No primeiro dia de feriado prolongado de Páscoa, o dia amanheceu nublado e frio para um início de primavera. Mas mesmo assim resolvemos fazer uma caminhada (trilha) e escolhemos uma bem fácil e perto de casa chamada Skulpturenweg em Zugerberg, cantão Zug. O Nico já esta bem acostumado com trilhas, florestas, e afins:-) pelo menos uma vez por mês na creche que ele frequenta, elas fazem um passeio desses com as crianças e passam o dia em alguma montanha da região onde moramos, mas mesmo assim escolhemos essa para poder incentiva-lo na caminhada.
É uma trilha de 4,5 km e durante o percurso você encontrará 19 esculturas feitas de madeira de diferentes animais. Essas esculturas foram feitas por Pascal Sturm, um guarda-florestal, reaproveitando troncos de árvores derrubadas por tempestades. Todo trabalho foi feito com a ajuda de uma motosserra. No folheto informativo do local diz que a trilha dura 1h30, mas com o Nico e sua bicicleta, as paradas para brincar e a neve (sim final de março e ainda encontramos neve no caminho) durou mais de 2 horas. Eu sei que em uma trilha com criança o mais importante é justamente não se importar com o tempo, deixar ele no seu ritmo próprio e aproveitar o caminho, a paisagem, as descobertas e as brincadeiras. Mas com frio e chuva para uma mãe friorenta, o tempo importa:-). Mas valeu a pena, do outro lado tinha uma criança feliz brincando e dançando na chuva.
Como chegar:
De carro
Você pode dirigir diretamente até Zugerberg onde você encontrara alguns estacionamentos, que em finais de semanas ensolarados deve ser difícil achar uma vaga. Mas você pode também dirigir até Schonegg Talstation, estacionar por lá e pegar o trenzinho para Zugerberg
De Transporte público: www.sbb.ch
A trilha começa diretamente na saída da estação do trenzinho, mas se você for diretamente de carro ate Zugerberg você seguira a trilha sentido Schattwäldli.
Seguimos do estacionamento em direção ao Schattwäldli parquinho e de lá iniciamos a trilha, esse caminho é todo pavimentado e depois de alguns minutos você alcançara uma área aberta, onde você encontrara a sinalização da trilha indicando para pegar a esquerda e um mapa da trilha mostrando a posição de todos os animais no percurso, eu adorei pois já sabia que ao passar pelo porco selvagem nos teríamos mais 14 animais para chegar ao final da caminhada.
Passando pelo porco selvagem você verá um grande e lindo parquinho.
Hoje estava simplesmente vazio, mas em dias ensolarados fica bem concorrido, um banheiro público, e áreas para piquenique com churrasqueiras e bastante madeira.
Esse trecho da trilha é todo de terra e íngreme no começo, mas depois volta a ficar plano.
Se depois de muito caminhar bater aquela fome e você não tiver na sua mochila frutas ou pequenos lanches, não se preocupem ao sair de novo numa estrada, você encontrará um restaurante, fico devendo uma opinião sobre o mesmo: -) pois sou daquelas que carrega tudo na bolsa.
No fim da trilha passamos novamente pelo grande parquinho do começo e seguimos em direção a estação do trenzinho, queria conhecer o caminho pois eu sabia que seria surpreendida com uma linda vista d0 lago de Zug que infelizmente com a chuva, ficou na nossa imaginação.
Antes de desembarcar na Suíça o único contato que tinha com a natureza era minhas visitas esporádicas ao parque do Ibirapuera ou quando ia a praia. As coisas mudam e mudam para melhor, hoje em dia até com chuva me aventuro a caminhar mais de 2 horas numa montanha, pois hoje tenho os dois melhores parceiros de aventura desse mundo.
Abraços
Rita