Que tal combinar uma viagem a duas cidades em dois diferentes países, foi isso que fizemos em um sábado de primavera. Visitamos Yvoire na parte francesa do lago Léman e na volta aproveitamos para conhecer e explorar Nyon na parte Suíça do lago Léman (Genebra).
Como tínhamos pouco tempo e ainda estava nos nossos planos visitar o festival de tulipas em Morges, optamos conhecer a cidade pegando carona no trenzinho que sai desde o píer.
O passeio dura mais ou menos 20 minutos e nos deu um gostinho de quero mais, então assim que chegamos novamente no passeio público do lago, resolvemos caminhar um pouquinho mais pela cidade e fomos surpreendidos pelo encanto da mesma.
Nyon está localizada a 25 km de Genebra em meio aos vinhedos de La Côte nas margens do lago Léman, mas além da história, seu turismo de negócios, a cidade é conhecida como a vila dos festivais como o Paléo festival music que acontece agora na terceira semana de julho e reúne artistas internacionais.
Nyon foi fundada pelos romanos entre os anos 46 e 44 antes de cristo e na época tornou-se uma importante colônia romana na Suíça, nas quais os resquícios dessa dominação são vistos nas três colunas corintías, localizadas em um pequena colina logo acima do parque. No museu romano você poderá conhecer um pouquinho mais desse período.
A partir do século XVI a cidade passou a ser governada por Berna – e os resquícios podem ser vistos nas arcadas da praça do mercado.
Nyon também é conhecida por ter durante a época de Páscoa todas as fontes de água da cidade decoradas lindamente.
O que fazer
- Passeio de trenzinho pela cidade
Adulto Chf 7,90 e crianças acima de 6 anos Chf 4,90 você pode adquirir o ingresso diretamente com o motorista.
- Passeio pelo centro histórico
- Museu do Lago Léman localizado em frente ao lago, nos mostra informações sobre a fauna e flora e a história da navegação deste que é o maior lago da Europa ocidental. Tem algumas atrações como modelos de barcos, um aquário e uma oficina infantil.
- Castelo de Nyon, construido em meados do século XII pelos condes de Savoia. Localizado no alto de uma pequena colina abriga o museu da História e Porcelana. Do jardim do castelo a vista do lago é privilegiada.
- Museu romano abriga resquicios da época em que a cidade fazia parte do Império romano
- Esplanada des Marronniers onde está localizada as colunas romanas e um caminho que te leva até o castelo de Nyon com uma vista linda da cidade e do lago. Para chegar nessa esplanada você passará por um lindo jardim na promenade do lago que também tem um parquinho infantil.
Se você tiver na parte francesa na Suíça não deixe de visitar Nyon você irá adorar.
Com carinho
Rita
Como Chegar
Verifique a melhor conexão de trem para você no site da www.sbb.ch
Mais informações