamada Sentiero de Gandria A trilha dura 1h50minutos e você pode pegar um ônibus ate Lugano-Castagnola, onda a caminhada começa na orla do lago até Gandria, você visita à cidade, o museu da alfândega Suíça, almoça por lá e depois pega um barco de volta a Lugano, quando visitamos Gandria pela primeira vez, fizemos o caminho oposto, fomos de barco e caminhamos até a parada de ônibus.

Espero que gostem das dicas!

www.luganoregion.com

Obrigada por ler! Descubra em nosso blog muitas atividades e aventuras em família e muito mais, aqui na Suíça.

Com carinho, Silvia
Compartilhe o post
Deixe seu comentário